Método Novo para Emitir sua 2 via CAERN – Veja Aqui!

Às vezes perdemos ou esquecemos nossa conta de água ou esgoto. Se você é morador do estado do Rio Grande do Norte e é cliente da CAERN, não se preocupe, porque é muito fácil de resolver esse problema. Veja aqui como emitir uma 2 via da conta pelo site e evite filas e incomodações. Descubra também como verificar os seus débitos e negociá-los junto à empresa.

CAERN LOGO

O que é a Caern?

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte, é responsável pela distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto para os moradores do estado. Desde setembro de 1969, ela contribui para que seus usuários tenham uma maior qualidade de vida, oferecendo o melhor serviço de saneamento básico e respeitando os fatores ambientais e socioeconômicos.

São 165 sistemas de abastecimento de água em 153 sedes de município e 13 localidades. Além disso, a empresa oferece ao Rio Grande do Norte 40 sistemas de esgoto em 39 municípios e na Praia de Pipa. Somente 15 cidades do estado não são abastecidas pela empresa.

caern 2 via

Como emitir a 2 via de conta da Caern?

Existem algumas maneiras de emitir uma nova via de conta da empresa. Os dois modos a seguir são pelo site da empresa, e você consegue evitar filas e incomodações para pagar a sua conta. Veja quais são as opções:

Pelo CPF

Se você já tem um CPF cadastrado na Caern, é só retirar a sua segunda via na Loja Virtual. Acesse o site da empresa e vá até a opção “Acesse a 2ª via de sua conta”. Então, você será direcionado para uma página que te dá as duas opções. Acesse a Loja Virtual, entre com o número da sua matrícula da conta de água e procure o link da segunda via de conta. Então, preencha o seu CPF e faça o download da sua nova via do boleto. Depois, é só imprimir ou pagar pelo internet banking.

Pela matrícula

Se o seu CPF não está cadastrado no site da empresa, não tem problema: também existe a opção de emitir uma segunda via apenas com o número da matrícula de sua conta de água. O processo é o mesmo, basta acessar o site da Caern e procurar o link “Acesse a 2ª via de sua conta”. Então, clique no primeiro link e informe o número da matrícula do seu imóvel, que se encontra na parte superior de alguma de suas contas antigas. Então, faça o download e imprima ou pague pelo internet banking.

CAERN Fatura

Como consultar fatura em atraso?

Se você está em débito com a empresa e deseja acessar as suas contas atrasadas, é só comparecer ao balcão da Caern nas Centrais do Cidadão ou a um dos escritórios da empresa. Lembre-se de estar munido de uma fatura antiga, carteira de identidade e CPF, para que seja possível verificar a situação atual do seu imóvel.

Como funciona a negociação de débitos?

Ela disponibiliza a negociação dos débitos atrasados, se você preferir. Para cada tipo de cliente, são necessárias diferentes documentações para o parcelamento de débito. Então, é só comparecer em alguma filial do atendimento presencial. Veja aqui:

  • Para condomínio: o solicitante deve ser síndico ou representante legal, e ter 18 anos no mínimo. Os documentos necessários são RG, CPF e telefone, conta de serviços de água e esgoto, cópia do cartão do CNPJ do condomínio (se houver) e cópia da ata de eleição do síndico com registro em cartório. Para condomínio sem CNPJ ou sem síndico, é necessário preencher o termo de autorização do parcelamento. As cópias devem ser acompanhadas do original, e serão retidas para arquivo da empresa;
  • Para imóvel residencial: os documentos necessários são RG, CPF e telefone para contato (em caso de proprietário); RG, CPF, telefone para contato e cópia do contrato de locação com firma reconhecida (em caso de inquilino); e RG, CPF e cópia dos documentos do imóvel, acrescidos de procuração com firma reconhecida (em caso de representante);
  • Para imóvel comercial e industrial: nesse caso, os documentos necessário são uma cópia do Contrato Social e última alteração contratual, cópia do cartão de CNPJ, autorização dos responsáveis pela empresa e CPF do responsável pelo parcelamento;
  • Para imóvel público: o representante deve ligar para o telefone (84) 3232-4151 ou ir até a Administração Central da Caern, na Av. Senador Salgado Filho, 1555, Tirol, Natal-RN.

Onde pagar sua conta?

São 1700 pontos de recebimento de conta de água da Caern no Rio Grande do Norte. É possível pagá-las no Banco do Brasil, postos da rede Pague Fácil, no Bradesco, no Crediseridó e nos estabelecimentos da Neoenergia.

Débito automático

Com o débito automático, você ganha tempo e sua conta é paga automaticamente, com segurança. Entre as vantagens desse método, estão:

  • Serviço totalmente gratuito;
  • Evita filas;
  • Mantém o pagamento sempre em dia;
  • Evita multas por atraso;
  • Evita cortes de água por falta de pagamento;
  • Pode ser cancelado sempre que você quiser.

Mesmo com o débito automático, sua conta segue sendo enviada para sua casa, para que seja possível conferir o consumo, o valor e data de vencimento. Para cadastrar a sua conta em débito automático, é só preencher o formulário de autorização e entregar em sua agência bancária. Lembre-se de levar a conta da CAERN para completar o cadastro.

Alguns bancos disponibilizam esse serviço no site ou no app. Os bancos conveniados para débito automático são Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco.

caern Atendimento Virtual

Atendimento Virtual

Cadastrando o seu CPF na Loja Virtual, é mais fácil de solicitar serviços e informações sobre a distribuição de água na sua casa ou empresa. O atendimento virtual é a forma mais fácil e rápida de resolver inúmeros problemas, e você nem precisa sair de casa, enfrentar filas e perder tempo do seu dia.

Outros contatos

Se você prefere outras formas de contato que não sejam o Atendimento Virtual, tudo bem. A Empresa disponibiliza várias outras plataformas para solucionar os seus problemas. Conheça:

  • Pelo chat: através do chat online, é possível falar com um dos atendentes da Caern. Solicite serviços e acompanha o andamento das solicitações por esse meio;
  • Pelo telefone: ligando para 115, você tem acesso a um atendimento telefônico que funciona 24 horas por dia. Para facilitar, tenha sempre em mãos o seu CPF e o número da matrícula de seu imóvel;
  • Pelo atendimento presencial: existem vários postos de atendimento espalhados pelo estado do Rio Grande do Norte. No canto superior de cada conta, está impresso o escritório que está vinculado ao seu documento. Procure o local mais próximo de você;
  • Pela ouvidoria: esse canal é responsável por receber reclamações, sugestões, críticas, elogios e denúncias. Para falar com a ouvidoria, ligue para (84) 3232-4561, mande um e-mail para [email protected] ou seja atendido pessoalmente na rua Ataulfo Alves, 149, Candelária, Natal-RN, das 7h30 às 17h30, exceto nos fins de semana e feriado.

Não sou cliente da CAERN, e agora?

Se você não é morador do estado do Rio Grande do Norte, é possível que a empresa distribuidora de água e esgoto seja outra na sua localidade. Procure por contas antigas e entre em contato com a companhia responsável para resolver esse problema. Se, mesmo assim, você não encontrá-la, contate a prefeitura de sua cidade e solicite informações sobre a prestadora de serviços para a localidade.

E lembre-se: mantenha sempre as suas contas em dia. Falta de pagamento pode gerar incomodações além do corte do serviço na sua residência, como a inclusão do seu nome nas casas de crédito.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário