Entenda como fazer a troca de titularidade ENEL

A Enel é uma empresa italiana, com origem e sede internacional na cidade de Roma. Ela atua na geração e na distribuição de energia elétrica, além da distribuição de gás natural. Foi fundada em 1962 por meio de uma lei, que previa a reunião de diversas pequenas empresas do ramo.
Com o passar dos anos, ela foi se expandindo por todo o mundo, até chegar no Brasil e em outros países. Hoje, é a maior companhia de energia elétrica da Itália, e é a quinta maior companhia de luz do mundo.

O maior acionista da empresa é o ministério italiano da economia e finanças, que controla pouco mais de 21% da Enel. Em 2007, comprou a Endesa, a maior companhia de energia da Espanha, passando a controlar também o vizinho na Europa.

Ao todo, o Grupo Enel está em 34 países, espalhados por cinco continentes. São cerca de 89 GW de capacidade instalada, distribuindo gás e energia por uma rede que ultrapassa os 2 milhões de km.

Falando mais regionalmente, especificamente da Enel Brasil, é importante saber que ela é a maior empresa privada do setor elétrico brasileiro. Atua na distribuição, geração, transmissão, comercialização e em outras soluções de energia. Depois da aquisição da antiga Enel Distribuição São Paulo, a antiga Eletropaulo, ela se tornou o maior grupo em distribuição de energia de todo o país, em 2018. São mais de 17 milhões de clientes atendidos nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás.

troca titularidade enel

Como fazer a troca de titularidade ENEL?

Se você é cliente da Enel, independentemente do estado onde é atendido, certamente já precisou passar por alguma burocracia da empresa. A troca de titularidade é uma delas, que deve ser feita seguindo todos os passos necessários, para não gerar incomodações futuras.

Ao fazer uma troca de titularidade, é importante ter em mente que existem alguns pré-requisitos para solicitar esse serviço. São eles:

  • A unidade de consumo, que é o endereço do seu imóvel, referente à troca de titularidade, não pode ter nenhum débito ou parcelamento vencido ou em aberto;
  • O solicitante desse serviço não pode ter nenhum débito com a distribuidora vinculado ao seu CPF;
  • O solicitante precisa informar a leitura contida no relógio ou medidor na data do pedido da troca de titularidade. É a partir dessa leitura que a empresa faz um cálculo de consumo, levando em conta o período entre a data informada e a data da última leitura recolhida na unidade de consumo. Depois disso, a fatura do consumo remanescente será enviada por e-mail para o pagamento. Assim que constar que essa conta foi paga no sistema, será realizada a troca de titularidade.

Para saber se está tudo em dia para fazer essa solicitação, basta acessar o site da Enel e procurar por essa opção na Agência Virtual. Então, você deve digitar o número do cliente e o CPF do titular. Caso não saiba qual é o número do cliente, é só consultar uma de suas contas de energia, pois ele consta no canto superior direito dela. Assim, você poderá visualizar todos os débitos e parcelamentos da unidade de consumo.

Agora que você já fez isso, é só solicitar a troca de titularidade. Caso tenha se mudado para um novo endereço, é importante verificar se a energia já está ligada. Se estiver, também será necessário realizar essa mudança, evitando que o antigo morador seja cobrado pelo seu consumo.

Mas não se preocupe, pois fazer isso é muito fácil. A Enel disponibiliza vários canais. Confira:

  • Você pode fazer a troca de titularidade online, por meio do site da Enel. É só clicar na opção “Troca de Titularidade”;
  • Em uma das agências físicas da empresa. Vá até a mais próxima de você, lembrando que a Enel está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás. Para consultar os endereços, é só verificar no site;
  • A mudança de titularidade também pode ser feita pelo atendimento telefônico, através das linhas (62) 3546 5400 ou 0800 7272 120. Escute atentamente às instruções e siga o que for recomendado pelo atendente.

Quando efetuar a troca?

Como vimos, a troca de titularidade Enel deve ser feita quando você muda de endereço. Isso vale tanto para quando você está deixando um imóvel quanto para quando está entrando em um novo. Muitas vezes, o antigo proprietário deixa de realizar essa mudança e acaba pagando por débitos que não são seus, sendo cobrado indevidamente pelo seu nome continuar na conta. Importante verificar se existem débitos antes da troca, confira aqui como emitir a 2 via ENEL.

Quais documentos necessários?

Os documentos necessários para realizar a mudança de titularidade são:

  • Cópia de um documento de identificação com foto, que pode ser a carteira de identidade (RG), a carteira de habilitação (CNH), a carteira de trabalho (CTPS), o passaporte ou a identidade funcional;
  • Cópia do CPF quando se tratar de pessoa física, desde que não esteja em situação cadastral cancelada ou anulada, de acordo com a Instrução Normativa da Receita Federal;
  • Cópia do CNPJ quando se tratar de pessoa jurídica.

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode fazer essa solicitação, desde que não possua nenhum débito pendente na Enel.

religação enel

Como alterar dados cadastrais na Enel?

Muita gente não sabe, mas existem vários benefícios em manter os dados cadastrais atualizados junto à Enel. Quando o seu cadastro condiz com a sua situação atual, você tem várias possibilidades, sem precisar passar por incômodos futuros.

Manter os seus dados atualizados é imprescindível para que a prestação de serviços de energia seja feita da forma correta. Mas isso também possibilita mais facilidades de atendimento e na oferta de outros serviços e consultas.

Quando o seu e-mail registrado está atualizado no sistema da Enel, você tem acesso a todos os serviços virtuais no site, além de receber mensagens sobre a falta de luz e desligamentos programados.

Quando o seu CPF está correto, é possível acessar o aplicativo da Enel e ainda poder negociar eventuais dívidas sem precisar sair de casa.

Veja como alterar seus dados cadastrais junto à Enel:

  • Telefone e e-mail você pode atualizar através da Agência Virtual ou do app Enel;
  • CPF e RG você pode atualizar no WhatsApp de uma das lojas de atendimento, presencialmente ou pelo call center, ligando para 0800 727 2120;
  • Nome ou sobrenome podem ser alterados presencialmente ou pelo call center, no número 0800 727 2120;
  • Endereço do imóvel pode ser alterado através do WhatsApp de uma das lojas de atendimento.

Como fazer uma religação

A religação deve ser feita quando você confirma que a energia de um imóvel está desligada antes de se mudar para ele. O ideal é que esse pedido seja feito antes do dia de início do seu contrato de locação, já que há um prazo para o restabelecimento do serviço. Assim, quando você chegar no imóvel para morar, a energia já estará ligada.

Confira como pedir a religação na Enel:

  • Religação pelo site, acessando o portal da Enel;
  • Religação por SMS, enviando a palavra RELIGA e o número da sua instalação para o número 27373;
  • Religação pelo telefone, ligando para a central de atendimento nos números (62) 3546 5400 ou 0800 727 2120.

Contato

A Enel oferece atendimento via WhatsApp pela Elena. Para falar com o atendimento eletrônico, é só enviar uma mensagem para o número (21) 99601 9608. Através desse canal, é possível registrar falta de luz, solicitar segunda via de conta, consultar os seus débitos e ainda tirar dúvidas sobre outros serviços.

A central de relacionamento está disponível no número 0800 727 2120. E para ligações de emergência fora da sua área de concessão, é só ligar para (11) 3195 2734.

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