Dificuldades com suas contas? Veja Aqui Como emitir a 2 via SANEPAR

Na correria de hoje em dia, que algumas contas em papel se percam por aí. A culpa nem precisa ser sua, pode ser do correio, do endereço ou até ser pega por outra pessoa. Ainda bem que com a internet ficou muito fácil conseguir uma segunda via de conta.

Se você é cliente da Sanepar, distribuidora de água e responsável pelo tratamento de esgoto no estado do Paraná, chegou ao lugar certo. Descubra de vez como utilizar o site da empresa e fazer o maior proveito dos serviços e consultas disponibilizados.

[web_stories_embed url=”https://atualizo.com.br/web-stories/sanepar-2-via/” title=”Emitir a 2 via da SANEPAR” poster=”https://atualizo.com.br/wp-content/uploads/2019/09/cropped-sanepar-2-via-640×853.jpg” width=”360″ height=”600″ align=”none”]

O que é a Sanepar?

A Companhia de Saneamento do Paraná, é a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto no estado. Fundada na década de 1960 e com sede na capital, Curitiba, a companhia é uma sociedade de economia mista e capital aberto. Hoje, conta com mais de 7 mil empregados.

São 345 cidades paranaenses atendidas pela empresa, além de Porto União, em Santa Catarina e outras 293 localidades de menor porte. A empresa conta com mais de 53 mil quilômetros de tubulações para distribuição de água potável e cerca de 35 mil quilômetros de rede coletora de esgoto. Ela também opera em aterros sanitários em Apucarana, Cornélio Procópio e Cianorte.

Todos os municípios atendidos pela companhia têm acesso à água tratada. Mais de 70% do esgoto é coletado pela Sanepar, que trata 100% dele. Os serviços que a empresa oferece a seu cliente são:

  • Água tratada conforme os padrões internacionais;
  • Análises diárias da qualidade da água;
  • Coleta e tratamento de esgoto;
  • Gestão dos resíduos sólidos;
  • Estrutura adequada aos sistemas de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto;
  • Serviços de manutenção, 24 horas por dia;
  • Leitura, emissão e entrega de conta em domicílio;
  • Telefone 24 horas;
  • Investimento e modernização;
  • Experiência desde 1963.

sanepar 2 via

Como emitir a 2 via simplificada do boleto Sanepar?

Para conseguir uma 2 via simplificada da Sanepar é muito fácil: acesse o site da empresa e, no Acesso Rápido, clique em “2 via simplificada”. Então, digite a sua matrícula e acesse o serviço online. Você terá acesso à segunda via e pode escolher entre pagar pelo internet banking ou imprimir o boleto.

Como descobrir o número da matrícula se não tenho a conta?

Se você não tem em mãos nenhuma conta antiga para descobrir o seu número de matrícula, entre em contato com a Sanepar pelo telefone ou nas agências de atendimento presencial. Lembre de estar munido com seus documentos pessoais e informações sobre a sua unidade consumidora.

contas atrasadas sanepar

Verificar contas atrasadas?

Você pode ver quais são os seus débitos com a empresa pelo site da empresa. Na aba de Acesso Rápido, procure pela opção “Débitos Pendentes”. Então, é só fazer login com sua matrícula e senha e verificar quais as suas contas atrasadas.

Os débitos também podem ser consultados nas agências de atendimento presencial. Lembre-se de estar munido de suas informações pessoais e do seu endereço. Vá até a Central de Relacionamento mais próxima de você.

Como parcelar as contas atrasadas?

É possível parcelar as suas contas atrasadas com a empresa. Para isso, o titular da conta deve comparecer a uma das centrais de atendimento com os seguintes documentos:

Para proprietário – pessoa física:

  • Certidão de Registro de Imóveis atualizada (com data de emissão de até 30 dias) ou comprovante de compra e venda do imóvel em nome do solicitante, com firma reconhecida;
  • Documento oficial com foto;
  • Endereço completo e entre ruas ou conta de água e esgoto.

Para locatário – pessoa física:

  • Locação por imobiliária – contrato de locação e autorização da imobiliária;
  • Locação direta com o proprietário – autorização com firma reconhecida e documento do imóvel (Certidão de Registro de Imóveis atualizada ou IPTU atualizado) em nome do proprietário ou comprovante de compra e venda do imóvel em nome do proprietários com firma reconhecida em cartório;
  • Documento oficial com foto;
  • Endereço completo e entre ruas ou conta de água e esgoto;

Para condomínio

Pessoa física:

  • Identidade oficial com foto;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia da ata de posse do síndico.

Pessoa jurídica:

  • Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
  • Cópia do contrato de prestação de serviço da administradora do condomínio.

Onde pagar sua conta ?

São várias opções para pagar a sua conta Sanepar. Escolha a de sua preferência:

  • Bancos – na boca de caixa, no caixa eletrônico, como débito em conta, no internet banking e nos correspondentes bancários;
  • Correios;
  • Estabelecimentos comerciais;
  • Lotéricas.

Como cadastrar a conta em débito automático?

Colocar contas em débito automático facilita a sua vida e evita problemas de perda ou extravio de conta. Mensalmente, o dinheiro será descontado da sua conta bancária, sem filas ou incomodações. Para colocar a sua conta em débito automático, cadastre-a no seu banco, de acordo com as normas dele.

O débito em conta é prático e seguro. Você não se preocupa com datas e vencimentos, não enfrenta filas e evita que o seu abastecimento seja cortado por falta de pagamento.

serviços sanepar

Serviços Online

Veja o que pode ser feito pelo site da Sanepar, sem sair de casa:

  • Segunda via de conta;
  • Atualização cadastral;
  • Declaração de quitação de débito;
  • Débitos parcelados;
  • Leitura e consumo;
  • Débitos pendentes;
  • Pagamentos efetuados;
  • Vencimento alternativo de conta;
  • Entrega alternativa de conta;
  • Análise da conta de água;
  • Consulta de serviços solicitados;
  • Solicitação de serviços;
  • Alteração de dados cadastrais;
  • Novo boleto bancário.

Faltou água, e agora?

Se o abastecimento de água do seu imóvel falhar, verifique no site da empresa se há alguma parada no abastecimento. As faltas d’água também podem ocorrer por falta de energia elétrica, acidentes ou chuvas fortes. Se você não encontrar o motivo da falta no site, ligue para a central, pelo telefone 0800 200 0115. Ou entre em contato pelo aplicativo Sanepar Mobile.

Para evitar o desabastecimento total de água na sua casa ou empresa, instale uma caixa d’água que supra o consumo por até 24 horas.

Contato

  • Pelo Sanepar Mobile: o aplicativo de autoatendimento da empresa está disponível para smartphones e tablets, compatível com sistemas Android e iOS. Com ele, é possível atualizar seus dados cadastrais, verificar falta de água, localizar centrais de relacionamento, consultar os locais para pagar a conta, solicitar uma nova data de vencimento, solicitar entrega da conta em outro endereço, solicitar serviços de conserto de cavalete, obter código para pagamento e consultar pagamentos efetuados, débitos, leitura e consumo.
  • Autoatendimento virtual: pelo site da empresa, você consegue efetuar consultas, solicitações e informações. Acessando com seu login, é possível atualizar cadastro, consultar locais para pagamento, localizar centrais de relacionamento, consultar débitos, obter segunda via simplificada, solicitar segunda via da conta e boleto, consultar leitura e consumo, pagamentos efetuados e débitos parcelados;
  • Pelo teleatendimento: ligando para o número 0800 200 0115 você é atendido de forma gratuita, 24 horas por dia. Todas as ligações serão redirecionadas para profissionais especializados no assunto. É essencial que seus dados cadastrais estejam sempre em dia, para facilitar o atendimento.
  • Pelas Centrais de Relacionamento: encontre a mais próxima da sua localidade e seja atendido presencialmente. Todos os serviços oferecidos pela Sanepar estão disponíveis, inclusive solicitação de água e esgoto, negociação de débitos e alteração de titularidade;
  • Pela Ouvidoria: para registrar reclamações, denúncias, críticas, elogias ou sugestões, entre em contato com a ouvidoria pelo site e tenha em mãos o número da sua matrícula Sanepar.

Ligação Nova de água e esgoto

Mudou de casa e precisa pedir uma nova ligação de água e esgoto? Muito simples: a gente vai te ajudar. Você vai precisar, antes de mais nada, enviar um e-mail ou ir até uma central de relacionamento com os documentos necessários, de acordo com seu perfil de cliente.

Se você precisa da ligação para a região metropolitana de Curitiba, você precisará de uma declaração da prefeitura, com o número atual oficial do imóvel, mesmo que este já possua ligação de água. Você deverá apresentar, ainda, a autorização da prefeitura para ligação de água e luz, se você mora nas seguintes cidades da região metropolitana:  Araucária, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Contenda, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras.

Mas se você quer fazer o pedido de ligação nova para o litoral, atenção: em atendimento a legislação ambiental e planos diretores do municípios do litoral, para os pedidos de ligação de água localizados em áreas de preservação ambiental ou próximo a canais de até 30 metros do canal, além da documentação de praxe, você deverá apresentar, também, uma carta de anuência ambiental, emitida pela secretaria de meio ambiente.

 

Vinicius Cardozo

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