Como efetuar a Mudança Titularidade SABESP

A SABESP é a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, uma empresa brasileira responsável pelos serviços públicos de saneamento básico no estado de São Paulo, através de uma concessão. O principal acionista da instituição é o governo do estado, que é quem controla toda a gestão.

No ano de 2005, a SABESP foi considerada a sexta maior operadora de serviços de água e esgoto do mundo pela Masons Water Yearbook. Em 2009, a mesma instituição destacou a atuação da empresa, para que os serviços fossem oferecidos para todo o estado de São Paulo até 2018, garantindo a sustentabilidade econômica e financeira da empresa.

São 371 de 645 municípios paulistas, incluindo a capital São Paulo, atendidos por essa companhia, tanto em serviços de abastecimento de água quanto em coleta de esgotos. São vinte e seis milhões de clientes que dependem da Sabesp diariamente.

Na estrutura da empresa, são vários sistemas produtores de água, localizados na Região Metropolitana de São Paulo. São eles:

  • Sistema Alta Cotia, com a Represa Pedro Beicht, a Represa Cachoeira da Graça e a ETA Morro Grande;
  • Sistema Alto Tietê, com a Represa Paraitinga (DAEE), a Represa Ponte Nova (DAEE), a Estação Elevatória Biritiba, a Represa Biritiba (DAEE), a Represa Jundiaí (DAEE), a Represa Taiaçupeba (DAEE) e a ETA Taiaçupeba;
  • Sistema Baixo Cotia, com a Represa Isolina e a ETA Baixo Cotia;
  • Sistema Cantareira, com a Represa Jaguari, a Represa Jacareí, a Represa Cachoeira, a Represa Atibainha, a Represa Paiva Castro, a Estação Elevatória Santa Inês, a Represa Águas Claras e a ETA Guaraú;
  • Sistema Guarapiranga, com a Represa Capivari, a Represa Billings – Braço Taquacetuba (EMAE), a Represa de Guarapiranga (EMAE) e a ETA Alto da Boa Vista;
  • Sistema Ribeirão da Estiva, com a Represa Ribeirão da Estiva e a ETA Ribeirão da Estiva;
  • Sistema Rio Claro, com a Represa Ribeirão do Campo e a ETA Casa Grande;
  • Sistema Rio Grande, com a Represa Billings – Braço Rio Grande (EMAE) e a ETA Rio Grande;
  • Sistema São Lourenço, com a Represa Cachoeira do França (CBA) e a ETA Vargem Grande.

Quanto ao serviço de tratamento de esgoto, a SABESP conta com as seguintes estações de tratamento de esgoto na Região Metropolitana de São Paulo:

  • ETE ABC;
  • ETE Barueri;
  • ETE Jesus Netto;
  • ETE Parque Novo Mundo;
  • ETE São Miguel;
  • ETE Suzano.

sabesp mudança titularidade

Como fazer a mudança de Titularidade SABESP?

Caso você seja cliente da Sabesp e esteja em uma situação onde é preciso trocar a titularidade, é preciso ficar atento a alguns detalhes importantes.

Quando o seu imóvel tem débitos com a empresa, o pedido para trocar de titularidade deverá ser feito pelo titular ou representante legal, que deve ir diretamente até a agência mais próxima. Para saber qual é a mais perto de você, basta consultar no site da companhia.

Se o seu imóvel não tiver nenhum débito, o pedido de transferência pode ser feito pela internet. Isso também vale para os clientes que têm dívidas, mas que estão em processo de parcelamento.

Quando efetuar a troca?

A troca deve ser efetuada quando você se muda do seu imóvel e não deseja deixar a conta no seu nome. Caso não tenha nenhuma dívida, esse processo pode ser feito online, seguindo o passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site da Sabesp e, no lado direito da tela em “Canais de atendimento”, clique em “Entrar” no “Atendimento online”;
  • Segundo passo: selecione o seu município;
  • Terceiro passo: preencha as informações solicitadas, de preferência com o RGI, que é o número que identifica a sua ligação no cadastro;
  • Quarto passo: selecione a opção “Alteração de Cadastro” ou “Outras informações e serviços”;
  • Quinto passo: avance o anexo;
  • Sexto passo: aguarde o atendimento e digite a sua solicitação para ser orientado quanto aos próximos passos.

Se preferir, você também pode fazer a solicitação presencialmente, indo até uma das agências de atendimento com o contrato de compra ou de locação do imóvel em mãos, além de um documento com foto. Além disso, também é possível contatar a Sabesp através dos telefones 195 ou 0800 055 0195. O atendimento também é realizado pelo app “Sabesp Mobile”.

Quais documentos necessários?

O Sabesp disponibiliza a possibilidade de solicitar inclusão ou troca de titular da conta de água ou de esgoto. Essa atualização deve ser feita toda vez que o cliente mudar de endereço. Para quem possui débitos no nome, a mudança só pode ser feita em uma das agências da companhia, de forma presencial.

Essa opção está disponível tanto para proprietários quanto para inquilinos. É muito importante fazer a alteração, já que isso evita que o cliente seja cobrado de forma indevida, sem estar morando no local cadastrado.

Para transferir a titularidade, é preciso apresentar o RG e CPF, em caso de pessoa física, e o CNPJ, RG do representante e a Inscrição Estadual, em caso de pessoa jurídica. Também é necessário comprovar o vínculo com a propriedade ou a posse do imóvel através de um desses documentos:

  • Escritura pública;
  • Matrícula do registro do imóvel;
  • Carnê do IPTU;
  • Contrato de compra e venda;
  • Contrato de locação.

Para agilizar e facilitar o atendimento, é recomendado que o cliente leve o seu RGI, que está localizado na conta de consumo, ou o endereço completo da residência.

Caso o imóvel tenha débitos, é necessário apresentar um documento com a data de entrada e de saída do local. Os documentos são os mesmos, tanto para incluir o nome em um novo endereço, quanto para desvincular o nome de um imóvel. Para solicitar os dois serviços ao mesmo tempo, será preciso apresentar os documentos de ambos os endereços.

Para os proprietários que alugam os seus imóveis, é recomendável reforçar a obrigação do inquilino em transferir a conta para o seu nome junto à Sabesp, no contrato. Para isso não pode ter pendências, se houver é bom emitir a 2 via da conta Sabesp e efetuar o pagamento.

atualizar cadastro sabesp

Como Atualizar Cadastro Sabesp?

Se você deseja somente atualizar o seu cadastro, pode fazer isso através da Agência Virtual, no site da Sabesp. Fazendo o login, basta clicar na opção “Atualizar dados cadastrais”.

religação sabesp

Como fazer uma religação

Para solicitar uma religação de água, é preciso entrar em contato diretamente com a Sabesp. Essa é uma solicitação bem simples, rápida e fácil. É necessário que o cliente siga alguns passos para proceder ajustes nos imóveis, como o acesso livre ao local da instalação e aprovação de orçamento. Também é preciso informar se haverá alguma mudança de local da ligação, pagamento ou parcelamento de débitos.

Caso a religação precise ser feita de acordo com o novo padrão de ligação de água adaptado pela Sabesp Unidade de Medição de Água (UMA), o cliente deverá seguir algumas especificações técnicas, com caixas metálicas ou plásticas que podem ser adquiridas em lojas de materiais de construção.

Para fazer uma religação, caso você resida em uma cidade do interior ou do litoral, é preciso solicitar em uma das agências de atendimento presencial.

Para quem mora na Região Metropolitana de São Paulo, esse pedido pode ser feito presencialmente ou pelos telefones. É só ligar para 0800 011 9911, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 13h. A linha para deficientes auditivos ou de fala está disponível no telefone 0800 777 3700, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 8h às 17h.

Contato

Para entrar em contato com a Sabes, ligue:

  • Em caso de emergência, para a Região Metropolitana, o número é 195. Para o interior e litoral do estado, o número é 0800 055 0195;
  • Para atendimento, na Região Metropolitana, o número é 0800 011 9911. Para o interior e litoral do estado, o número é 0800 055 0195;
  • Para ouvidoria, ligue para 0800 055 0565.

 

Atualizo
Siga-nos
Últimos posts por Atualizo (exibir todos)

2 comentários em “Como efetuar a Mudança Titularidade SABESP”

  1. Boa Noite ! – RGI Titular: GILDEZIO AZEVEDO OLIVEIRA.
    Hoje de manhã fiz a TRASNFERÊNCIA DE PORTABILIDADE DE DÉBITOS
    Protocolo: SF0004332107400524
    OBS; Digitei o E-Mail Errado ! favor corrigir
    o E-Mail Correto é :
    Gostaria de saber se algo mais pode estar errado ou não
    Aguardo resposta
    Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário