Cansado de correr atrás de informações erradas? Veja como emitir 2 via COPASA!

Temos tantas contas para pagar, não é mesmo? E às vezes chegamos até a perder alguma delas. Ou pode não ser nossa culpa: ela pode não chegar, ser extraviada pelo correio ou enviada a outro endereço. Isso é muito comum, mas felizmente tem uma solução super fácil. Hoje, com os serviços online das companhias de água, é muito simples tirar uma segunda via de conta. Então chega de atrasar as faturas, porque agora você vai aprender a seguir como emitir a segunda via da empresa COPASA.

[web_stories_embed url=”https://atualizo.com.br/web-stories/copasa-2-via/” title=”Copasa 2 via” poster=”https://atualizo.com.br/wp-content/uploads/2019/08/cropped-copasa-2-via-640×853.jpg” width=”360″ height=”600″ align=”none”]

O que é a COPASA?

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais, foi originada da COMAG (Companhia Mineira de Água Esgoto), criada em 1963. Com o serviço de fornecer abastecimento de água e esgotamento sanitário nos municípios mineiros, as atividades fins da empresa, segundo o Estatuto Social da Companhia, são:

  • Abastecimento de água potável, envolvendo a captação, tratamento e distribuição de água até o consumidor final;
  • Esgotamento sanitário, envolvendo a coleta, tratamento e disposição final de esgoto sanitário;
  • Limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, envolvendo coleta, transporte, transbordo, tratamento e destino final do lixo urbano.

Hoje, a empresa atende cerca de 11,5 milhões de pessoas com o abastecimento de água. Nos serviços de esgotamento sanitário, quase 8 milhões de pessoas são atendidas.

A COMPESA, hoje, tem uma base de clientes diversificada, excelência em técnica e operação, um percentual relevante da receita proveniente de contratos a longo prazo e qualidade reconhecida na prestação de serviços.

copasa 2 via

Como emitir a 2 via da conta COPASA?

Esse serviço está disponível para os clientes da COPASA em caso de extravio, perda, roubo ou danificação da conta original. Uma nova via pode ser solicitada de diversas maneiras, na Agência Virtual, no APP Copasa Digital, pelo telefone ou pelo atendimento presencial.

Os documentos necessários para essa solicitação são CPF ou CNPJ, número do identificador do usuário da conta de água e matrícula da conta de água.

Esse serviço é gratuito se solicitado pela agência virtual (Site COPASA) ou pelo app. Caso você peça pelo telefone e nas agências de atendimento, com entrega feita pelos Correios, haverá cobrança de uma taxa conforme a tabela vigente, que será cobrada na próxima fatura. Se a segunda via for retirada nas agências de atendimento presenciais, uma taxa tabelada também será cobrada.

A emissão é imediata, e se você optar pelo envio via Correios, o prazo é de 3 a 5 dias.

Como saber quais as suas contas em aberto?

Para saber quais são as suas contas em aberto junto à COPASA, vá até uma agência de atendimento presencial e solicite ao atendente uma verificação de seus débitos.

copasa segunda via

Como efetuar o parcelamento da dívida?

Ela oferece ao cliente a negociação de dívidas, onde o valor dos débitos acumulados é dividido em parcelas.

  • Solicitar pelo site: o cliente deve acessar o site da empresa e clicar na opção “Parcelamento de Débito” na Agência Virtual. Você precisa estar cadastrado no sistema para efetuar o login. Então, é apresentado ao usuário um termo sobre o parcelamento, com o valor mínimo da entrada, opções de parcela e o termo de aceite. O prazo para pagamento da entrada é de três dias úteis após o requerimento. Caso ela não seja paga, toda a negociação será cancelada e uma nova negociação só pode ser feita nas agências presenciais. Depois que o parcelamento for efetivado, as parcelas seguintes serão lançadas mensalmente nas próximas contas de água. Os documentos solicitados para esse serviço são número do identificador do usuário e seu CPF ou CNPJ;
  • Solicitar pela agência de atendimento presencial: esse procedimento pode ser feito presencialmente também. Para isso, você precisa levar toda a documentação exigida. Então, é gerada a fatura de entrada com valor mínimo de 20% do débito. Depois do pagamento da entrada, o cliente deve voltar à agência para apresentar o recibo e efetivar o parcelamento do restante do débito. Depois de efetivado, as parcelas serão lançadas mensalmente nas próximas contas de água. Lembre-se de ter em mãos o seu CPF e CNPJ, carteira de identidade e documento que ateste o vínculo do usuário ao imóvel. No caso de proprietário, a solicitação de IPTU, registro de imóvel, contrato de promessa de compra e venda com firma reconhecida em cartório e Escritura Pública. No caso de inquilino, leve o contrato de aluguel com firmas reconhecidas em cartório.

O valor dessa solicitação é gratuito e a negociação é imediata no momento do atendimento.

Quanto tempo de atraso ela corta a distribuição de água?

Por lei, as empresas responsáveis pela distribuição de serviços, como a COPASA, devem cortar a distribuição depois de 30 dias do envio da notificação de atraso.

Agência Virtual da COPASA

Agência Virtual

Muitos problemas podem ser resolvidos pelo site da COPASA, sem que você precise sair de casa, enfrentar filas e perder tempo. Conheça o que é possível resolver apenas pelo seu computador:

  • Segunda via de conta;
  • Débito automático;
  • Conta por e-mail;
  • Religação de água;
  • Vazamento de água;
  • Vazamento de esgoto;
  • Alteração na data de vencimento da conta;
  • Análise da conta de água ou esgoto;
  • Cálculo da conta;
  • Calendário de leitura e vencimento de conta de água;
  • Certidão negativa de débito;
  • Consulta de contas pagas;
  • Declaração de quitação anual de débitos;
  • Entrega de conta em outro endereço;
  • Histórico de consumo;
  • Informar leitura do hidrômetro;
  • Parcelamento de débitos;
  • Ligação de água;
  • Ligação de esgoto.

Mais informações

Débito automático

O pagamento por débito em conta é cômodo, fácil e seguro. Com ele, você evita filas e não perde tempo. É preciso cadastrar a sua conta no autoatendimento, internet banking ou aplicativo do seu banco.

Leve uma conta a um dos bancos conveniados e solicite o cadastramento. No dia do vencimento, o valor vai ser debitado diretamente na sua conta corrente. Mesmo assim, você segue recebendo a conta em casa, para conferir a data de vencimento e o valor. Os bancos que trabalham com a Copasa são: Bradesco, Banco do Brasil, Bancoob, Caixa Econômica Federal, Citibank, HSBC, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander e Intermedium.

Como alterar a data de vencimento?

Ela oferece diferentes opções para vencimento de sua conta de água. Você pode escolher a data ideal para o seu caso. Para solicitar essa alteração, acesse a agência Virtual ou vá até uma agência de atendimento presencial. A documentação necessária é o número do identificador do usuário, CPF e CNPJ do proprietário e matrícula da conta de água. A mudança é gratuita e imediata. A partir do próximo faturamento, o cliente começa a receber a conta com a nova data de vencimento. Depois da alteração, uma nova data só poderá ser solicitada depois de 12 meses. Para esse serviço, o cliente não pode ter contas em débito com a COPASA.

Onde pagar as suas contas de água e esgoto?

Você já tem a sua conta de água ou segunda via do boleto em mãos, e agora? Para pagar as faturas da COPASA, você só precisa ir até um dos bancos credenciados, agências lotéricas da Caixa ou dos Correios.

O pagamento também pode ser feito via internet banking, acessando o site ou aplicativo do seu banco, digitando o código de barras e realizando o pagamento.

Contato

A COPASA oferece três formas de contato. Para sanar suas dúvidas, fazer uma reclamação ou solicitar um serviço, busque os canais de atendimento:

  • Agência Virtual, pelo site da empresa. Você precisa fazer um breve cadastro para utilizar;
  • Atendimento telefônico. Disque 115;
  • Agência de atendimento presencial. Procure a mais próxima de você.

Qual a documentação para uma nova ligação de água?

Se você está adquirindo um imóvel e precisa de uma nova ligação de água, não se preocupe. O processo é muito simples: você vai precisar de uma documentação obrigatória a ser apresentada para solicitar a ligação de água. Você vai precisar do seu CPF e da sua carteira de identidade ou um dos seguintes documentos: CNH, carteira de entidade de classe, de trabalho ou passaporte. Vai precisar também de um documento que comprove a regularidade do imóvel: certidão de número ou Habite-se ou Declaração semelhante emitida pela Prefeitura, constando nome do logradouro, número predial e bairro; documento alternativo desde que contenha o endereço completo do local para onde está sendo solicitada a ligação nova. E pelo menos um dos documentos a seguir: alvará de construção, alvará de licença de localização, escritura pública, planta de arquitetura aprovada pela Prefeitura, registro do imóvel, IPTU.

 

Vinicius Cardozo

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