Procurando como resolver a 2 via CELPA? Clique Aqui que te ajudamos

Pode acontecer com qualquer um: sua conta de luz foi extraviada. E agora, como pagá-la? Hoje em dia, esse problema tem uma solução super fácil, e você não precisa atrasar o pagamento ou enfrentar enormes filas para isso. No artigo a seguir, clientes da Celpa – empresa responsável pela distribuição de energia no estado do Pará – vão descobrir como emitir uma segunda via de conta da maneira mais fácil possível.

Veja o que é possível fazer no Portal do Cliente, como se cadastrar e outras informações.

celpa logo

O que é a Celpa?

A Centrais Elétricas do Pará, é a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do Pará. Autorizada pela ANEEL para atuar em toda a área, a empresa atende todos os 114 municípios paraenses, com mais de 2 milhões de clientes.

A companhia está distribuída em cinco regionais, com sedes em Belém, Castanhal, Marabá, Santarém e Altamira.

celpa 2 via

Como emitir a sua 2 via de conta da Celpa?

É muito fácil emitir uma nova via da sua conta de luz da Celpa. Pelos serviços online da empresa, você consegue solicitá-la de forma rápida e fácil.

Acesse o site da Celpa e na página inicial você encontrará a opção “Consultar faturas e emitir 2ª via”. Então, informe o seu login de acesso e a senha cadastrada no site. A consulta e a impressão da segunda via são imediatas.

No entanto, para solicitá-la, você precisa ter uma conta contrato cadastrada. Informe o seu CPF para seguir navegando na Agência Virtual.

Se você só precisa do código de barras para realizar o pagamento, faça o login e procure pela opção “Código para Pagamento”.

Como consultar a sua unidade consumidora?

Em qualquer conta antiga você tem acesso ao número da sua Conta Contrato. Esse dado é muito importante para qualquer solicitação que você fizer junto à Celpa, especialmente para acessar a Agência Virtual da empresa.

Para identificá-lo, pegue uma conta antiga e verifique o canto superior direito. Lá, em vermelho, estará o número da sua Conta Contrato. Tenha-o sempre em mãos.

contras atrasadas celpa

Verificando suas contas atrasadas

Para ver como está a situação das suas contas, faça login na Agência Virtual e vá até a opção “Consultar Faturas e Emitir Segunda Via”. Dessa forma, será possível consultar as suas faturas em aberto e as que já foram pagas.

Solicitar a religação de energia na sua residência

Para religar a energia na sua casa ou empresa, é preciso que todos os débitos com a empresa estejam quitados. É possível fazer essa solicitação pelas agências presenciais, pela central de atendimento ou pela agência virtual.

Não é necessário apresentar nenhum documento para religar a energia, e qualquer pessoa maior de idade pode fazer a solicitação. Para as Contas Contrato que estão localizadas em área urbana, a religação é concluída em até 24 horas. Já para as residências ou empresas em zonas rurais, o prazo é de até 48 horas.

Esse serviço não é gratuito: o valor será cobrado na sua próxima conta de luz.

Portal do cliente Celpa

Portal do cliente

Pelo portal do cliente, é possível fazer inúmeras coisas do conforto da sua casa, sem esperas e filas. Mas, para utilizar esse serviço, é preciso fazer um cadastro no site da empresa.

Se você é o titular da Conta Contrato, clique em “Cadastre-se” e informe o número da sua conta contrato e do CPF. Então, você receberá um e-mail com os dados de acesso para o site. Veja o que é possível fazer na Agência Virtual Celpa:

  • Atualização de dados do titular;
  • Informar falta de energia;
  • Consultar faturas e emitir 2ª via;
  • Consultar composição de consumo;
  • Solicitar ligação nova;
  • Denúncia de fraude;
  • Fazer reclamações;
  • Troca de titularidade;
  • Histórico de medição e faturamento;
  • Indicadores de continuidade;
  • Data certa;
  • Solicitar desligamento;
  • Fatura por e-mail;
  • Solicitar Religação Cliente com Medidor Eletrônico.

Outras informações

Como trocar a titularidade?

A troca de titularidade é o serviço em que o nome do cliente de uma determinada Conta Contrato é substituído por outro, encerrando a relação contratual do primeiro. O novo cliente, então, passa a ter direitos e obrigações com a empresa, de acordo com a prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica, como o pagamento das faturas e as outras obrigações.

Para solicitar a troca, é só acessar a Agência Virtual e anexar os documentos necessários, que são:

  • Em caso de pessoa física: RG, CPF e documento que comprove vínculo com a Conta Contrato, seja contrato de compra ou venda ou contrato de locação;
  • Em caso de pessoa jurídica: Contrato ou Estatuto Social, registro de CNPJ, CPF e RG do sócio solicitante.

Como trocar a data de vencimento da fatura?

Ela oferece seis datas de vencimento alternativas. Essa troca é benéfica para você, que fica prejudicado com o dia do vencimento de sua conta e acaba atrasando o seu pagamento.

A solicitação pode ser feita pelo atendimento online da Celpa, e você precisa do número da sua Conta Contrato para realizá-la. Depois da escolha da nova data, outra alteração só pode ser feita depois de 12 meses.

Como atualizar os dados cadastrais?

Se você deseja atualizar as suas informações de endereço, número de medidor, classe de consumo, cadastro de Número de Identificação Social ou dados cadastrais do titular, vá até uma das agências de atendimento presencial ou acesse a Agência Virtual.

Apenas o titular da Conta Contrato pode alterar os dados.

Quero receber minhas faturas por e-mail

Receber as suas contas por e-mail pode ajudar quem vive perdendo ou tendo as suas contas de papel extraviadas. Hoje em dia, é muito mais fácil receber uma via digital e logo pagá-la pelo internet banking ou imprimi-la. Por isso, muitas empresas estão se adaptando ao envio de boletos pelo correio eletrônico.

Para solicitar esse serviço à CELPA, vá até uma agência de atendimento presencial munido de RG e CPF do titular, em caso de pessoa física, ou CNPJ, Contrato Social e procuração para o representante da empresa, em caso de pessoa jurídica.

Apenas o titular da Conta Contrato pode solicitar esse serviço. Ele estará disponível em 30 dias depois da aprovação do cadastro.

Contato

Além do atendimento virtual e presencial, a empresa também disponibiliza o atendimento telefônico. Ligue 0800 091 0196 para solicitar atendimento. A ligação é gratuita para todo o estado do Pará, e o serviço é 24 horas. Para falar com a Ouvidoria e registrar sugestões e reclamações, ligue 0800 091 8500. Nesse caso, o horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

Não sou cliente da Celpa, e agora?

Se você não mora no Pará, é possível que a empresa responsável pelo distribuição de energia na sua localidade seja outra. Para ter essa informação, procure por alguma conta antiga e entre em contato com a empresa em questão para sanar as suas dúvidas.

Caso, ainda assim, não a encontre, fale com a prefeitura da sua cidade e peça informações sobre a companhia distribuidora de luz na sua cidade.

Atenção! Mantenha as suas contas de luz sempre em dia. O não pagamento ou atraso pode resultar em muitas consequências incômodas para sua família ou sua empresa. Quando esquecemos de pagar a conta de energia, multas e juros são cobrados, seu nome pode ficar negativado e a empresa pode até cortar a distribuição de energia de seu estabelecimento.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário