Passo a passo para emitir a 2 via da sua conta DAERP

Se você é morador da cidade de Ribeirão Preto, no estado de São Paulo, certamente já ouviu falar do Daerp. A empresa, que é o Departamento de Água de Esgotos de Ribeirão Preto, é responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto em toda a região da cidade.

Por isso, são muitos os clientes da empresa. Isso acaba gerando algumas dúvidas e questionamentos em relação aos serviços e pagamentos de contas. Muitas vezes, para resolver esses problemas, os clientes acabam se frustando porque precisam contatar a empresa pelo telefone ou presencialmente, enfrentando filas e perdendo tempo.

Mas isso já não é mais realidade. Hoje em dia, as empresas oferecem todo o suporte necessário pela internet, no site ou aplicativo. Desse modo, você consegue emitir segundas vias, verificar seus débitos e até as faturas antigas sem precisar sair de casa.

Mas como fazer isso com o Daerp? Neste artigo, você vai aprender tudo o que precisa saber para facilitar a sua vida. Continue lendo para saber mais.

logo daerp

O que é o DAERP?

O Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto foi criado em 1969. É uma autarquia, responsável pela administração de serviços de abastecimento de água e afastamento e coleta de esgotos na cidade. Com exclusividade, a empresa atende a uma população de quase 700 mil habitantes.

Hoje em dia, esse abastecimento ocorre por água subterrânea, que é retirada de 115 poço profundos com capacidade de produção de quase 13 milhões de metros cúbicos por mês, o que é o suficiente para atender cerca de 200 mil ligações de água. Além disso, ele também possui 119 reservatórios, com capacidade de reservação de 146 mil metros cúbicos.

No ano de 2019, a companhia completou 50 anos de atividades. Atualmente, a empresa universalizou os serviços de água e esgotos, fornecendo água para 100% da população, com 100% de afastamento e coleta de esgotos e 100% de tratamento dos esgotos.

Foram implantados 97,2 km de redes coletoras e interceptoras de esgotos. Esse tratamento é feito em duas ETEs (Estações de Tratamento de Esgotos), em Ribeirão Preto e em Caiçara.

Para atender a demanda de toda a cidade, a Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) conta com uma rede de distribuição de água que tem mais de 2.300 km. Já o tratamento de esgoto, possui uma rede com mais de 1.800 km de extensão, com quase 90 km de interceptores instalados.

Dessa forma, podemos ver como o trabalho realizado pela Daerp é relevante. A empresa procura garantir a qualidade de vida e a saúde da população, mantendo a preservação do meio-ambiente.

No caso do abastecimento de água, é bom lembrar que a cidade de Ribeirão Preto é uma cidade privilegiada, onde quase toda a população é servida de água encanada. Toda a água que é distribuída pela Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) em do reservatório da águas subterrâneas do aquífero Guarani, uma fonte natural que se estende por vários estados brasileiros e também pelos países da Argentina, Uruguai e Paraguai.

Para realizar o processo de retirada, são perfurados poços tubulares profundos, com mais de 200 metros, que são os poço artesianos. Essa extração é feita por bombas submersas. Atualmente, Ribeirão Preto possui 116 poços artesianos em funcionamento, responsáveis pela retirada de 16,2 milhões de litros de água por hora. A cidade possui 118 reservatórios, que podem acomodar 146 mil metros cúbicos de água. Por possuir esses poços, a água que vem de Ribeirão Preta precisa somente da adição de cloro, que é realizada logo após a retirada, juntamente com a fluoretação.

Uma parte dessa água clorada e fluoretada é conduzida aos reservatórios por meio de tubulações, de onde é distribuída para as residências, passando pelo hidrômetro. Outra parte vai diretamente dos poços para a rede. Nos laboratórios do Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto, são coletadas amostras de água que passam por análises bacteriológicas e físico-químicas, tudo para garantir que a água seja de qualidade, ideal para o consumo da população.

daerp 2 via

Como tirar 2 via do Daerp?

Se você precisa emitir uma segunda via da conta de água e esgoto, saiba que isso é muito fácil. Muitas vezes, acabamos perdendo ou extraviando a conta, seja na caixa de correio ou no e-mail. Por isso, as empresas facilitaram o processo de emissão de faturas e segundas vias para que os cliente não enfrentem maiores problemas pela falta de pagamento.

De uns tempos para cá, o site da Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto) passou por algumas mudanças. Por isso, a forma de emitir a sua segunda via de conta mudou. Confira como solicitá-la corretamente no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site do Daerp;
  • Segundo passo: localize, no canto direito da tela, o robô do atendimento online;
  • Terceiro passo: clique e, quando o chat abrir, escolha a opção de “Serviços”. Todos os serviços online vão aparecer para você. Localize “2ª via de conta” e clique;
  • Quarto passo: informe o seu login e número de ligação RGL, sem ponto;
  • Quinto passo: a sua segunda via estará disponível para imprimir ou apenas copiar os números do código de barras.

matricula daerp

Como saber a matrícula do DAERP?

Para saber qual é seu número de matrícula do Daerp (Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto), localize a sua última conta de água. Lá, no canto do boleto, estará esse dado. Caso você ainda não o encontre, ou não tenha uma conta antiga, entre em contato com a Central de Atendimento no número 115 e solicite ao atendente o seu número de matrícula. Tenha em mãos os seus dados pessoais para informar e identificar na hora da ligação.

religação DAERP

Como efetuar a solicitação da religação?

O imóvel atendimento pelo Daerp está sujeito a corte de água se, depois do prazo de trinta dias da data de vencimento da conta, não for identificado o pagamento da mesma. Por isso, lembre-se de manter as suas contas sempre em dia, para evitar maiores incômodos como a falta de água na sua casa ou empresa.

Para solicitar a religação de água, você deve ir até um posto de atendimento presencial  para negociar os seus débitos. Na hora do atendimento, você acerta a primeira parcela no ato e a taxa de religação também. Caso já tenha realizado o pagamento, lembre-se de comparecer com um comprovante em mãos.

Telefone

Para falar com a Central de Atendimento da Daerp, você deve ligar para o número 115. Por esse método, você consegue fazer inúmeras consultas e solicitações, além de conseguir várias informações acerca dos serviços da empresa.

Se quiser resolver as suas pendências ou solicitar serviços presencialmente, você pode comparecer a um dos postos de atendimento. Veja quais sãos os endereços:

  • No centro de Ribeirão Preto: Rua São Sebastião, 462. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;
  • No Bonfim Paulista: Rua Professor Felisberto Almada, 566. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h;
  • No Poupatempo do Novo Shopping: Avenida Presidente Kennedy, 1500. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 15h.

Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário