Veja como fazer a mudança de titularidade COPEL

A COPEL é a Companhia Paranaense de Energia, uma empresa pública de capital aberto, onde o maior acionista é o Governo do Estado do Paraná. É uma empresa estatal de economia mista, responsável pela transmissão, distribuição e geração de energia elétrica em todo o território do estado, além de atuar também em outras áreas de investimentos.

Conta com um parque gerador de 21 usinas próprias, onde 19 são hidrelétricas, uma é termelétrica e a outra é eólica. No total, a capacidade total dessas usinas chega próximo dos 5 mil megawatts. Somando tudo, são quase 4 mil km de linhas de transmissão e 44 subestações.

Além de atuar no Paraná, a Copel também conta com três complexos eólicos no Rio Grande do Norte, inaugurados no ano de 2015. Com todas as estruturas, o sistema de distribuição da empresa conta com quase 180 mil km de linhas e com 341 subestações, sendo que 334 dessas são operadas à distância. São mais de 3,4 milhões de unidades consumidoras atendidas, em 393 municípios do Paraná.

Em Curitiba, a capital do estado, a Copel iniciou um grande projeto em 2014, adotando o smart grid, um dos mais avançados programas de redes inteligentes do país. Nesse pacote, estão incluídos a automação de rede de distribuição, a medição remota conjunta de água, luz e energia, além da geração distribuída a partir de múltiplas fontes.

Se você é um dos clientes da Copel, certamente já teve alguma dúvida em relação aos processos burocráticos da empresa. Por exemplo, a mudança de titularidade ou atualização cadastral. É essencial estar sempre atento a esses quesitos, já que eles refletem diretamente na sua conta.

Para acabar com as suas dúvidas, este artigo irá trazer tudo o que você precisa saber sobre a Copel. Leia até o final para aprender de uma vez por todas a fazer essas mudanças da forma mais prática possível.

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Como fazer a mudança de Titularidade COPEL?

Quando você se muda para um novo imóvel, é muito importante colocar todas as contas no seu nome, para que nenhum antigo morador acabe pagando o que não foi ele quem consumiu. Isso também vale para quem está saindo de um apartamento ou casa, sendo muito importante alterar a titularidade para evitar cobranças indevidas. Se você precisar veja como emitir a 2 via da conta COPEL.

A mudança de titularidade deve ser feita quando você percebe que a energia do imóvel está ligada, antes mesmo de solicitar a ligação. Então, será preciso entrar em contato com a Copel para resolver esse problema. Veja como nas duas formas a seguir:

  • Mudança de titularidade online: através do site da Copel, é possível solicitar essa troca. É só acessá-lo, procurar pelos serviços da Agência Virtual, se cadastrar e selecionar a opção “Troca de titularidade Copel”. Em poucos passos, você poderá realizar essa mudança facilmente;
  • Mudança de titularidade presencial: para quem prefere resolver os seus assuntos conversando diretamente com um atendente, essa também é uma opção. Vá até a agência da Copel mais próxima de você e solicite a troca. Para saber o endereço de cada um dos postos, consulte a lista completa no site da companhia.

Quando efetuar a troca?

Como vimos, a troca de titularidade da Copel deve ser feita quando você está saindo ou entrando em um imóvel. Na hora de sair, é muito importante realizar a mudança com o novo endereço em mãos, para evitar que sejam feitas cobranças indevidas de um serviço que você não usou.

Para quem acabou de entrar em um novo imóvel e constatou que a energia já está ligada, também é preciso solicitar a mudança de titularidade. Fique atento e evite maiores problemas no futuro.

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Quais documentos necessários?

Alguns documentos são necessários para realizar a troca de titularidade junto à Copel. Para os clientes Pessoa Jurídica, é necessário ter em mãos:

  • Cópia do cartão CNPJ (para filiais, incluir a cópia do CNPJ da sede);
  • Comprovante de Inscrição Cadastral (CICAD), que deve ser impresso no site da Secretaria da Fazenda, mediante senha;
  • Documento de constituição, devidamente registrado na Junta Comercial do Paraná ou órgão competente, que pode ser a cópia do Contrato Social e a última alteração contratual ou a cópia do Estatuto Social, caso seja uma sociedade anônima ou de associação;
  • Comprovante de vínculo com o imóvel, em caso do endereço da unidade consumidora ser diferente do endereço que consta no CNPJ;
  • Declaração para Fins de Classificação Tarifária com firma reconhecida, caso a atividade da unidade consumidora seja diferente da atividade no CNPJ;
  • Em caso de representação legal, é necessário levar os documentos do representante. Para pessoa física, o CPF original, cópia simples, número do RG ou documento de identificação oficial com foto. Para pessoa jurídica, o RG, CPF e CNH dos representantes legais;
  • Procuração pública registrada em cartório e documentos do procurador, se houver, caso o responsável pela unidade consumidora não seja o proprietário ou titular dela, ou ata de nomeação, eleição ou posse para outros tipos de representantes legais;
  • Licença Ambiental Simplificada (LAS), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO), Protocolo de Licença de Operação (LO) ou Declaração de Dispensa de Licenciamento Ambiental Estadual (DLAE) referente ao endereço da unidade consumidora;
  • Outros documentos necessários são a solicitação formal, ofício ou carta da empresa para inclusão em órgão pagador, para os casos em que optar por esse tipo de arrecadação, notificação de encerramento de contrato, cópia do CAD/ICMS se houver e cópia do CAD/PRO se houver.

Para pessoa física, é necessário ter em mãos:

  • RG e CPF do titular;
  • Documento que comprove o vínculo com o imóvel onde está ligada a unidade consumidora, ou onde deverá ser desligada.

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Como Atualizar Cadastro

Atualizar cadastro com suas novas informações na Copel é muito fácil. Basta acessar o site, fazer o login na Agência Virtual e alterar os campos com o seu novo endereço, telefone ou e-mail.
Essa troca também pode ser feita presencialmente, caso você prefira ir até uma das agências de atendimento.

Como fazer uma religação

A religação na Copel deve ser feita quando você constata que a energia do imóvel em que está já foi desligada. Assim que confirmar que está assim, já pode continuar com a religação. O ideal é que o pedido seja feito antes do dia de início do seu contrato de ligação, já que existe um prazo para o restabelecimento do serviço. Assim, você não se incomoda chegando no imóvel sem luz.

Para fazer a religação na Copel, confira as três maneiras disponíveis:

  • Religação online: pelo app ou pelo site, você pode fazer a religação na Agência Virtual, fazendo o login e clicando na opção “Religação Copel”;
  • Religação presencial: indo até uma das agências físicas da Copel, é possível solicitar ao atendente a religação;
  • Religação pelo telefone: ligue para o número 0800 510 0116 e clique na opção 0. Diga ao atendente que precisa saber se a luz no imóvel está ligada ou desligada. Se estiver desligada, solicite a ligação na hora.

Contato

A Copel está disponível na Rua Coronel Dulcídio, 800 – Batel, Curitiba/PR. Para consultar o posto de atendimento mais próximo de você, consulte no site.

Pelo telefone 0800 510 0116, você também pode solicitar serviços relativos à energia elétrica, como pedido de ligação ou outras informações sobre a conta de luz. A ligação é gratuita e o atendimento funciona 24h.

 



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