Com dúvidas na 2 via COELBA? Saiba a resposta clicando aqui!

Perdeu a conta de luz ou não a recebeu em casa? Hoje em dia, receber faturas em papel é quase que ultrapassado, visto que podem tão facilmente serem esquecidas ou extraviadas. Mas não se preocupe: existem várias soluções para quem quer emitir a segunda via de conta e não deixar de pagá-la.

Lembre-se que o atraso ou não pagamento de contas gera prejuízos e cortes, além de juros e multas que podem sujar o seu nome. Hoje, você aprenderá o passo a passo para conseguir a sua segunda via da fatura Coelba.

coelba

O que é a Coelba?

A Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) é a empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado da Bahia. Construída em 1959, um de seus propósitos é fornecer energia de forma responsável e com segurança para o crescimento do estado. Privatizada em 1997 pelo grupo Neoenergia, a e presaabrange 415 dos 417 municípios da Bahia, distribuindo energia para 5,8 milhões de unidades consumidoras, atendendo por volta de 15,3 milhões de pessoas.

É importante lembrar que a empresa também atende os municípios de Delmiro Gouveia, no Alagoas, e Dianápolis, no Tocantins. A energia fornecida por ela passa por 337 subestações e mais de 250 mil transformadores, chegando ao consumidor através de seus 227 mil quilômetros de linhas de distribuição. Dessa forma, a empresa emprega cerca de 12,7 mil trabalhadores, próprios ou terceirizados.

Dentro da área de concessão da empresa está sendo administrado o Luz para Todos, o maior programa de universalização de energia elétrica do país.

coelba 2 via

Como emitir a 2ª via da sua fatura Coelba?

Pelo site

Para emitir a segunda via de conta pelo site é muito fácil: basta acessar o site oficial da empresa e, logo na primeira página, ele já irá apresentar alguns serviços que podem ser feitos online. Acesse a opção “Segunda Via” e você será redirecionado à página de login do cliente. Para entrar, é preciso preencher o campo com a sua Conta Contrato. Encontre este dado em contas de luz antigas, onde ele estará logo abaixo do valor total a ser pago. Assim que fizer login em sua conta, você já terá acesso à sua segunda via de conta.

Pelo aplicativo

O aplicativo dela está disponível para quem utiliza o sistema Android, na Google Play Store, e para quem é cliente da Apple e utiliza o iOS, na App Store. Depois de baixá-lo, você terá acesso a serviços como a emissão da segunda via de conta, reclamações de falta de energia, consultas e pedidos de ligação.

faturas em atraso coelba com CPF

Como verificar faturas em atraso com CPF?

Infelizmente, não é possível realizar esse serviço pelo site utilizando apenas o CPF ou CNPJ do cliente. O acesso às faturas em atraso é feito apenas por meio do login com a sua Conta Contrato, disponível em contas antigas e facilmente localizada.

Mas se você não sabe ou não encontrou a sua Conta Contrato, a recomendação é de que entre em contato com o atendimento ao cliente da Coelba em postos de atendimento ou pelo número 0800-071-7676.

Quando a Coelba pode cortar a luz?

Nas unidades consumidoras consideradas Subclasses Residencial Baixa Renda, a suspensão do fornecimento ocorre dentro de 30 dias entre o vencimento da fatura e o corte no serviço. Nos demais casos, essa suspensão pode ocorrer dentro de 16 dias.

O que acontece quando a conta é paga com atraso?

Entre a falta de pagamento e a suspensão do fornecimento de energia na sua casa ou estabelecimento, a empresa alerta o consumidor de que a sua fatura está em atraso. Veja o que acontece normalmente:

  • Para que o pagamento seja feito em dia, ela costuma entregar os seus boletos cerca de 5 dias antes do vencimento. Se você mudou de endereço recentemente, é possível solicitar a mudança no site;
  • Quando o pagamento da conta de luz atrasa, é cobrada multa de 2% sobre o Importe Total e de juros mora de 1% ao mês;
  • Caso o pagamento não seja feito dentro do prazo, ela entra em contato por meio de SMS, informando a conta contrato do cliente, o débito vencido e a possibilidade de suspensão do serviço;
  • Outra consequência do atraso no pagamento é a negativação, onde o CPF ou CNPJ do consumidor por ser inserido em bases de dados de órgãos de restrição de crédito, como o SPC e o SERASA. Isso impede a compra de outras mercadorias, produtos, serviços e empréstimos.
  • O corte acontece com um aviso de 15 dias de antecedência.

onde pagar sua conta coelba

Onde pagar a sua conta?

A empresa disponibiliza várias maneiras para você pagar a sua conta de luz. Confira os locais de pagamento da empresa:

  • Na Coelba Serviços;
  • Por débito automático;
  • Via homebanking;
  • Em caixas eletrônicos;
  • Nas agências dos correios;
  • Nos guichês dos bancos do Nordeste, Safra, Citibank e Bancoob;
  • Via site;
  • Via app;
  • Em casas lotéricas.

Os bancos que aceitam pagamentos da empresa são: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Banco Inter, Caixa Econômica, Bradesco, Itaú, Mercantil do Brasil, Banco Safra, Citibank, Bansicredi e Bancoob.

Como entrar em contato?

O atendimento da empresa é amplo e pode ser realizado de diversas formas:

  • A Ouvidoria é o canal onde você pode fazer sugestões, reclamações ou críticas. Ela pode ser acessada pelo site, pelo número 0800-071-7676 ou pelo WhatsApp no número (71) 99957-8602;
  • A Coelba Serviços, que conta com mais de 700 estabelecimentos credenciados para prestar os mais variados serviços, principalmente para facilitar na hora do pagamento. Consulte qual está mais próximo de você no site, informando sua cidade e bairro;
  • Os portais de atendimento estão distribuídos por todo o estado da Bahia, e você pode localizá-los pelo site, informando a sua cidade;
  • Pelo aplicativo, disponível para Android e iOS;
  • Pelas redes sociais, no Facebook, Twitter e Instagram.

Muitos problemas podem ser resolvidos pelo site, sem que você precise sair de casa e enfrentar filas. Conheça o que é possível resolver apenas pelo seu computador:

  • Requisição de nova ligação de luz;
  • Emissão de segunda via;
  • Consulta de débitos;
  • Requerimento da fatura por e-mail;
  • Pagamento com cartão de crédito;
  • Reclamação de falta de energia;
  • Atendimento agendado;
  • Religação;
  • Histórico de consumo;
  • Consulta de seu contrato e protocolo;
  • Troca de titularidade.

Uma boa solução para manter as contas em dia é colocá-las em débito automático. Assim, você não precisa se deslocar para bancos e lotéricas para pagá-las todo mês. O débito automático desconta da sua conta corrente o valor correto do boleto, sem complicações. Para ativá-lo, vá até o site, procure pelos serviços e vá até “Pagamento e Faturas”. Lá, você encontrará uma opção com “Débito em conta”. Então, é só fazer o seu login com a conta contrato e ativar o débito automático.

Não tenho conta, e agora?

Como vimos, a Coelba atende apenas cidades do estado da Bahia e os municípios de Delmiro Gouveia, no Alagoas, e Dianápolis, no Tocantins. Se você reside em outra região do país, verifique a sua última conta de luz para descobrir qual a empresa que fornece o abastecimento de energia na sua cidade. Entre em contato através dos telefones disponíveis e solucione quaisquer dúvida sobre a emissão de segunda via de conta.

Caso você ainda não encontre informações sobre qual a empresa fornecedora de energia elétrica para a sua casa ou estabelecimento, entre em contato com a prefeitura do seu município e pergunte por mais informações sobre o serviço de energia elétrica.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário