Veja como mudar a titularidade da conta CEMIG

Procurando por mudança de titularidade? A CEMIG é uma empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica para diversos municípios brasileiros. Atuando desde 1952, ela trabalha com geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além da distribuição de gás natural.

Atualmente, são 172 sociedades que compõem a empresa, com ações em 15 consórcios e 2 fundos de participações. Veja como funcionam cada uma das frentes em que atua a CEMIG:

  • Geração de energia: é a sexta entre as maiores geradoras do país. Por meio das suas subsidiárias integrais, controladas e coligadas, são 89 usinas em operação, com capacidade instalada de 5,9 gigawatts;
  • Transmissão de energia: por meio das subsidiárias controladas e coligadas, a empresa opera uma rede de transmissão de quase 10 mil km, sendo o segundo maior grupo do país. O sistema de transmissão é responsável pelo transporte dos grandes blocos de energia, dos geradores até os consumidores;
  • Distribuição: a Cemig Distribuição S/A é a maior distribuidora de energia elétrica em todo o Brasil, principalmente quando falamos em extensão de rede. Ela atende a, aproximadamente, 96% de todo o estado de Minas Gerais. Além disso, também possui o meio índice de atendimento aos consumidores de baixa renda, fornecendo energia a 42,9% do total de consumidores de classe residencial;
  • Comercialização: é a maior comercializadora de energia do país. Possui capacidade de atrair e manter clientes com práticas que auxiliar na gestão eficiente de energia, além de orientações sobre as energias renováveis/
  • Gás Natural: através da Gasmig, a empresa distribui gás natural canalizado a todo o território do estado de Minas Gerais, seja por outorga ou concessão. Atende aos segmentos industrial, residencial e comercial com o gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), gás natural automotivo (GNV) e termelétrico.

trocar titularidade cemig

Como fazer a mudança de Titularidade CEMIG?

Precisou trocar a titularidade da sua conta CEMIG? Saiba que esse serviço pode ser solicitado pelo responsável pela unidade consumidora ou por um representante legal, desde que esteja devidamente qualificado por uma procuração.
Se você já confirmou que a energia do imóvel está ligada, basta fazer a mudança de titularidade para o seu nome, para que o antigo titular não seja cobrado pelo seu consumo. São duas formas para trocar a titularidade da sua conta de luz. Veja:

  • Pelo site: na forma online, é preciso ter um cadastro ativo na concessionária. Basta acessar o site e clicar na opção “Troca de titularidade Cemig”. Caso ainda não tenha um usuário ou senha, será necessário realizar o seu cadastro através da opção “Cadastrar-se”;
  • Pelo ponto de atendimento: se prefere resolver as suas pendências de forma presencial, você também pode trocar a titularidade indo até uma das agências de atendimento da empresa. Vá até o ponto mais próximo de você.

Quando efetuar a troca?

Normalmente, a troca de titularidade é realizada quando você se muda para um imóvel que já está com a energia ligada. Assim, para que o último titular não receba as suas cobranças, é necessário solicitar essa mudança. Uma dica importante é para efetuar a troca não pode ter débitos, caso tenha, veja como emitir a 2 via Cemig.

Quanto ao prazo, a troca normalmente é feita imediatamente após a conferência e certificação das informações que foram dadas ao atendente. Sendo assim o prazo máximo é de dois dias úteis para os imóveis da área urbana e cinco dias úteis para os imóveis da área rural. Para os grandes clientes, aqueles de unidade consumidora A de média tensão, o prazo é de até sete dias úteis.

Caso tenha alguma inconsistência nas informações, você será notificado para corrigi-las.

Quais documentos necessários?

Para solicitar a troca da titularidade, é necessário apresentar alguns documentos. Confira:

Documentos da Pessoa Física:

  • CPF, RG ou outro documento oficial com foto;
  • Caso o solicitante for indígena, basta apresentar o RANI.

Documentos da Pessoa Jurídica:

  • CNPJ, documentos de constituição da empresa, como o Contrato Social;
  • Documentos pessoais do representante legal.

Documentos do imóvel:

  • Caso tenha algum débito, é preciso apresentar um documento de propriedade ou posse do imóvel, que contenha o endereço completo dele. Pode ser uma Escritura Pública, o Registro do Imóvel, o contrato de compra e venda, o contrato de locação, o termo de doação, o termo de permissão de uso, o contrato de arrendamento ou o formal de partilha;
  • Caso não tenha nenhum débito, é dispensada a apresentação de documentos do imóvel.

Outros documentos:

  • Formulário: Declaração de Carga Instalada com as informações sobre a quantidade e potência dos equipamentos elétricos do imóvel;
  • Comprovação de Atividade Específica: um documento que comprove a atividade desenvolvida no imóvel, em caso de atividades rurais, serviço público de água, esgoto, saneamento ou tração elétrica. Imóveis residenciais não precisam apresentar esse documento.

cemig atende

Para que serve CEMIG ATENDE?

A CEMIG ATENDE é o sistema de atendimento online da empresa, disponível no site ou app. Através dele, você pode contar com:

  • Agendamento de atendimento;
  • Alteração de cadastro;
  • Cemingbot, o canal de atendimento digital;
  • Solicitar conta por e-mail;
  • Entenda a sua conta através do passo a passo;
  • Solicitar parcelamento de débitos;
  • Emitir segunda via de conta;
  • Solicitar serviços pelo WhatsApp;
  • Acessantes geradores;
  • Consultar anuência em área confrontante com a empresa;
  • Aviso de desligamento programado;
  • Consultar bandeira tarifária;
  • Realizar o cadastro rural;
  • Conhecer os canais de atendimento;
  • Conhecer empresas parceiras que podem cobrar débitos;
  • Emitir contrato de prestação de serviços;
  • Consultar direitos e deveres do consumidor;
  • Solicitar encerramento de contrato;
  • Comunicar falta de luz;
  • Saber como evitar desperdício de energia;
  • Consultar fatura de média tensão;
  • Saber o que fazer para normalizar a energia em caso de furto de cabos;
  • Denunciar gatos de energia;
  • Conseguir informações sobre iluminação pública;
  • Conseguir informações de atendimento;
  • Informar leitura da conta de energia;
  • Solicitar nova ligação e aumento de carga;
  • Solicitar ligação provisória;
  • Consultar locais de atendimento;
  • Consultar locais de pagamento;
  • Encaminha denúncia, elogio, reclamação ou sugestão através da Manifestação do cliente;
  • Consultar o manual de gerenciamento de energia;
  • Consultar normas técnicas;
  • Solicitar religação;
  • Solicitar ressarcimento de danos, em caso de queima de aparelhos com um pico de energia;
  • Consultar a tarifa social na conta de energia;
  • Solicitar troca de titularidade;
  • Consultar valores de tarifas e serviços.

Como fazer uma religação

A religação deve ser feita se você se mudou mas a energia do imóvel está desligada. Para isso, é preciso confirmar que ela realmente está desativada antes de fazer a solicitação. Normalmente, o pedido deve ser feito antes do dia de início do seu contrato de locação, para que o prazo de restabelecimento do serviço condiga com a data da sua mudança. Assim, você garante que ela já estará ligada quando começar a morar no imóvel. Confira como solicitar a religação nas três maneiras a seguir:

  • Religação pelo site: de forma online, acessando o site da Cemig, você pode pedir a religação, é só clicar na opção “Religação CEMIG”. É preciso ter um cadastro ativo na concessionária. Caso não tenha um usuário e senha, faça o cadastro clicando na opção “Cadastrar-se”;
  • Religação presencial: indo até uma agência física da CEMIG, você pode solicitar a religação diretamente com um atendente. Vá até o ponto de atendimento mais próximo;
  • Religação pelo telefone: ligando para a central no número 0800 721 0116, acesse a opção 9 e diga que precisa saber se a luz no imóvel está ligada ou desligada. Assim, caso esteja desligada, é só solicitar a religação ao atendente.

Contato

A empresa tem várias centrais de atendimento. Veja quais são elas:

  • No estado de Minas Gerais, ligue 116;
  • Fora do estado de Minas Gerais, ligue 0800 721 0116;
  • Para deficientes auditivos, ligue 0800 723 8007;
  • Para ouvidoria, ligue 0800 726 3838.



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