Cortaram sua luz da EDP!? Pague sua conta, veja como !

Extraviar ou perder as suas contas de luz é mais comum do que você pensa. Por isso, não se preocupe: esse problema é muito fácil de ser resolvido. Se você mora no estado de São Paulo ou no Espírito Santo e é cliente da EDP, veja neste artigo como emitir uma segunda via de conta.

Aprenda o que é possível fazer pelo atendimento online da empresa, evitando filas e incomodações. Além disso, veja como fazer o cadastro na Agência Virtual e como descobrir o seu número de instalação.

Com essas informações, você vai conseguir resolver os seus problemas com a EDP de forma fácil e rápida, poupando tempo da sua rotina.

EDP Logo

O que é a EDP?

A EDP, Energias do Brasil, é uma empresa que presta serviços de geração, comercialização e distribuição de energia elétrica. A empresa tem vigência nos estados de São Paulo e Espírito Santo.

Em São Paulo, atende 18 municípios do estado, localizados na região do Alto do Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte. Abrange cerca de 1,8 milhões de clientes. Já no Espírito Santo, 70 dos 78 municípios do estado são atendidos pela EDP, totalizando cerca de 1,5 milhões de clientes.

EDP 2 via

Como emitir a 2 via EDP online?

Para emitir a sua nova via de conta, é só acessar a Agência Virtual da EDP. Vá até o site da empresa e clique em “2ª via de conta”. Então, é só fazer login com seu CPF e número de instalação para verificar a sua nova emissão da 2ª via ou apenas o código de barras para pagamento. Faça download e pague pelo internet banking ou imprima e faça o pagamento como uma fatura física.

Também é possível conseguir a segunda via por meio do aplicativo EDP Online, que é compatível com tablets e smartphones Android, iOS ou Windows Phone. O processo para a emissão é o mesmo.

Caso você queira solicitar uma segunda via de conta em canais de atendimento offline, a Central de Atendimento, pelo número 0800 721 0707 também realiza esse serviço. E se você enviar “Conta + nº da sua instalação” para o número 33737, recebe o código de barras para pagamento por SMS.

Cadastro na Agência Virtual

A Agência Virtual da EDP é uma mão na roda na hora de resolver os seus problemas com a distribuição de luz. Muitos dos serviços da empresa estão disponíveis online, e você pode solicitá-los na palma da sua mão. Não precisa perder tempo, sair de casa e enfrentar filas.

Para fazer o seu cadastro na Agência Virtual, preencha o campo de login com o seu CPF ou CNPJ e o número de instação do seu imóvel.

Como descobrir o número de instalação da EDP?

Descobrir o seu número de instalação da EDP é muito fácil. Procure em qualquer conta da empresa e você encontrará o número que identifica o seu imóvel como cliente da companhia. Esse número é necessário para qualquer solicitação de serviço ou consulta no atendimento ao cliente. Tenha-o sempre em mãos.

EDP Fatura

Como receber a fatura por e-mail?

Em certas situações, receber a sua conta por e-mail pode ajudar na hora de organizar os pagamentos. Assim, você não irá perdê-la e ela não será extraviada. Para solicitar o envio eletrônico, faça o cadastro na Agência Virtual da EDP. Você pode cadastrar até dois e-mails de sua preferência, que lhe permitem a conferência dos valores e o acompanhamento do histórico de consumo.

Como solicitar a religação de energia?

A distribuição de energia é cortada quando há falta de pagamento das faturas. Se você já quitou as suas dívidas com a empresa e deseja restabelecer a energia na sua empresa ou residência, solicite a religação através da Agência Virtual, vá até uma das agências de atendimento presencial ou ligue para o número 0800 721 0123. Tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Número da instação do imóvel a ser religado ou o endereço completo;
  • CPF ou CNPJ do titular;
  • Apresentação do comprovante de pagamento dos débitos pendentes.

O prazo para religação na região urbana é de até 24 horas. Na zona rural, o prazo passa para 48 horas. O prazo começa a ser contado entre o período de 8 da manhã às 6 da tarde. Não é necessário que um responsável esteja presente na hora da religação, mas o centro de medição deve estar acessível para a execução do serviço.

Como incluir a conta da EDP no débito automático?

Os clientes de baixa tensão da EDP têm o direito de incluir as suas contas de luz no sistema de débito automático descontado em conta corrente. Esse serviço proporciona ao cliente mais comodidade, e evita que multas sejam cobradas nas contas pagar depois da data de vencimento.

Compareça à sua agência bancária e verifique se ela é conveniada com a EDP. Caso seja, solicite ao atendente a inclusão da conta em débito automático. Lembre-se de ter uma fatura de energia elétrica em mãos. Alguns bancos oferecem o cadastro pelo site ou app, para facilitar a ação.

A conta seguirá sendo enviada para a sua residência, para que você possa consultar os valores e consumos. Para cancelar o cadastro do débito automático, entre em contato com a sua agência bancária.

Quando a multa é cobrada?

Em casos de atraso no pagamento da fatura de luz da EDP, uma multa de  2% sobre o valor total da conta é cobrada.

Mesmo depois do vencimento, a fatura deve ser paga. O valor referente à multa será cobrado na fatura do mês seguinte.

O que fazer quando o pagamento é feito em duplicidade?

Se você pagou a conta de energia elétrica duas vezes, sem querer, o valor será devolvido automaticamente como crédito na próxima fatura. Se o valor for maior do que o consumo em questão, ainda será creditado nas faturas posteriores.

EDP Contato

Contato da EDP

Veja todas as formas de entrar em contato com os canais de atendimento da EDP.

Em São Paulo

  • Pelo telefone: ligue 0800 721 0123 para o atendimento 24 horas. A central para deficientes auditivos é 0800 7272 872;
  • Pelo atendimento online;
  • Pelo atendimento presencial, com uma agência em cada cidade de abrangência;
  • Para atendimento de poder público e grandes clientes: ligue 0800 723 4321, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Ouvidoria: ligue 0800 721 0201 para fazer reclamações e sugestões;
  • Contato com a imprensa: envie um e-mail para [email protected].

No Espírito Santo

  • Pelo telefone: ligue 0800 721 0707. Para a central para deficientes auditivos, use o número 0800 727 2655;
  • Pelo atendimento online;
  • Pelo atendimento presencial, com uma agência em cada cidade de abrangência;
  • Para atendimento de poder público e grandes clientes: ligue 0800 721 5671, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h;
  • Ouvidoria: ligue para o número 0800 721 3321 para fazer reclamações ou sugestões;
  • Contato com a imprensa: envie um e-mail para [email protected].​​​​

Não tenho conta na EDP, e agora?

Se você não é morador de São Paulo ou Espírito Santo, ou mora em uma região com outra empresa responsável pela distribuição de energia, procure por mais informações nas contas antigas de luz. Então, entre em contato com a empresa referida e tire as suas dúvidas.

Caso, ainda assim, não a encontre, fale com a prefeitura da sua cidade e peça por mais informações sobre a distribuidora de luz na sua região.

Atenção! Procure manter sempre as suas contas em dia. O atraso ou a falta de pagamento pode gerar incômodos que vão além do corte do serviço na sua residência, como multas, juros e a negativação do seu nome nas casas de crédito.

O que é o ressarcimento de danos elétricos e quando pedir

O ressarcimento por danos elétricos é quando você, o consumidor titular cadastrado na empresa de energia elétrica como responsável pela unidade consumidora, é indenizado por eventuais danos em equipamentos elétricos causados em razão de ocorrências na rede de distribuição de energia elétrica. É quando a empresa, comprovado o dano elétrico, se responsabiliza pelo reparo do aparelho danificado ou, em casos mais graves, o pagamento de um equipamento compatível ao avariado.

O processo todo do ressarcimento é regulado pelos artigos 203 a 211, da Resolução normativa da ANEEL. Mas atenção: com o avanço das medidas de proteção contra o corona vírus, a empresa informa que os prazos que se referem ao processo de ressarcimento de danos elétricos foram suspensos.

Portanto, se sua TV queimou, verifique suas instalações elétricas. Consulte um bom técnico e avalie a possibilidade de recorrer ao ressarcimento de danos elétricos.

Vinícius Cardozo

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