Não tenha sua água cortada, emita sua 2 via SANEP!

O que é Sanep?

SANEP é o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas, uma autarquia da prefeitura da cidade, que é responsável pelo abastecimento de água tratada em Pelotas, no Rio Grande do Sul. O município conta com três estações de tratamento de água:

  • ETA Santa Bárbara, com uma rede de distribuição de quarenta milhões de litros por dia;
  • ETA Sinnott, abastecida pelos arroios Pelotas e Quilombo, distribuindo trinta e seis milhões de litros por dia;
  • ETA Arroio Moreira, contribuindo com sete milhões de litros desde a sua construção, no ano de 1874, que iniciou o abastecimento de água na cidade.

logo sanep

A Sanep é uma autarquia responsável pelo processo de captação, tratamento e distribuição de água potável, além da coleta e destinação do lixo e da coleta e tratamento de esgotos sanitários e drenagem urbana. Diferentemente das outras cidades do estado, Pelotas não é abastecida pela empresa estadual CORSAN. A Sanep faz o trabalho responsável por ela.

Criada em 25 de outubro de 1965 pela lei nº 1.474, a Sanep era o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), uma entidade autárquica municipal. Em 2 de maio de 1984, o então prefeito de Pelotas realizou a troca do nome da Sanep, quando a empresa passou a ser responsável também pela captação, pelo tratamento e distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgotos sanitários e coleta e destinação do lixo.

Todos os moradores da cidade de Pelotas são clientes da Sanep. Por isso, são quase 400 mil pessoas recebendo o serviço de abastecimento de água, tratamento de esgoto e coleta de lixo, todos os dias. Se você é um desses clientes, certamente já precisou resolver algum problema junto à Sanep, seja pelas contas, pelo serviço ou para conseguir informações.

Para evitar maiores incômodos e resolver tudo o mais rápido possível, você pode contar com as informações que estão neste artigo, preparadas para esclarecer as suas dúvidas sobre a Sanep. Continue lendo para saber mais.

sanep 2 via

Como emitir a 2 via da conta SANEP?

Se você não recebeu a sua conta em casa ou quer emitir uma segunda via, saiba que é possível fazer isso pelo site da empresa, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas. Pelo espaço online da Sanep, você consegue consultar as contas do mês atual e dos meses anteriores, que ainda estão em débito. Para visualizar, só precisa informar o número da inscrição do seu imóvel.

Siga o passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site da Sanep;
  • Segundo passo: escolha a visualização da conta de água do mês;
  • Terceiro passo: insira o número de inscrição do seu imóvel e clique em “Consultar”. O boleto vai ser gerado automaticamente, e estará pronto para salvar ou imprimir. Você também pode copiar o número do código de barras para realizar o pagamento imediatamente.

Se preferir, você também pode solicitar a sua segunda via de conta presencialmente, na Sanep do centro da cidade, ou pelo telefone. No entanto, garantimos que a internet é o meio mais fácil e rápido de logo emitir uma segunda via e realizar o pagamento em seguida.

consulta débitos sanep

Como consultar débitos?

Você pode consultar os seus débitos com a Sanep pelo site também. Para emitir uma nova via dessas contas que não foram pagas, você precisa delimitar o período de interesse para consulta, por exemplo: “junho de 2019 a junho de 2020”. Depois de avançar, todas as contas que estão relacionadas a esse período e ainda não foram quitadas aparecerão no sistema.

Então, é só escolher entre detalhar as informações ou gerar o boleto de segunda via com prazo estendido para realizar o pagamento. Então, você pode imprimir o documento ou anotar o código de barras para pagar pelo internet banking, imediatamente.

A consulta de débitos também pode ser feita presencialmente ou pelo telefone. Nesses casos, converse com o atendente e peça para que reúna as informações dos seus débitos junto à Sanep.

Como funciona o parcelamento?

Se você ficou com débitos junto ao Sanep, pode realizar o parcelamento. No entanto, as condições para que isso seja possível são:

  • O usuário deve estar devidamente cadastrado, seja na condição de proprietário ou de promitente;
  • Terceiros podem fazer o parcelamento em nome do usuário, desde que apresentem autorização expressa do mesmo, mediante uma procuração ou documento equivalente;
  • Com exceção, em caso de falecimento do usuário ou na impossibilidade comprovada, os descendentes podem fazer o parcelamento, mas somente com parentesco comprovado documentalmente.

Quem pode solicitar, então, é o proprietário do imóvel ou o procurador legalmente constituído, portando RG, CPF, certidão de óbito e procuração, conforme o caso. A solicitação de parcelamento deve ser feita presencialmente, junto à Sanep. De acordo com os valores e condições, você e o atendente poderão entrar em consenso sobre as próximas faturas.

religação sanep

Como religar o corte de água?

O corte de água acontece se o usuário não realizar o pagamento da fatura dentro de um certo período. Caso isso aconteça, ele ainda deve arcar com mais uma despesa além do pagamento da dívida, que é o valor da religação de água. Essa taxa varia entre R$ 17,20 e R$ 155,20, dependendo de onde foi feita a obstrução e a pavimentação da via. Caso o lacre seja rompido depois do corte, o usuário também poderá ser multado por ligação irregular, e deverá pagar uma taxa de R$ 571,44.

Por isso, é muito importante manter as contas sempre em dia, para evitar incômodos como esse. Caso o seu fornecimento de água tenha sido cortado pela falta de pagamento, entre em contato com a Sanep presencialmente para solicitar a religação. Mas lembre-se: esse contato só pode ser feito se você já está em dia com suas dívidas.

Proprietários e procuradores podem solicitar o serviço, e devem estar munidos de RG e CPF na hora do atendimento.

Telefone

Para entrar em contato com a Sanep pelo telefone, ligue para o número (53) 3026 1144. A matriz da empresa está localizada na Rua Félix da Cunha, 653, no centro de Pelotas. O CEP é 96010-000.

Outras informações

Como solicitar ligação de água?

Esse é o procedimento que possibilita a primeira ligação de água do local. É importante lembrar que, com até 159 metros, você não precisa da aprovação do projeto hidrossanitário para residências. Quem pode solicitar esse serviço é o proprietário do imóvel ou o procurador, desde que seja legalmente constituído. Os documentos necessários para solicitar a ligação de água junto à Sanep são:

  • RG;
  • CPF;
  • Documentos de propriedade do imóvel, como Escritura Pública de Compra e Venda, Registro de Imóveis ou Contrato de Compra e Venda;
  • Alvará de projeto hidrossanitário, caso seja necessário. É o caso dos imóveis acima de 159 metros ou imóveis comerciais;
  • Contrato social, caso seja um firma ou empresa, ou Comprovante de Empresário Individual.

Mudar a data de vencimento da conta Sanep

Se você deseja alterar a data de vencimento da sua conta da Sanep para organizar melhor as suas contas, saiba que isso é possível pelo atendimento da empresa. Escolha entre os dias 10, 15, 20 ou 25 e entre em contato com a Sanep pelo site, pelo telefone ou presencialmente. Quem pode solicitar essa mudança é o proprietário do imóvel ou o procurador legalmente constituído. Para isso, tenha em mãos o seu RG e CPF.

2 via SANEP – Atualizações

Cuidados em época de estiagem

Pelotas é uma cidade que tem vivido épocas de poucas chuvas, assim como todo o estado do RS. Em função disso, o Sanep tem buscado orientar a população, tentando conscientizar acerca do uso responsável de água por parte dos consumidores.

Os meses de novembro e dezembro de 2021, janeiro e fevereiro de 2022 foram meses de chuvas abaixo do esperado, o que acendeu o sinal de alerta para a autarquia começar uma movimentação para buscar apoio da população na economia do consumo de água.

O que é o RETAR?

É o programa de Regularização de Tarifas. Com ele o consumidor em atraso pode buscar negociar com o Sanep as suas dívidas de água e esgoto. O programa ainda está em funcionamento no ano de 2022, até o dia 04 de abril. As vantagens chegam a até 100% de desconto em juros e multa por atraso, além da possibilidade de parcelamento em até 108 vezes. Para usuários cadastrados na Tarifa Social, o parcelamento pode chegar até 300 vezes.

Canais de atendimento são: Whatsapp: (53) 98425.0151 Email: [email protected]

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *