Emita agora sua 2 via da conta EMASA

Você mora em Camboriú e é cliente da EMASA? Neste artigo, iremos tirar todas as suas dúvidas em relação às contas e serviços dessa empresa. Acompanhe até o final para saber tudo o que ela oferece.

O que é Emasa

EMASA é a Empresa Municipal de Água e Saneamento, companhia responsável pelo tratamento e abastecimento de água nas cidades de Camboriú e Balneário Camboriú, localizadas no estado de Santa Catarina.

A empresa utiliza as águas do Rio Camboriú como fonte de abastecimento de água bruta, com captação a 5 km da Estação de Tratamento de Água (ETA).

Na ETA, são quatro conjuntos de motobombas anfíbias, que são responsáveis pelo recalque de água bruta, sendo conduzidas por meio de um bombeamento feito por duas adutoras, uma de 600 mm e outra de 800 mm.

No ponto de captação, está uma barragem para conter a maré alta. Assim, ela também combate as infiltrações de cunha-salina, o que poderia impedir o tratamento de água. Já para evitar problemas que estão relacionados à falta de energia elétrica, a Estação de Captação é equipada com grupos de geradores, que são acionados automaticamente sempre que há queda ou falta de energia.

A partir do momento em que a água é tratada de acordo com os padrões de qualidade e potabilidade que são estabelecidos pela Portaria de Consolidação nº 5/2017 do Ministério da Saúde, ela sai da Estação de Tratamento diretamente para o abastecimento das cidades de Balneário Camboriú e Camboriú, através das adutoras, e distribuída aos reservatórios da EMASA, que são os seguintes:

  • R1, com capacidade de 6,4 milhões de litros, abastecendo a região central da cidade;
  • R2, com capacidade de 6,4 milhões de litros, abastecendo a região sul da cidade;
  • R3, com capacidade de 2 milhões de litros, abastecendo os bairros Ariribá, Praia dos Amores e a região alta do Bairro das Nações;
  • Reservatório Estaleiro, com capacidade de 1,5 milhões de litros, abastecendo os bairros Estaleiro e Estaleirinho;
  • Reservatório Laranjeiras, com capacidade de 500 mil litros, abastecendo os bairros Laranjeiras e Taquaras.

Atualmente, os pontos de distribuição da EMASA chegam a 30 mil ligações, o que corresponde a mais de 73 mil unidades autônomas entre casas, condomínios, pontos comerciais, indústrias e prédios públicos.

emasa 2 via

Como emitir a 2 via da conta EMASA

É cliente da EMASA e precisou de uma segunda via de conta? Saiba que a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú oferece alguns serviços online, que servem para facilitar e agilizar o atendimento à população da cidade. Para acessar, é só entrar no site oficial. Lá, o consumidor poderá emitir a segunda via da fatura de água de forma gratuita, em qualquer horário ou dia da semana. Basta ter em mãos o número da matrícula do seu imóvel para gerar o novo boleto.

Se você quiser utilizar esse serviço, é só acessar a opção “2ª via fatura”, no link que está localizado no canto superior direito do site. Em seguida, é preciso clicar na opção “Segunda Via Expressa”, que está localizada no canto inferior esquerdo da tela. Com isso, o sistema da Agência Web irá solicitar o número da unidade consumidora, que está impressa no canto superior direito de qualquer uma de suas contas antigas.

Se preferir, você também pode emitir a segunda via presencialmente. Basta ir até o balcão de atendimento da Emasa para retirar. Ele fica na 4ª Avenida, 250 – Centro, Balneário Camboriú/SC. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. Para solicitar qualquer serviço no balcão presencial é preciso ter em mãos os documentos pessoais e a matrícula do imóvel.

Se ficar com alguma dúvida, você ainda pode entrar em contato pelo telefone 0800 643 6272 ou pelo WhatsApp (47) 3261 0000. Envie suas dúvidas, informações e emergências para o atendimento 24 horas, todos os dias.

Veja também como emitir da Zona OESTE MAIS, DAERP e CAEMA.

histórico faturas emasa

Como verificar o histórico faturas

Assim como a segunda via de conta, você também pode consultar o seu histórico de faturas junto à EMASA. Pensando em fornecer mais agilidade e praticidade ao consumidor, a Empresa Municipal de Água e Saneamento passou a oferecer a Agência Web, onde é possível acessar o seu histórico.

Para acessá-la, é só entrar no site da EMASA e, no canto superior da tela, clicar na opção “Agência Web”. Caso seja o seu primeiro acesso, será preciso se cadastrar com os dados solicitados. Isso não é necessário caso você esteja apenas emitindo a segunda via, mas se quiser o seu histórico de faturas, deverá realizar o cadastro. Depois de fazer isso, será preciso informar o número da matrícula do imóvel, o CPF ou CNPJ e a senha que foi cadastrada.

Além do histórico de faturas, você também pode consultar o seguinte na Agência Web:

  • 2ª via da fatura expressa;
  • 2ª via da fatura detalhada;
  • Fatura digital;
  • Conferir dados cadastrais e dados da unidade;
  • Emitir Certidão Negativa ou Certidão Positiva de Débitos;
  • Simular valor da fatura;
  • Previsão de próximas faturas;
  • Tabela tarifária;
  • Histórico de consumo e pagamentos;
  • Consumo macro e micro, para condomínios;
  • Verificar a qualidade da água.

 

Se tiver alguma dúvida ou quiser mais alguma informação sobre o seu histórico de faturas, entre em contato com a empresa através dos Canais de Atendimento, no SAC 0800 643 6272 ou no Fala EMASA, através do WhatsApp Comercial (47) 3261 0000 ou pelo e-mail [email protected]

troca titularidade emasa

Como fazer a troca titularidade EMASA

Se você mudou de endereço, é preciso realizar a troca de titularidade para não sofrer com cobranças indevidas. Esse serviço é muito fácil, e pode ser feito através do balcão de atendimento da EMASA ou de forma online, através do Protocolo Eletrônico que está disponível no site.

Para realizar esse procedimento, você precisará apresentar:

  • Certidão de Inteiro Teor válida, Carnê do IPTU do ano vigente ou documento correspondente ou a Escritura Pública de compra e venda;
  • No caso de pessoa física, é essencial apresentar os documentos originais de RG e CPF do proprietário ou do procurador, juntamente com a devida procuração;
  • No caso de pessoa jurídica, é essencial apresentar o contrato social da empresa e o CNPJ, onde descrevem sócios ou responsáveis. Também é preciso levar documentos originais de RG e CPF dos mesmos ou do procurador, com a devida procuração;
  • Uma fatura de água da unidade consumidora.

 

Quando a troca de titularidade for feita no caso de alteração de nome de usuário para locatário, além de todos os documentos acima, o requerente ainda deve trazer uma cópia autenticada ou o documento original do contrato de locação, com firma reconhecida e estando dentro do prazo vigente do aluguel. O contrato não deve possuir nenhuma cláusula que vede essa alteração cadastral.

Telefone

Para entrar em contato com a Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), você pode ir até o endereço de atendimento, a 4ª Avenida, 250 – Centro, Balneário Camboriú/SC. CEP: 88330-104.

Ou, se preferir, ligue para o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) no número 0800 643 6272 ou para a linha administrativa, no telefone (47) 3261 0000. Para contatar a empresa por e-mail, é só mandar a sua mensagem para [email protected].

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 9h às 12h.

Vinícius Cardozo

Deixe um comentário