Perdeu sua conta Prolagos? Aprenda a emitir sua 2 via.

São tantas empresas que prestam serviços no nosso dia a dia que até nos confundimos. No começo do mês, a caixa de correio cheia de contas sempre está lá. Mas é normal que, às vezes, essas contas sejam perdidas ou extraviadas.

Por isso que as empresas estão facilitando o acesso à segunda via de conta, e você não preciso mais enfrentar filas quilométricas e mau atendimento.

É uma empresa do Rio de Janeiro, por isso muito moradores do estado são clientes dela. Se você é um deles, pode se que já tenha tido alguma dúvida relacionada às contas ou ao funcionamento da companhia. Neste artigo, você vai ver tudo o que precisa saber sobre ela, inclusive como emitir a segunda via, como consultas contas atrasadas e como parcelá-las.

prolagos

O que é Prolagos?

É a empresa prestadora de serviços de alguns municípios do Rio de Janeiro. Ela é conhecida como Prolagos Concessionária de Serviços Públicos de Água e Esgoto S/A. Então, ela fornece água e saneamento básico para Armação dos Búzios, Iguaba Grande, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo. Nessas localidades, 91% dos habitantes da zona urbana recebem serviços da empresa.

A sede administrativa da Prolagos está no município de São Pedro da Aldeia. A história da empresa se inicia no ano de 1998, onde garantiu o seu direito de prestar serviços por meio de um concurso público internacional. Esse contrato foi firmado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e pelas prefeituras dos municípios que recebem o serviço. Ele é regulado pela AGENERSA, Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro, com duração de 25 anos, perdurando, assim, até o ano de 2023. Recentemente foi aprovado para mais 18 anos, se estendendo até 2041.

Hoje, a companhia conta com 2 Estações de Tratamento de Água (ETAs), mais de mil quilômetros de rede de distribuição de água, mais de 200 quilômetros de adutoras de água tratada, quase 28 milhões de litros de volume de reservação, 30 unidades de Elevatórias e Casas de Bombas, 5 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), mais de 120 quilômetros de rede de coleta de esgoto e 41 Estações Elevatórias de Esgoto.

A empresa se desenvolveu muito nos últimos anos, e hoje traz para seus cliente um serviço completo. Se você é morador de alguma das cidades abastecidas pela Prolagos já sabe. O abastecimento de água e tratamento de esgoto são muito necessários, e melhoram a qualidade de vida de muitas pessoas, dia após dia. É importante reconhecer esse serviço, visto que há pouco tempo atrás não eram todas as pessoas que tinham acesso a ele.

prolagos 2 via

Emitindo a 2ª via da Prolagos

Perdeu a primeira via de conta e não consegue realizar o pagamento? Não se preocupe, na Prolagos é muito fácil conseguir uma segunda via. Veja como:

Se você já tem cadastro no site, é só acessá-lo e clicar em “2ª Via de Conta”. É necessário informar o seu CPF ou CNPJ, em caso de pessoa jurídica. A matrícula é outro dado solicitado para conseguir emitir uma nova via. Não sabe onde está a sua matrícula? Procure em uma conta antiga um conjunto de números, que se encontra no canto superior dela. Se mesmo assim não encontrar, entre em contato com a Central de Atendimento no telefone 0800 702 0195.

Caso você ainda não seja cadastrado, será necessário preencher um formulário para acessar as facilidades da Agência Virtual. Os dados solicitados são CPF ou CNPJ, nome completo, telefone celular, e-mail e número de matrícula. Depois de realizar esse cadastro, você pode emitir a segunda via normalmente, como vimos nos passos acima.

Se você quer mais facilidade ainda, no app da Prolagos é possível fazer tudo isso na palma da sua mão. O Água APP está disponível para smartphones com sistema iOS ou Android. Por meio dele, é possível consultar segunda via de conta, débito automático, falta de água, troca de registro e muito mais.

contras atrasadas prolagos

Consultando as contas atrasadas

Está em débito com a empresa? Então é necessário consultar quais são as suas contas atrasadas antes de realizar o pagamento. Isso é possível pelo site da empresa, procurando pela opção “Débitos”. O passo a passo é quase a mesma coisa que foi feita no tópico anterior. Bem fácil.

Mas lembre-se: deixar as contas atrasarem por muito tempo nunca é recomendado. Com os atrasos, você acaba acumulando multas e juros para pagar, o que encarece o valor da conta. A empresa também pode decidir cortar o serviço, o que no caso da Prolagos é o abastecimento de água. Já pensou em ficar sem água em casa? Que confusão!

Em casos mais extremos, o seu nome pode até ir parar em casas de crédito, dificultando a compra de qualquer produto ou serviço depois. Um monte de burocracia, né? Por isso, evite ao máximo atrasar as suas contas, principalmente as de serviços básicos.

Parcelamento de conta

Ficou com problemas financeiros e não consegue pagar a conta toda? A Prolagos oferece possibilidade de parcelamento de conta, de forma muito fácil. Você só precisa ir até a agência mais próxima para regularizar a sua situação. Nas cidades de Cabo Frio, Armação de Búzios, Arraial do Cabo, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia, você encontra uma loja de atendimento para resolver o problema. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Se quiser, pode entrar em contato com a empresa pelo WhatsApp, no número (22) 99722 8242.

Quer mais informações? Então faça o download do Águas App no seu smartphone ou entre em contato com o SAC pelos números 0800 702 0195 ou (22) 2621 5095.

Contato

Precisa entrar em contato com a empresa o mais rápido possível? Eles oferecem diversos canais de atendimento, e você pode escolher o que preferir. Veja:

  • Pelo e-mail: mande a sua dúvida pelo e-mail [email protected];
  • Pelo SAC: com atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana, o teleatendimento está disponível nos números 0800 702 0195 e (22) 2621 5095;
  • Pelo WhatsApp: o serviço de atendimento pelo WhatsApp funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 21h pelo número (22) 99722 8242;
  • Pela ouvidoria: quer fazer uma reclamação ou sugestão? Entra em contato com a Ouvidoria pelos números 0800 702 0195 ou (22) 2621 5095.

Se quiser ser atendimento presencialmente, você precisa se dirigir até um dos endereços a seguir:

  • Em Cabo Frio: Avenida Assunção, 1 – Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em Cabo Frio: Avenida Independência, sem número, Lote 16, Quadra 15 – Tamoios. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em São Pedro da Aldeia: Avenida Nilo Peçanha, 46 – Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em Arraial do Cabo: Rua Rui Barbosa, 46 – Pr. dos Anjos. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em Iguaba Grande: Rua Nossa Senhora de Fátima, 15 – Centro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em Búzios: Avenida Bento José Ribeiro Dantas, 5396, lojas 2 e 3 – Manguinhos. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Em São Pedro da Aldeia: Rua Amaral Peixoto, km 107, quadra 20, lote 9 – Balneário São Pedro. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Aplicativo Águas

Em tempos de pandemia, e para agilizar processos , muitas prestadoras de serviços estão oferecendo a opções de aplicativos, plataformas para solucionar de forma rápida vários serviços, no conforto da sua casa e com a Prolagos não ia ser diferente.

Com as lojas de atendimento temporariamente fechadas como medida de prevenção ao novo coronavírus, diversos serviços oferecidos pela Prolagos podem ser acessados de forma rápida e fácil, na palma da mão, por meio do aplicativo Águas APP. Pela plataforma é possível solicitar religação de água, acessar a 2ª via da fatura, efetuar pagamento por cartão de crédito e acompanhar o cronograma de leitura. O cliente também pode informar sobre vazamentos e fazer denúncias.

O acesso ao aplicativo é gratuito: para baixá-lo no celular basta pesquisar por Águas APP na Apple Store ou Google Store e obter as versões iOS ou Android. O aplicativo tem o objetivo de promover a inovação dos serviços, com foco nas facilidades para o cliente. “Queremos oferecer mais conveniência aos nossos usuários e, também, garantir o relacionamento mais eficaz. Buscamos inovar com os canais de comunicação para melhor atender nossos clientes e proporcionar maior acesso por meio das plataformas digitais que estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas”, afirmou o gerente Comercial Vitor Gabriel.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *