Não deixe cortar seu abastecimento! Veja como emitir a 2 via EMBASA !

Não se preocupe se você perdeu ou não recebeu a conta de água ou esgoto da EMBASA em casa. Por vários motivos deixamos de pagar um boleto na data correta, mas isso não deve continuar acontecendo, evitando maiores incômodos com cortes e dívidas. Aqui, você aprenderá a emitir a segunda via de conta nos vários portais que a empresa de abastecimento de água do estado da Bahia oferece para facilitar a sua vida.

embasa logo

O que é a EMBASA?

A EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) é a empresa responsável pela maior parte dos serviços de saneamento básico do estado da Bahia. Com abastecimento de água, a estatal atende 336 municípios, por volta de 11,3 milhões de pessoas. Já com o saneamento básico, abrange 103 municípios, em média 4,6 milhões de pessoas.

Os serviços da empresa compreendem não só a captação, o tratamento e a distribuição de água, mas também a coleta, o tratamento e a destinação adequada dos esgotos domésticos.

Embasa 2 via

Emitindo a 2 via de conta da Embasa:

Pelo telefone

Um dos principais canais de atendimento, onde é possível emitir uma segunda via de conta de forma prática e rápida. Ligando para o número 0800-055-5195, você pode solicitar o envio da nova via para o seu e-mail ou pedir para que o atendente informe o número do código de barras do boleto.

Para essa operação, você precisará informar documentos como CPF ou CNPJ do titular da conta e o número da matrícula do estabelecimento. O último pode ser consultado em alguma conta antiga. Então, já tenha-os em mãos quando fizer a ligação para solicitar a sua segunda vida de conta da EMBASA.

Pelo site

Acessando o site da empresa, é possível localizar e emitir a sua segunda via de conta de água. Para isso, siga os passos a seguir:

Primeiro passo: vá até o site www.embasa.ba.gov.br;

Segundo passo: na aba superior, vá até “Serviços” e localize a “Agência Virtual”;

embasa segunda via

Terceiro passo: ao clicar em “Agência Virtual”, você será redirecionado à página de serviços ao cliente da EMBASA. Localize, então, a “2ª Via de Conta”;

Quarto passo: agora é só entrar com o seu número de matrícula, localizado em qualquer conta antiga, emitir e imprimir a sua segunda via de conta.

Pelo aplicativo

O aplicativo está disponível para todos os usuários dos sistemas Android e iOS (iPhone). Depois de baixá-lo no seu smartphone, você deve acessar a sua conta, utilizando o número de matrícula do seu imóvel. Dessa forma, você poderá solicitar e emitir a segunda via de conta de água.

No app também é possível solicitar serviços como consulta do histórico de consumo de água dos últimos 12 meses, verificação de contas atrasadas e o valor dos débitos e comunicação de vazamento de água ou problemas no esgoto, tudo de forma prática e online.

conta atrasada da EMBASA pelo CPF

Fazer a consulta de conta atrasada  pelo CPF:

Se você tiver contas em atraso, elas estarão listadas assim que acessar a 2ª via de conta no site. O passo a passo está no começo deste artigo. No entanto, não é possível consultar seus débitos com a empresa apenas com o CPF em mãos. É preciso saber o seu número de matrícula. Mas não se preocupe: para consultá-lo é fácil. Pegue qualquer conta antiga de água e localize-o perto de seus dados.

Se, mesmo assim, você não encontrar, procure algum atendimento da EMBASA pelo atendimento no telefone 0800-0555-195 ou em um dos pontos de atendimento espalhados pelas cidades atendidas pela empresa.

Como pagar as contas?

Já tem o seu boleto em mãos mas não sabe onde ir para pagá-lo? As contas da EMBASA podem ser pagas em vários locais, conheça quais são eles:

  • Pelos bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Santander, Itaú, Citibank, Bancoob e Banco Mercantil do Brasil;
  • Pela internet: se o seu banco possui serviço de internet banking, você pode pagar o seu boleto pelo app ou site dele. Tenha o número do código de barras em mãos;
  • Pela Coelba Serviços: a empresa possui convênio com a Coelba, por isso é possível pagar sua conta de água ou esgoto nessa rede, que conta com mais de 1000 estabelecimentos credenciados por todo o estado da Bahia;
  • Pelas casas lotéricas: procure a lotérica da Caixa mais próxima de você e quite sua dívida de, no máximo, 1000 reais;
  • Pelos correspondentes bancários: disponíveis para o Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander.

Débito Automático das contas:

Uma maneira de tornar o pagamento de contas mais prático e fácil é colocá-las em débito automático. Dessa forma, você não precisa se deslocar todo mês até o banco ou lotérica. O valor da conta é descontado automaticamente da sua conta corrente.

Conheça os benefícios do débito automático:

  • Serviço gratuito;
  • Mais comodidade e segurança;
  • Sem filas para pagar suas contas de água e esgoto;
  • Suas contas são pagas na data certa, sem atrasos;
  • Seu pagamento não atrasa e não gera multas;
  • Você pode incluir contas em débito automático mesmo que não estejam no seu nome.

Para solicitar que a sua conta, passe a ser paga no débito automático, entre no app ou site do seu banco, vá até “Pagamentos”, selecione a opção “Débito Automático” e inscreva a matrícula ou número de convênio da empresa de água e esgoto. Se não quiser solicitar online, você também pode entrar em contato com os canais de atendimento ou com os terminais de autoatendimento do seu banco.

embasa serviços

Outros serviços online:

Além da emissão da segunda via de conta, o site da EMBASA oferece vários serviços e soluções que podem ser resolvidas online, sem filas e sem que você precise sair de casa. Veja o que é possível solicitar e consultar através da Agência Virtual da empresa:

  • Consulta de matrículas;
  • Denúncia de vazamento de água ou esgoto;
  • Denúncia de falta de água;
  • Denúncia de irregularidade;
  • Emissão de certidão de débitos;
  • Emissão do termo anual de quitação de débitos;
  • Solicitação de abastecimento por carro-pipa;
  • Atualização cadastral;
  • Comprovação de pagamento;
  • Reclamações.

Outros contatos:

É possível contatar a empresa por outros meios, se você prefere não usar a internet. Vá até o ponto de atendimento mais próximo da sua casa para falar pessoalmente com um atendente da empresa. Para descobrir onde é o endereço do local, procure os “Postos de Atendimento” na Agência Virtual. Lá, você terá acesso a todos os locais que podem lhe atender na sua cidade.

Ligue para o SAC para atendimento direto ao cliente pelo número 0800-0555-195. As linhas estão disponíveis 24 horas por dia. Também é possível solicitar suporte técnico por e-mail, enviando mensagens ao [email protected]

Não tenho conta, e agora?

Caso você não resida no estado da Bahia, é provável que a empresa responsável pela sua distribuição de água e tratamento de esgoto seja outra. Verifique a sua última conta de água e entre em contato com a empresa que fornece o abastecimento na sua localidade através dos telefones disponíveis. Assim, será possível solucionar qualquer problema com a segunda via de conta.

Se você não encontrar nenhuma conta antiga, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e solicite informações sobre qual empresa contatar nessa situação.

Lembre-se de sempre manter as contas em dia, evitando prejuízos como o corte de fornecimento de água ou prestação de serviço. Manter os pagamentos corretamente também previne que o seu nome físico ou jurídico seja inserido no SPC.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário