Se mudou de endereço e acabou não recebendo a conta de luz desse mês? Seu boleto foi perdido ou extraviado de alguma forma? Hoje, com a correria do dia a dia, é fácil se perder na hora de pagar os débitos, inclusive os da sua casa ou empresa. Mas não se preocupe: também é muito fácil emitir uma nova via da fatura.
Se você é morador do estado de Santa Catarina, deve contatar a Celesc para uma segunda via da conta de luz. A seguir, veja o passo a passo para retirá-la.
O que é a Celesc?
A CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.) é a maior empresa responsável pela comercialização e distribuição de eletricidade no estado de Santa Catarina. Abrangendo cerca de 2,98 milhões de consumidores, a empresa gera energia a partir de 12 usinas hidrelétricas. São 4.000 km de linhas de transmissão e 150.000 km de rede de distribuição.
A sede da empresa é na capital, Florianópolis. Mas a empresa conta com 16 regionais, nas principais cidades do estado. Desde 2006. a companhia é dividida entre duas empresas: a responsável pela distribuição (Celesc Distribuição S.A.) e a outra responsável pela geração de energia (Celesc Geração S.A.). É considerada de economia mista, onde o estado de Santa Catarina detém cerca de 50% das ações.
2 via da fatura Celesc
Para solicitar uma nova via da sua conta de luz é fácil, e isso pode ser feito de diversas maneiras. Veja as opções e o que é preciso ter em mãos para acessá-la:
Pela Agência Virtual
Acessando o site da Celesc você encontra, na barra esquerda, um ícone chamado “2ª Via Rápida”. Clicando no link, você será redirecionado à Agência Virtual. Então, é só acessar com o seu CPF/CNPJ ou o número da Unidade Consumidora, encontrado em qualquer conta antiga. A fatura impressa pela internet não é cobrada.
Pelo atendimento presencial
Em qualquer uma das agências é possível emitir uma nova via de conta. Tenha em mãos o CPF ou CNPJ do titular da conta e o número da Unidade Consumidora. Para uma segunda via, será cobrado um valor de impressão.
Como verificar as faturas atrasadas?
Se você tem mais de uma conta atrasada com a Celesc, elas podem ser consultadas também. A consulta de débitos pode ser feita de três modos:
Pela Agência Virtual
No site, a primeira página já oferece opções da Agência Virtual. Clique em “Consultar débito” e você será redirecionado para a sua agência eletrônica. Faça o login com seu CPF/CNPJ ou número de unidade consumidora e consulte os seus débitos atrasados.
Pelo telefone
Ligue para 0800 48 0120 para o teleatendimento e solicite ao atendente as suas faturas atrasadas. Para isso, é importante ter o CPF/CNPJ do titular e o número da unidade consumidora em mãos.
Pelo atendimento presencial
Vá até a loja de atendimento presencial mais perto de você e solicite ao atendente informações sobre as suas faturas atrasadas. Lembre-se de levar a documentação necessária: o número da unidade consumidora e o CPF ou CNPJ do titular da conta. Para ver os endereços das lojas de atendimento na sua cidade, consulte o site da empresa.
Se você esquecer de pagar alguma fatura, ela comunicará o débito uma única vez, em uma mensagem na fatura. Por isso, é importante que você se atente às contas que pagou ou deixou de pagar. Atrasos e falta de pagamento podem gerar incômodos que vão além de multas e juros, passíveis de sujar o seu nome nas empresas de crédito e até motivar cortes de luz na sua empresa ou residência.
Como mudar a data de vencimento da conta de luz?
Às vezes, a data de vencimento da conta dificulta o pagamento. Se o dia previsto não coincide com a sua situação financeira na época do mês, é possível solicitar a mudança no vencimento. Para isso, ligue para o número 0800 48 0120 ou vá até a unidade de atendimento mais próxima de você e converse com o atendente. A Celesc oferece 6 opções de vencimento, além da data atual da fatura.
Onde pagar a conta de luz?
Para pagar a sua fatura da Celesc, é possível fazer a transação de várias formas. Pague nas lotéricas e lojas da empresa, na boca de caixa dos bancos Santander e Banrisul e por débito automático, internet e autoatendimento dos seguintes bancos:
- Banco do Brasil;
- Bancoob;
- Banrisul;
- Bansicred;
- Bradesco;
- Caixa Econômica;
- Cecred;
- Citibank;
- Credicoamo;
- HSBC;
- Itaú;
- Mercantil do Brasil;
- Safra;
- Santander;
Como incluir a fatura em débito automático?
Uma das soluções mais fáceis para o problema das contas atrasadas é passar a pagá-las em débito automático. Assim, o valor é descontado diretamente da sua conta corrente, e você não precisa enfrentar filas e nem sair de casa.
Para incluir a conta de luz em débito automático é só ir até a sua agência bancária e fazer a solicitação, lembrando de ter o número da Unidade Consumidora em mãos. Além disso, também é possível solicitar a inclusão de débito automático nas unidades de atendimento presencial da Celesc. Não é preciso ser o titular da conta, mas somente ele poderá solicitar o cadastramento.
Contato da CELESC
Para atendimento emergencial, ligue para o número 0800 48 0196. Para atendimento em horário comercial, ligue 0800 48 0120. Se você prefere o atendimento presencial, vá até a loja da empresa mais próxima do seu endereço, consultando a localidade no site.
Algumas consultas e serviços podem ser solicitados pelo site, no atendimento online. Evite filas e incomodações e confira se o que você deseja resolver não pode ser feito de casa.
Se você deseja reportar uma falta de luz, pode fazer isso pelo seu celular. Envie um SMS para o número 48196 com a mensagem “sem luz” e o número da unidade consumidora ou CPF/CNPJ do titular da conta.
O que é possível fazer no site?
Às vezes, alguns serviços e consultas podem ser feitas no site da companhia. Assim, você não perde tempo em filas e não precisa abrir compromissos na sua rotina. Veja o que pode ser feito no site da Celesc:
Serviços
- Atualização de cadastro;
- Solicitação de data certa;
- Agendamento de atendimento;
- Solicitação de parcelamento;
- Denúncia de falta de luz;
- Solicitação de segunda via da fatura;
- Religação de unidade;
- Desligamento de unidade;
- Acompanhar processo de PEP;
- Solicitações por e-mail (ligação nova, fatura e troca de titularidade).
Consultas
- Consultar débitos;
- Pagamento de fatura;
- Recibo de quitação;
- Lojas de atendimento;
- Datas de leitura;
- Datas de corte;
- Tarifas;
- Histórico de pagamentos;
- Histórico de consumo;
- Simulador de consumo.
Não tenho conta da Celesc, e agora?
A empresa é responsável pela distribuição de energia apenas no estado de Santa Catarina. Se você é morador de outro local, a empresa distribuidora é outra. Consulte contas antigas ou solicite à prefeitura de sua cidade e entre em contato com a sua companhia de luz.
Atenção! Mantenha as suas contas de luz da Celesc em dia, ou negocie parcelamento para o pagamento. Contas atrasadas ou não pagas podem não só resultar em juros e multas, mas também no corte do serviço de energia em sua empresa ou residência.
Como fazer pedido de ressarcimento por danos elétricos
Caso você tenha algum bem material – como uma TV, por exemplo, que tenha sido danificada por problemas na rede elétrica, como deficiência ou anormalidades, obras e atos necessários a manutenção, operação e ampliação, você pode pedir o ressarcimento do seu bem. Para isso, é preciso que você mantenha o aparelho em casa, sem concertá-lo, até que termine o prazo para a vistoria.
O processo todo é muito simples: você pode entrar em contato com a CELESC pelo Call Center ou pelas lojas de atendimento. Tenha em mãos seu RG e CPF, além do seu número de contrato com a companhia elétrica. Informe data e hora prováveis da ocorrência do dano, condições climáticas na data provável da ocorrência, relato do problema apresentado pelo aparelho com detalhes e as características gerais do aparelho, como marca e modelo, tensão, tempo de uso, se o aparelho é bivolt, entre outros. E pronto. A companhia vai questionar você sobre opção de recebimento da indenização (abatimento na conta de energia, depósito bancário ou cheque nominal).
A solicitação de ressarcimento pode ser feita até 90 dias corridos do acontecido. As demais etapas do processo levam em torno de 50 dias.
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