Segunda via COPEL em 5 minutos
É muito fácil emitir uma segunda via Copel! Por isso, não se preocupe se o seu boleto vindo pelo correio foi perdido ou extraviado. Aqui, você aprende passo a passo para conseguir uma segunda via Copel da fatura de luz. E ainda evita maiores incomodações caso ocorra a falta de pagamento.
Continue lendo para aprender tudo sobre os serviços da Copel.
O que é a Copel?
Ela atua desde 1954, no estado do Paraná, gerando, transmitindo e distribuindo energia. Ou seja, se você é paranaense, é muito provável que sua região seja abastecida por ela. A empresa também trabalha com telecomunicações.
Conta com sistema elétrico que possui um próprio parque gerador de usinas, linhas de transmissão, subestações, linhas e redes elétricas. Além disso, também possui sistema óptico de telecomunicações, que integra todas as cidades do Paraná.
Em média, são mais de 70 mil novas ligações a cada ano. 100% dos domicílios da área urbana são atendidos por ela, que atua também em 90% das regiões rurais do estado.
Como conseguir uma segunda via Copel?
É muito fácil emitir uma nova via da sua conta de luz. Acesse o site da Copel e procure pela coluna esquerda, onde estarão as opções da Agência Virtual. Logo abaixo, você encontrará “Segunda Via Copel”.
Você terá duas opções: a) emitir uma segunda via Copel completa, que precisará do seu login (com CPF e senha) na Agência Virtual. Então, você é só acessar a área de consulta a débitos e imprimir as faturas que você deseja; ou b) emitir um documento para pagamento, que não precisa de senha, apenas de seu número da Unidade Consumidora. Ambos os serviços são gratuitos e gerarão documentos em PDF.
Como imprimir a fatura da Copel pelo site?
Assim que você fizer o download dos arquivos da segunda via COPEL (completa ou apenas boleto) como visto no tópico anterior, é só abrir o documento em PDF e solicitar impressão no programa. Fácil, não é?
Como consultar débitos pendentes na Copel?
Para verificar os seus débitos com a empresa, acesse o site e faça login na Agência Virtual. Você precisará do número da sua Unidade Consumidora e seu CPF ou CNPJ. Então, é só verificar suas contas pendentes e baixar o arquivo do boleto para o pagamento.
Também é possível solicitar essa consulta pelo aplicativo Mobile e pelas agências de atendimento presencial. Escolha a maneira de sua preferência e não deixe de quitar seus débitos com a empresa.
Como consultar faturas pagas na Copel?
Para verificar as suas faturas pagas no site da empresa, acesse a Agência Virtual e faça login com o número da sua UC e seu CPF ou CNPJ. Então, vá até o histórico de consumo. Lá, você poderá verificar as suas contas pagas, além de consultar o que você consumiu de energia desde que é cliente da Copel.
Onde pagar conta de luz Copel?
- Pelo seu banco: pelo internet banking, no caixa eletrônico, nos guichês ou pelo débito automático;
- Pelas redes arrecadadoras: verifique no site quais os estabelecimentos comerciais que aceitam o pagamento da Copel na sua cidade. É possível pagar sua conta em dinheiro nas farmácias, supermercados e mercearias credenciadas.
- Nos guichês dos bancos: Bancoob, Coopavel, CrediAliança, Credicoamo, Mercantil, Safra, Santander, Sicredi, Uniprime Central, Uniprime Norte, Bradesco, Banco do Brasil e Sicredi.
Como colocar a conta da Copel em débito automático?
O pagamento por débito em conta é cômodo, fácil e seguro. Com ele, você evita filas e não perde tempo. É preciso cadastrar a sua conta da Copel no autoatendimento, internet banking ou aplicativa do seu banco.
Tenha em mãos uma conta de luz da empresa para incluir o código de barras ou a sua unidade consumidora. No Banco do Brasil, você também deve informar o número do convênio da Copel, que é 13896.
Veja os outros bancos em que você pode incluir sua conta em débito automático: Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Bancoob, Caixa Econômica Federal, CrediAliança, Credicoamo, Credicoopavel, Itaú, Mercantil do Brasil, Safra, Santander, Sicredi, Uniprime Central e Uniprime Norte.
Como faço para entrar no aplicativo da Copel?
Para smartphones e tablets, o Copel Mobile é uma forma prática e rápida de solicitar serviços e obter informações instantaneamente. Faça o download na App Store ou na Google Play Store. Veja as funções disponíveis no app:
- Inclusão de débito automático;
- Inclusão de fatura digital por e-mail;
- Consultar desligamentos programados e emergenciais;
- Informar falta de energia;
- Receber notificação sobre falta de energia na sua região;
- Receber notificação das faturas em atraso;
- Consultar débitos;
- Emitir segunda via COPEL em PDF e copiar código de barras;
- Consultar histórico de consumo e pagamento;
- Alterar data de vencimento da fatura;
- Registrar autoleitura;
- Solicitar religação de conta cortada após o pagamento de faturas em atraso;
- Consultar o responsável pela iluminação pública no seu município;
- Consultar locais de atendimento;
- Simular consumo de equipamentos elétricos;
- Alterar e-mail e telefones.
Como faço para falar com atendente da Copel?
Ela oferece diversos canais de atendimento, onde você pode solicitar serviços, obter informações ou consultas, tirar dúvidas, registrar reclamações ou sugestões. Conheça todos eles:
- Pelo e-mail: [email protected]
- Pela Agência Virtual: faça login com o número da sua Unidade Consumidora (verifique alguma conta antiga para descobrir o seu) e seu CPF ou CNPJ. Os números devem ser digitados sem separação;
- Pelo aplicativo: no Copel Mobile, é só fazer o mesmo login que o da Agência Virtual. Digite o número da sua Unidade Consumidora e o seu CPF ou CNPJ;
- Pelas agências de atendimento: vá até a agência mais próxima de você para ser atendido pessoalmente;
- Pela ouvidoria: para fazer sugestões, reclamações ou denúncias ligue para o telefone 0800 647 0606 (em dias úteis, das 8h às 18h), pelo fax no número (41) 3310 5024 (em dias úteis, das 8h às 18h) ou envie um e-mail para [email protected];
- Pelos telefones: ligue 0800 510 116 para serviços relativos à distribuição de energia elétrica e 0800 414 181 para assuntos de telecomunicações. Ambas as linhas são gratuitas e funcionam 24 horas.
Como alterar a data de vencimento da fatura COPEL?
A empresa oferece várias datas de vencimento ao consumidor. Para solicitar a mudança, é só acessar a Agência Virtual no site, ligar para o telefone 0800 510 0115, ir até uma agência de atendimento presencial ou mudar pelo aplicativo Mobile.
Mas atenção: as datas de leitura e apresentação permanecerão as mesmas. Além disso, quando houver desligamento ou alteração do titular pela UC, o descadastramento será automático.
O que acontece se houver atraso no pagamento?
Caso você atrase o pagamento por alguns dias, será cobrada uma multa de 2% sobre o valor da fatura, mais a cobrança de juros de 1% pro rata die e a atualização monetária baseada no IGP-M (Fundação Getúlio Vargas) do dia do pagamento.
Segundo normas da ANEEL, o corte de energia elétrica pode ser feito 15 dias após a notificação feita pela empresa. Se você pagar a sua conta, a Copel tem um prazo de 24 horas para a área urbana, e 48 horas para a área rural para o religamento da energia.
Religações solicitadas após as 18h, em fins de semana ou feriados, serão programadas para as 7h do próximo dia útil.
Por isso, lembre-se de sempre manter as suas contas em dia. Esquecer de pagar uma conta pode te trazer muito mais prejuízos do que só o corte no fornecimento de luz. Também pode sujar o seu nome nas casas de crédito e trazer incomodações evitáveis.
Se ainda está com dúvida da segunda via COPEL, veja o vídeo que fizemos no YOUTUBE e aprenda com nosso tutorial.
Como fazer a leitura do relógio da Copel?
Na zona rural ou na zona urbana, aprenda a fazer a leitura do relógio e evite o faturamento pela média. Na zona rural, a leitura é feita pelo leiturista da Copel a cada três meses apenas, sendo assim, nos outros dois meses, a fatura é feita pela média de consumo e na zona urbana, saber esta informação garantirá o pagamento do valor real, quando o medidor estiver inacessível ao leiturista.
Fazer a auto leitura é muito simples: primeiro, verifique no site, aplicativo ou pelo telefone da Copel o dia certo do envio da leitura. Anote o número que aparecerá no relógio, dia e hora. Após anotar o número que aparecerá no relógio, o dia e a hora da verificação, envie pelo site, aplicativo ou pelo telefone. E pronto. Isso garantirá que a sua fatura venha com o valor do consumo real da sua unidade.
Quanto tempo de atraso para a Copel cortar a luz?
A Copel oferece soluções energéticas para clientes residenciais e comerciais, com foco em eficiência energética e sustentabilidade. Eles fornecem eletricidade por meio de suas próprias usinas de geração, bem como por meio de contratos de compra de energia com outros geradores.
A Copel existe há mais de um século e conseguiu cortar a luz por 15 dias sem interrupções.
Em 2017, a Copel cortou a luz por 15 dias para mostrar o quanto de energia elétrica é desperdiçada em residências e escritórios. Eles queriam aumentar a conscientização sobre a importância de economizar energia e também promover seus aparelhos de baixo consumo de energia.
A campanha da Copel foi bem-sucedida na conscientização sobre a importância da eficiência energética e da redução do consumo de energia. Há mais de um ano que a Copel consegue fornecer energia elétrica gratuitamente devido à economia que obteve com a redução de 20% no consumo de energia.
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