Aprenda HOJE, a conseguir a sua 2 via CASAN e fuja dos JUROS !

Tome muito cuidado com os atrasos no pagamento das suas contas, porque isso pode acarretar em diversos prejuízos. Essas incomodações não param só nas multas e juros: podem negativar o seu nome nas casas de crédito e até fazer com que a distribuição do serviço seja interrompida na sua residência ou empresa.

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Hoje, você vai aprender a evitar esse problema com ela. Se você é morador do estado de Santa Catarina e é a CASAN quem abastece a água e trata o esgoto na sua cidade, continue lendo este artigo para sanar todas as dúvidas em relação ao atendimento da empresa, emissão de segunda via, parcelamento de débitos e formas de pagamento.

O que é a CASAN?

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento, é a empresa responsável pelo abastecimento de água e de saneamento básico no estado de Santa Catarina. De economia mista, a empresa abastece 201 dos 295 municípios catarinenses, incluindo uma cidade paranaense, Barracão. Foi criada no ano de 1970, atuando por meio de convênios de concessão com as prefeituras das cidades abastecidas.

Para a distribuição de água nas casas das famílias catarinenses, a CASAN aposta em grandes investimentos na captação de água bruta, percorrendo um caminho entre as estações de tratamento, redes de distribuição, reservação e equipamentos.

casan 2 via

Emitindo a 2ª via da CASAN

Conseguir uma segunda via de conta é muito fácil, e pode ser feito pelo atendimento presencial ou pelo site da empresa, no portal e-Casan. Se você prefere fazer a solicitação de uma nova via presencialmente, vá até o posto de atendimento mais próxima da sua localidade e faça o requerimento ao atendente.

No entanto, se você quer evitar filas e perda de tempo, faça a solicitação de forma online, pelo site. É só acessar o site da empresa e procurar por “Segunda via da fatura”. Então, faça o login no sistema com seu CPF ou CNPJ e o número da matrícula da sua conta de água ou esgoto. Depois, é só verificar a sua segunda via e imprimi-la ou pagá-la pelo internet banking, usando o código de barras.

faturas atrasadas CASAN

Como verificar as faturas atrasadas ?

É possível acessar os seus débitos junto à Casan pelo sistema online da empresa. Faça o login com seu CPF ou CNPJ e a matrícula da conta e verifique quais são as suas faturas em aberto de forma fácil e rápida.

Como parcelar os débitos?

Para solicitar o parcelamento de débitos, você deve comparecer a alguma das agências de atendimento presencial da CASAN. É imprescindível que você seja o titular da conta, para completar a solicitação. Leve um documento com foto e esteja acompanhado de duas testemunhas.

No caso de imóveis alugados, o número das parcelas não pode exceder o fim do contrato. Já nos caso de condomínios, somente o síndico deve realizar o parcelamento, levando a ata de posse obrigatoriamente.

Veja as especificações para cada caso de parcelamento:

  • Para parcelamento de débitos: obrigatório apresentar o documento pessoal do titular e duas testemunhas devem estar presentes para firmar o Termo de Acordo e Confissão de Dívida. A entrada mínima é de 10% do valor da dívida. O parcelamento permitido para pessoa física é de até 36 vezes. Para pessoa jurídica, pode ser feito em até 12 vezes;
  • Para reparcelamento de débitos: obrigatório apresentar o documento pessoal do titular e duas testemunhas para firmar o Termo de Acordo e Confissão de Dívida. Nesse caso, a entrada mínima deve ser de 30% do valor da dívida. O número de parcelas é mesmo citado no tópico anterior. É importante lembrar: o reparcelamento somente pode ser feito três vezes;
  • No caso de descumprimento de parcelamento ou reparcelamento: não pagar a parcela determinada incluirá o valor corrigido na próxima fatura. Caso ela também não seja paga, o acordo firmado será cancelado.

Onde encontrar o número da matrícula?

O número da sua matrícula é muito importante para realizar qualquer solicitação e consultas junto à CASAN, especialmente na Agência Virtual. Se você não sabe ou não lembra qual a sua, não se preocupe: encontrá-la é muito fácil, é preciso somente consultar uma conta da empresa, não importa a data. Abaixo dos seus dados, estará o número da matrícula no canto superior esquerdo. Esse é o número que identifica a sua conta junto à CASAN.

Mais informações

Quero transferir a titularidade da conta. O que fazer?

Solicitações como a troca de titularidade devem ser solicitadas apenas pelo atendimento presencial. Apenas proprietários, usuários, responsáveis com procuração ou inventariantes podem realizar a mudança.

Ao solicitar esse serviço, a seguinte documentação é exigida:

  • Documento de vinculação do usuário ao imóvel: Escritura Pública do imóvel e matrícula atualizada do Registro de Imóveis, contrato de compra e venda, contrato de locação vigente, Termo Distrato do contrato de locação ou ata da eleição de síndico e regulamento;
  • Documentos pessoais: CPF e RG (em caso de pessoa física); CNPJ, Contrato Social, CPF e RG do representante legal (em caso de pessoa física).

Paguei a conta em duplicidade. E agora?

Quando isso acontece, a empresa desconta o valor pago em duplicidade na próxima fatura de água ou esgoto.

Onde pagar a fatura?

Pague a sua conta de água ou esgoto nos bancos listados a seguir:

  • Banco do Brasil: por meio do débito em conta, autoatendimento ou internet banking;
  • Santander: pelo débito em conta, autoatendimento ou via internet banking;
  • Banrisul: pague pelo débito em conta, autoatendimento ou pelo internet banking;
  • Caixa Econômica Federal: por meio do débito automático, no balcão, autoatendimento ou internet banking;
  • Nas lotéricas da Caixa Econômica Federal;
  • Nos correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco: pelo débito em conta, autoatendimento ou internet banking;
  • Itaú: por meio do débito automático, autoatendimento e internet banking;
  • Banco Mercantil do Brasil: pague no débito em conta, autoatendimento ou internet banking;
  • Sicredi: débito em conta, autoatendimento e internet banking;
  • Sicoob Central: pague pelo débito em conta, autoatendimento ou via internet;
  • Viacredi ou Cecred: pelo débito automático, autoatendimento ou internet banking.

contato casan

Contato

Se você deseja obter mais informações ou sanar as suas dúvidas, existem várias formas de contatar os atendentes da CASAN. Veja quais são elas:

Pelo telefone

Se você deseja sanar as suas dúvidas e resolver os seus problemas pelo telefone, ligue para o número 0800 643 0195. Converse com o atendente e resolva tudo o que precisa sem precisar sair de casa.

Pelas agências de atendimento presenciais

Caso você prefira um atendimento pessoal e presencial, vá até o posto de atendimento da sua cidade. Todos os municípios que contam com o serviço da CASAN têm uma agência da empresa. Verifique os horários de atendimento na sua localidade.

Pelo e-mail ou chat online

Contanto por meio dessas duas maneiras, você não precisa sair de casa e enfrentar filas. Pelo chat online, você consegue sanar as suas dúvidas informando seu nome, CPF ou CNPJ e número da matrícula. Para acessá-lo, é só entrar no site da CASAN e procurar pela opção “Chat Online”.

Já pelo “Fale Conosco”, você contata a empresa por meio do e-mail. É só preencher os campos solicitados com seus dados e pedir por informações, solicitações ou fazer reclamações.

Não tenho conta na CASAN, e agora?

Se você não mora no estado de Santa Catarina, a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto na sua localidade é outra. Para saber quem contatar nessa situação, procure por contas antigas e fale com a empresa pelos canais de atendimento. Caso, ainda assim, não a encontre, entre em contato com a prefeitura da sua cidade, para ter certeza da distribuidora na sua localidade. Dessa forma, será mais fácil solucionar as suas dúvidas e fazer solicitações como a emissão de uma nova via e parcelamento de débitos.

Ligação de água e Ramal

Está de casa nova e não sabe como fazer com a ligação da água e ramal? Calma. É tudo muito simples e nós vamos ajudar você. Para tanto, é necessário ter toda a documentação exigida pela Companhia em mãos. Preencha o cadastro com seus dados pessoais e anexe a documentação ao Formulário Eletrônico. Como documentos pessoais, a Companhia aceita seu CPF, RG ou CNH. Você vai precisar também da escritura pública do imóvel ou a matrícula atualizada do registro de imóveis, ou contrato de compra e venda, com firma reconhecida em cartório ou ainda, o contrato de locação vigente, também com a firma reconhecida em cartório. Certifique-se de que você tem o habite-se e a aprovação do kit de entrada: hidrômetro e cavalete, instalados por um técnico gabaritado.

Vinicius Cardozo

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