Aprenda se divertindo a emitir 2 via SABESP – Confira!

A conta não chegou na sua casa, foi extraviada ou perdida? Receber contas pelo correio e pagá-las nas casas lotéricas é quase que ultrapassado nos dias de hoje. Não se preocupe, existem inúmeras soluções práticas e rápidas para esse problema. Descubra aqui tudo sobre como emitir a 2ª via da fatura da SABESP.

O atraso no pagamento de contas pode gerar problemas e prejuízos para a pessoa física ou jurídica cadastrada na prestação de serviços de qualquer empresa. Lembre-se de sempre manter as contas em dia, para evitar preocupações como juros, multas e até mesmo o corte no serviço de fornecimento de água e tratamento de esgoto.

SABESP

O que é a SABESP?

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, foi fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto de 371 cidades dos 645 municípios do Estado de São Paulo, incluindo a capital. Dessa forma, atende cerca de 28 milhões de pessoas no abastecimento de água e por volta de 21 milhões com a coleta de esgoto.

A empresa conta com 240 estações de tratamento de água, permitindo a produção de 119 mil litros de água por segundo. É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo, em população atendida.

Se você mora no Estado de São Paulo, incluindo a capital, é possível que seja atendido pelos serviços da companhia.

sabesp 2 via

Como emitir a segunda via de conta da SABESP?

Não se preocupe se você não recebeu a conta de luz em mãos, perdeu ou extraviou a primeira via. Para emitir a segunda via é muito fácil. Confira as alternativas:

Pelo site

sabesp segunda via

Acessando o site da SABESP você já encontra na primeira página a opção “Segunda via de conta”. Clique no link e acesse a Agência Virtual com o seu número do RGI. Não sabe qual o seu? É muito fácil de encontrar: procure em alguma conta de luz antiga, na parte superior do boleto. Depois de acessar a sua conta, é possível imprimir a segunda via ou mandar entregar uma nova via na sua casa, pelos Correios. No entanto, a nova emissão impressa e entregue será cobrada. Para apenas imprimir em casa, é gratuito.

 

Pelo app

No aplicativo, disponível na Play Store e na Apple Store, também é possível emitir a segunda via da fatura. Para fazer o acesso, é só fazer um cadastro informando seu e-mail, CPF e senha. Depois, encontre a opção “Segunda via de conta” e baixe de forma prática e rápida.

Pelo telefone

Ligando para a Central de Atendimento da empresa, você consegue solicitar um novo envio de conta para a sua residência, pelos Correios. Essa nova emissão é cobrada. Se você é morador da região metropolitana, ligue 0800-011-9911. Caso resida nas regiões do interior ou do litoral, o número é 0800-055-0195.

Pelas agências de atendimento

Há uma agência de atendimento em cada cidade contemplada pelos serviços. Encontre a sua e solicite uma nova emissão da conta. Você pode fazer isso pelos totens de autoatendimento, com opção de impressão gratuita, ou no atendimento presencial, onde a impressão será cobrada.

2ª via de conta SABESP pelo CPF

Como verificar a 2ª via de conta pelo CPF?

Não é possível consultar débitos e nem emitir segunda via da fatura da empresa apenas pelo seu CPF ou CNPJ. Para isso, você deve ter o seu RGI em mãos. Ele é quem determina o seu imóvel. É fácil localizá-lo em qualquer conta antiga, no canto superior da fatura. No entanto, se você não encontrar o seu RGI, entre em contato com o atendimento e solicite o número.

Como consultar as contas vencidas?

Existem várias maneiras de consultar se você tem ou não algum débito com a Empresa. Pelo site, acesse a Agência Virtual com o RGI de seu imóvel e consulte as suas contas vencidas. Pelo atendimento telefônico, ligue 0800-01-9911 (para região metropolitana) ou 0800-055-0195 (para regiões do interior e do litoral) e solicite ao atendente a consulta de débitos de sua residência ou estabelecimento. Ou vá até a agência da SABESP mais próxima da sua localidade e consulte o atendimento presencial, com seus documentos em mãos, para solicitar quais os seus débitos com a empresa.

Onde posso pagar conta de água vencida?

Segundo o site, sua conta pode ser paga a qualquer tempo, independentemente do vencimento. No entanto, se for uma conta referente à parcela de acordo, ela só poderá ser paga até a data de vencimento. Qualquer dúvida, entre em contato com a Central de Atendimento da empresa.

As contas podem ser pagas por débito automático, em casas lotéricas, estabelecimentos conveniados e nos bancos Bradesco, Sicredi, Mercantil do Brasil, Caixa Econômica Federal, Intermedium, Original, Triângulo, Bancoob, Banco do Brasil, Banco Safra, Citibank, Itaú e Santander.

Para definir a sua conta como débito automático, onde o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente, acesse a Agência Virtual da SABESP, preencha e imprima o formulário e entregue no seu banco. Ou você também pode ir direto ao seu banco – na agência, site ou app – e solicitar a mudança.

agencia virtual SABESP

Para que serve a Agência Virtual do site?

Com seus dados e o RGI do imóvel em mãos, você consegue realizar consultas e solicitar serviços no site da SABESP, sem enfrentar filas e nem precisar sair de casa. Veja o que é possível fazer na Agência Virtual da companhia:

  • Consultar as agências de atendimento mais próximas;
  • Alterar o dia de vencimento da conta;
  • Alterar o endereço de entrega da conta;
  • Atendimento a grandes consumidores;
  • Consultar bancos conveniados para pagamento;
  • Código de defesa do consumidor;
  • Como limpar a caixa d’água;
  • Como limpar reservatórios de água;
  • Solicitar conserto de cavalete;
  • Consultar o preço dos serviços;
  • Consultar débitos;
  • Consultar contas atrasadas;
  • Consultar datas das próximas leituras;
  • Denunciar falta de água;
  • Consultar histórico de consumo;
  • Solicitar mudança de lugar da ligação de esgoto;
  • Solicitar mudança de lugar do cavalete;
  • Denunciar esgoto entupido;
  • Emitir formulário para solicitação de débito automático;
  • Orientações para pagamento e parcelamento de contas;
  • Pedido de ligação de água;
  • Pedido de ligação de esgoto;
  • Denunciar pouca pressão da água;
  • Solicitar religação da água;
  • Solicitar segunda via de conta;
  • Solicitar troca do medidor;
  • Solicitar troca do registro do cavalete;
  • Denunciar vazamento na rede de água ou esgoto.

Não tenho conta, e agora?

Se você é morador do estado de São Paulo, mas sua cidade não está dentro das que recebem o fornecimento de água e tratamento de esgoto da SABESP, é possível que ela seja atendida por outra empresa. Verifique em suas contas antigas ou entre em contato com a prefeitura de sua cidade para mais informações. Então, entre em contato com a companhia que presta serviços para a sua região.

Caso você não seja morador do Estado de São Paulo, sua prestadora de serviços é outra. Siga os mesmos passos anteriores para descobrir quem contatar.

Atenção! Mesmo que você não tenha acesso à primeira via de conta, evite atrasar o pagamento. Isso pode trazer inúmeros prejuízos, desde a cobrança de juros e multas, inserção do seu nome no SPC ou até o corte de fornecimento de água e de tratamento de esgoto. Entre em contato com a Sabesp pelos números 0800-011-9911 e 0800-055-0195, pelas agências de atendimento ou pela Agência Virtual, para evitar filas e atrasos.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário