Não arrume mais um problema! Emita sua segunda via COPEL em 5 minutos.

É muito fácil emitir uma segunda vida de conta da Copel! Por isso, não se preocupe se o seu boleto vindo pelo correio foi perdido ou extraviado. Aqui, você aprende passo a passo para conseguir uma segunda via da fatura de luz. E ainda evita maiores incomodações caso ocorra a falta de pagamento.

Continue lendo para aprender tudo sobre os serviços da Copel.

O que é a Copel?

Ela atua desde 1954, no estado do Paraná, gerando, transmitindo e distribuindo energia. Ou seja, se você é paranaense, é muito provável que sua região seja abastecida por ela. A empresa também trabalha com telecomunicações.

Conta com sistema elétrico que possui um próprio parque gerador de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas. Além disso, também possui sistema óptico de telecomunicações, que integra todas as cidades do Paraná.

Em média, são mais de 70 mil novas ligações a cada ano. 100% dos domicílios da área urbana são atendidos por ela, que atua também em 90% das regiões rurais do estado.

COPEL 2 via

Como tirar a segunda via da Copel pela internet?

É muito fácil emitir uma nova via da sua conta de luz. Acesse o site da Copel e procure pela coluna esquerda, onde estarão as opções da Agência Virtual. Logo abaixo, você encontrará “Segunda Via de Fatura”.

2 via copel

Você terá duas opções: a) emitir uma segunda via completa, que precisará do seu login (com CPF e senha) na Agência Virtual. Então, você é só acessar a área de consulta a débitos e imprimir as faturas que você deseja; ou b) emitir um documento para pagamento, que não precisa de senha, apenas de seu número da Unidade Consumidora. Ambos os serviços são gratuitos e gerarão documentos em PDF.

Como imprimir a fatura pelo site?

Assim que você fizer o download dos arquivos da segunda via (completa ou apenas boleto) como visto no tópico anterior, é só abrir o documento em PDF e solicitar impressão no programa. Fácil, não é?

Copel segunda via

Verificando as faturas pendentes

Para verificar os seus débitos com a empresa, acesse o site e faça login na Agência Virtual. Você precisará do número da sua Unidade Consumidora e seu CPF ou CNPJ. Então, é só verificar suas contas pendentes e baixar o arquivo do boleto para o pagamento.

Também é possível solicitar essa consulta pelo aplicativo Mobile e pelas agências de atendimento presencial. Escolha a maneira de sua preferência e não deixe de quitar seus débitos com a empresa.

Como consultar faturas pagas?

Para verificar as suas faturas pagas no site da empresa,  acesse a Agência Virtual e faça login com o número da sua UC e seu CPF ou CNPJ. Então, vá até o histórico de consumo. Lá, você poderá verificar as suas contas pagas, além de consultar o que você consumiu de energia desde que é cliente da Copel.

Onde pagar a sua conta?

  • Pelo seu banco: pelo internet banking, no caixa eletrônico, nos guichês ou pelo débito automático;
  • Pelas redes arrecadadoras: verifique no site quais os estabelecimentos comerciais que aceitam o pagamento da Copel na sua cidade. É possível pagar sua conta em dinheiro nas farmácias, supermercados e mercearias credenciadas.
  • Nos guichês dos bancos: Bancoob, Coopavel, CrediAliança, Credicoamo, Mercantil, Safra, Santander, Sicredi, Uniprime Central, Uniprime Norte, Bradesco, Banco do Brasil e Sicredi.

Como cadastrar sua conta no débito automático?

O pagamento por débito em conta é cômodo, fácil e seguro. Com ele, você evita filas e não perde tempo. É preciso cadastrar a sua conta da Copel no autoatendimento, internet banking ou aplicativa do seu banco.

Tenha em mãos uma conta de luz da empresa para incluir o código de barras ou a sua unidade consumidora. No Banco do Brasil, você também deve informar o número do convênio da Copel, que é 13896.

Veja os outros bancos em que você pode incluir sua conta em débito automático: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Bancoob, Caixa Econômica Federal, CrediAliança, Credicoamo, Credicoopavel, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Sicredi, Uniprime Central e Uniprime Norte.

Copel Internet Mobile

Aplicativo Mobile

Para smartphones e tablets, o Copel Mobile é uma forma prática e rápida de solicitar serviços e obter informações instantaneamente. Faça o download na App Store ou na Google Play Store. Veja as funções disponíveis no app:

  • Inclusão de débito automático;
  • Inclusão de fatura digital por e-mail;
  • Consultar desligamentos programados e emergenciais;
  • Informar falta de energia;
  • Receber notificação sobre falta de energia na sua região;
  • Receber notificação das faturas em atraso;
  • Consultar débitos;
  • Emitir segunda via em PDF e copiar código de barras;
  • Consultar histórico de consumo e pagamento;
  • Alterar data de vencimento da fatura;
  • Registrar autoleitura;
  • Solicitar religação de conta cortada após o pagamento de faturas em atraso;
  • Consultar o responsável pela iluminação pública no seu município;
  • Consultar locais de atendimento;
  • Simular consumo de equipamentos elétricos;
  • Alterar e-mail e telefones.

Contato da Copel

Ela oferece diversos canais de atendimento, onde você pode solicitar serviços, obter informações ou consultas, tirar dúvidas, registrar reclamações ou sugestões. Conheça todos eles:

  • Pelo e-mail: [email protected]
  • Pela Agência Virtual: faça login com o número da sua Unidade Consumidora (verifique alguma conta antiga para descobrir o seu) e seu CPF ou CNPJ. Os números devem ser digitados sem separação;
  • Pelo aplicativo: no Copel Mobile, é só fazer o mesmo login que o da Agência Virtual. Digite o número da sua Unidade Consumidora e o seu CPF ou CNPJ;
  • Pelas agências de atendimento: vá até a agência mais próxima de você para ser atendido pessoalmente;
  • Pela ouvidoria: para fazer sugestões, reclamações ou denúncias ligue para o telefone 0800 647 0606 (em dias úteis, das 8h às 18h), pelo fax no número (41) 3310 5024 (em dias úteis, das 8h às 18h) ou envie um e-mail para [email protected];
  • Pelos telefones: ligue 0800 510 116 para serviços relativos à distribuição de energia elétrica e 0800 414 181 para assuntos de telecomunicações. Ambas as linhas são gratuitas e funcionam 24 horas.

Como alterar a data de vencimento da fatura?

A empresa oferece várias datas de vencimento ao consumidor. Para solicitar a mudança, é só acessar a Agência Virtual no site, ligar para o telefone 0800 510 0115, ir até uma agência de atendimento presencial ou mudar pelo aplicativo Mobile.

Mas atenção: as datas de leitura e apresentação permanecerão as mesmas. Além disso, quando houver desligamento ou alteração do titular pela UC, o descadastramento será automático.

O que acontece se houver atraso no pagamento?

Caso você atrase o pagamento por alguns dias, será cobrada uma multa de 2% sobre o valor da fatura, mais a cobrança de juros de 1% pro rata die e a atualização monetária baseada no IGP-M (Fundação Getúlio Vargas) do dia do pagamento.

Segundo normas da ANEEL, o corte de energia elétrica pode ser feito 15 dias após a notificação feita pela empresa. Se você pagar a sua conta, a Copel tem um prazo de 24 horas para a área urbana, e 48 horas para a área rural para o religamento da energia.

Religações solicitadas após as 18h, em fins de semana ou feriados, serão programadas para as 7h do próximo dia útil.

Por isso, lembre-se de sempre manter as suas contas em dia. Esquecer de pagar uma conta pode te trazer muito mais prejuízos do que só o corte no fornecimento de luz. Também pode sujar o seu nome nas casas de crédito e trazer incomodações evitáveis.



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