Sumiu sua fatura? Vamos te mostrar como emitir a sua 2 via CAESB!

Você é morador ou moradora do Distrito Federal e perdeu ou extraviou a primeira via da conta de água? Não se preocupe, aqui você aprenderá a emitir a sua segunda via de conta da CAESB. Com todas as contas a pagar, na correria do dia a dia, não é difícil perder os boletos. Às vezes, o extravio também pode acontecer devido à mudança de endereço ou erro dos correios. Mas as empresas oferecem serviços online, por atendimento presencial ou por telefone que podem te ajudar a resolver esse problema. Em seguida, veja o que você pode fazer.

CAESB

O que é a CAESB?

A CAESB (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) é responsável pelos sistemas de abastecimento de água e coleta, tratamento e disposição final de esgotos sanitários do Distrito Federal e alguns municípios da região. A empresa é estatal e tem monopólio exclusivo na utilização e comercialização dos recursos hídricos do estado até o ano de 2032.

Atualmente, a empresa é composta por sua sede – localizada em Águas Claras, 17 sistemas de tratamento de esgoto e 392 unidades de produção de água, espalhadas por  todo o Distrito Federal. Dados de 2014 mostram que a empresa emprega cerca de 2.743 funcionários, com um faturamento de mais de 1 bilhão de reais.

A companhia atende 2,74 milhões de pessoas com abastecimento de água e 2,31 milhões de pessoas com o esgotamento sanitário. Isso corresponde à, respectivamente, 98,2% e 82,7% da população total do Distrito Federal.

São 5 sistemas produtores de água espalhados pela região: Descoberto, Torto-Santa Maria, Sobradinho-Planaltina, Brazlândia e São Sebastião. Na coleta e tratamento do esgoto, são 17 ETE’s e mais de 5.000 km em redes.

 

caesb 2 via

Como emitir a 2ª via da CAESB?

Se você é morador do Distrito Federal e cliente dela, emitir uma nova via da conta é muito fácil. São várias as maneiras possíveis para isso, e você pode escolher a mais prática e rápida para a sua situação. Conheça quais são elas:

Pelo site

Acesse o site da CAESB e procure pela opção “Segunda via de conta”, que está na página inicial. Para emitir a nova via no site, é preciso o número de inscrição do imóvel, que está disponível na conta de água. Se você não tem ou não encontrou seu número, pegue uma conta antiga e olhe na imagem abaixo ou ligue para o telefone 155 e solicite ao atendente, informando o nome do titular e endereço completo. Depois, é só entrar com sua conta e baixar o arquivo que contém a 2ª via. O serviço online não tem nenhum custo.

caesb segunda via

Pelos escritórios regionais

São 13 escritórios regionais com atendimento presencial espalhados pelo Distrito Federal. Não é necessário agendamento prévio para emissão de segunda via e outros serviços. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 11 da manhã às 5 da tarde. Os escritórios regionais não recebem pagamentos de conta, mas podem ser solicitadas vistorias, verificações de cálculo de contas, parcelamento de débitos e outros. A emissão de 2ª via de conta tem o custo de R$ 3,63.

Pelos postos Na Hora

São 5 postos Na Hora localizados em Brasília, Ceilândia, Gama, Sobradinho, Taguatinga e Riacho Fundo. O atendimento é presencial, sem necessidade de agendamento prévio. Os postos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7:30 da manhã às 5:30 da tarde e nos sábados, das 7:30 da manhã ao meio dia. Solicite uma emissão de segunda via ao atendimento com seu CPF/CNPJ e número de inscrição do imóvel em mãos. O serviço também terá o custo de R$ 3,63.

Pelo aplicativo

O aplicativo  AUTOATENDIMENTO é gratuito para smartphones e tablets, disponível para Android e IOS. Ele permite que o usuário informe vazamentos de água e esgoto, emita uma segunda via de fatura e consulte contas parceladas. Faça o login com seu número de inscrição do imóvel e procure o link que dá acesso à uma nova via de fatura. Salve e imprima o boleto ou pague com o número do código de barras no internet banking. No aplicativo, esse serviço é gratuito.

consultar débitos CAESB

Como fazer a consulta de débitos?

Se você possui alguma conta não paga dela, é possível consultá-la entrando em contato com a Central 115, em algum escritório regional ou nos postos Na Hora. Tenha alguma conta de água com o número de inscrição do imóvel em mãos, para facilitar o atendimento.

Os débitos podem ser parcelados, mas devem ser feitos apenas pelo proprietário ou representante legal do imóvel, de acordo com as normas em vigor e análise de viabilidade da CAESB. A negociação, então, deve ser feita pessoalmente, nos escritórios regionais ou nos postos Na Hora. São necessários os documentos pessoais e de propriedade do imóvel.

O que pode ser feito pelo site, app ou central ?

Confira o que pode ser resolvido pela Caesb e qual canal de atendimento contatar para realizar o serviço. Algumas solicitações podem ser feitas do conforto da sua casa, sem precisar enfrentar filas e incomodações. Veja o que fazer em cada uma das situações:

  • Conserto de vazamento de água. Pode ser solicitado pelo aplicativo, pela agência virtual, pela central 115 e pelo atendimento presencial;
  • Desobstrução de esgoto. Pode ser solicitado por atendimento presencial, pelo telefone 115 e pela agência virtual;
  • Religação de água. Solicitada pelo autoatendimento online, pela agência virtual e pelo atendimento presencial;
  • Reclamação de conta. Pode ser solicitada pelo autoatendimento, pela agência virtual, pela central 115 e pelo atendimento presencial;
  • Ligação de água. Solicitada pelo site, pela agência virtual, pelo Escritório Regional que atenda a localidade do imóvel ou pelos postos Na Hora;
  • Ligação de esgoto. A vistoria pode ser agendada pela agência virtual, pela central 115 ou pelo atendimento presencial. A solicitação de ligação deve ser feita no Escritório Regional que atenda a localidade do imóvel;
  • Alteração do titular da conta. Pode ser feito pelo autoatendimento, pela agência virtual e pelo atendimento presencial.

Contato

O autoatendimento e a agência virtual são formas de contato com a CAESB online, que você pode acessar pelo site. O atendimento é 24 horas. Pelo telefone, ligue 115 para contatar a Central.

Não sou cliente, e agora?

Se você não mora no Distrito Federal e região, é possível que a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto não seja a Caesb. Para descobrir quem contatar no caso de perda ou extravio de conta, verifique a companhia que faz o serviço na sua última conta de água e entre em contato através dos telefones disponíveis ou pelo site. Dessa forma, você conseguirá solucionar o problema. Se ainda assim não encontrar a distribuidora, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e solicite mais informações sobre quem procurar nessa situação.

Atenção! Mantenha as suas contas sempre em dia, sem maiores atrasos. Isso evita prejuízos maiores, como o corte de fornecimento de água ou prestação do serviço de esgoto. Pagar os débitos corretamente também previne multas e juros, além de impedir que seu nome físico ou jurídico seja inserido no SPC e no SERASA. Caso seja necessário, entre em contato com ela ou empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto na sua região para parcelamento de débitos atrasados.



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