Veja aqui! Algumas dicas para emitir a 2 via COSERN!

Chega de se preocupar se você perdeu ou não recebeu a conta de energia da COSERN em casa. Aqui, você aprenderá a emitir a segunda via de conta nos vários portais que a empresa de abastecimento de energia do estado do Rio Grande do Norte oferece, para deixar a sua vida muito mais fácil.

cosern logo

O que é a COSERN?

A Companhia Energética do Rio Grande do Norte, é considerada a sexta maior distribuidora de energia elétrica na região nordeste do Brasil. Está presente nos 167 municípios do estado do Rio Grande do Norte, atendendo cerca de 3,5 milhões de habitantes, com uma área de concessão que atinge 52.811 km². 86% dos clientes da Cosern são residenciais.

A empresa fundada em 1961 conta com 2,7 mil colaboradores, entre funcionário e trabalhadores terceirizados. São 65 subestações, 26 agências de atendimento, 146 postos de atendimento e 1.499 agentes arrecadadores.

cosern 2 via

Como emitir a 2 via da conta Cosern?

Para solicitar uma nova via da sua conta de luz não precisa de muito incômodo, e é super fácil. Essa solicitação pode ser feito de duas maneiras. Veja as opções e o que é preciso ter em mãos para acessá-la:

Pelo site

Acesse o site da COSERN e localize, no menu “Atendimento”, a opção “Serviços”. Na aba “Pagamentos e Faturas”, você encontrará o link “Segunda via”. Então, é só entrar no sistema com a sua Conta Contrato, um dado que pode ser consultado em qualquer conta antiga da empresa.

Depois de fazer o login, faça o download da segunda via e pague pelo internet banking ou imprima e pague na lotérica ou banco mais próximo.

Pelo atendimento presencial

Vá até a agência de atendimento mais próxima de você e solicite ao atendente uma nova via da sua conta de luz. Lembre-se de estar munido de sua carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e a última conta da empresa que você recebeu.

Como imprimir a segunda via do boleto?

Depois de fazer o download da segunda via, é só imprimi-la como qualquer outro documento.

Você pode também solicitar o recebimento da sua fatura por e-mail. Então, todo mês, ela chegará no seu endereço eletrônico. È só imprimir em casa e pagá-la como de costume. Esse serviço é gratuito e torna o recebimento mais prático e seguro. O arquivo que é enviado tem as mesmas informações e detalhes que a conta impressa. Para isso, é preciso que você tenho o seu cadastro com a COSERN sempre atualizado.

Para solicitar o recebimento por e-mail, acesse “Todos os serviços”, e localize a aba de “Pagamentos e faturas”. Clique em “Alteração fatura por e-mail” e informe o endereço de e-mail que você deseja receber as suas próximas contas de luz.

Consultar contas de luz atrasadas

Consultar as suas dívidas com a empresa é super prático e rápido pelo site. Entre no portal da empresa e, na página inicial, clique em “Consulta de débito”. Então, é só entrar com sua Conta Contrato e CPF ou CNPJ. Você terá acesso a todas as informações sobre as suas contas atrasadas.

Lembrando que o número da Conta Contrato está presente em todas as suas contas da Cosern, por isso consulte o número em qualquer uma delas. É ele quem identifica o seu imóvel e o serviço prestado pela empresa.

contas atrasados COSERN

Parcelamento das contas em aberto

Ela oferece um serviço de parcelamento dos débitos. Se você preferir, pode optar por essa modalidade. O parcelamento pode ser feito em até 12 vezes no cartão de crédito. Essa forma de pagamento está disponível para os clientes que têm duas ou mais contas vencidas.

O parcelamento pode ser feito com a prestação mínima de R$ 5,00. Os cartões aceitos são Visa, Mastercard e Hiper. Esse serviço é feito no site da empresa, mas informações podem ser solicitadas nas lojas de atendimento presenciais da COSERN. Vá até a mais próxima de você e peça orientações ao atendente.

Se você não precisa de orientações, siga os passos abaixo para fazer o parcelamento:

  • Acesse o site e selecione a opção “Pagar parcelado”;
  • Você será redirecionado para uma página da Flexpag. Então, digite o código de barras das faturas que estão vencidas;
  • Você pode optar pelo parcelamento em até 12 vezes, com o valor mínimo de 5 reais por parcela.

Outras informações

Como realizar a troca de titularidade?

Pelo site, você consegue trocar a titularidade da sua conta COSERN. Acesse “Todos os serviços” e localize a opção “Minha Conta”. Então, é só clicar em “Troca de Titularidade” e solicitar o serviço. A documentação necessária varia de acordo com o tipo de cliente, veja:

  • Para pessoa física: CPF e RG;
  • Para pessoa jurídica: estatuto ou contrato social da empresa, contrato de Sucessão Comercial, CNPJ da empresa, inscrição municipal ou estadual, ata ou outro documento de designação do representante legal, documentação do representante legal (RG e CPF).

Mas atente-se: esse serviço poderá ser negado se o novo titular possuir débitos com a empresa.

O que fazer se a conta foi paga duas vezes?

Fique tranquilo se a conta foi paga em duplicidade sem querer. Ela fará o estorno do valor pago na conta do próximo mês. Se você deseja receber o valor de volta em sua conta corrente, compareça a uma das lojas de atendimento presencial com RG, CPF e comprovante de pagamento em mãos. O crédito somente será efetuado para o atual titular da conta de luz.

O fornecimento de energia foi cortado, e agora?

A empresa pode suspender o fornecimento de energia na sua localidade pelos seguintes motivos:

  • Impedimento de leitura por falta de acesso ao medidor (nesse caso, a distribuidora deve notificar o cliente);
  • Caso o cliente não faça as correções necessárias que foram identificadas pela empresa em seu padrão;
  • Caso o cliente não adeque as suas instalações de acordo com a demanda da sua unidade e isso cause danos ao sistema elétrico ou às instalações e equipamento elétricos de outros consumidores;
  • Por falta de pagamento ou débitos pendentes.

Antes de suspender a luz, a COSERN deve enviar uma notificação por escrito ao cliente. Para solicitar a religação, o cliente deve ir até uma agência de atendimento para conversar com um atendente.

corsen serviços contato

Contato

Conheça todos os canais de atendimento que a empresa oferece ao seu cliente:

  • Pelo site: você consegue serviços e informações essenciais rapidamente, onde quer que esteja. O canal está disponível 24 horas, 7 dias por semana;
  • Pelo aplicativo: baixe o app gratuito e acesse, de forma rápida e segura, serviços como 2ª via, religação, falta de energia, histórico de consumo e consulta de dívidas. Baixe pela Google Play Store ou pela Apple Store.
  • Por SMS: caso falte energia na sua casa ou empresa, mande um SMS com o número da sua Conta Contrato para 26560. Você vai receber um protocolo de atendimento e uma estimativa de retorno da luz. O serviço é gratuito e disponível 24 horas;
  • Pelo teleatendimento: ligue 116 para o atendimento 24 horas da Cosern. Para os clientes que são portadores de deficiência auditiva, ligue 0800 281 0142;
  • Pelo atendimento presencial: ela conta com agências de atendimento presencial em todos os municípios do estado do Rio Grande do Norte. Vá até o estabelecimento mais próximo da sua localidade;
  • Pelo totem: algumas lojas da Cosern oferecem o totem de atendimento, onde você pode realizar solicitações de forma mais rápida e prática;
  • Pelas redes sociais: no Facebook, Instagram e Twitter oficiais da Cosern é possível enviar dúvidas e solicitações e ser respondido de forma rápida.

Ligação de nova unidade consumidora

Você está de casa nova e precisa fazer o pedido da ligação de energia elétrica? Muito simples. A gente te diz o passo a passo para facilitar sua vida.

Antes de mais nada você precisa contatar um eletricista gabaritado e conversar com ele sobre o que pretende usar de aparelhos em casa. Após esta conversa, ele saberá o tipo de instalação elétrica do padrão de entrada que você vai precisar.  Após isso, você poderá comparecer a umas das lojas da empresa ou apenas acessar o site e fazer tudo online. Tenha em suas mãos os principais documentos oficiais: RG e CPF, além do seu endereço atual completo e também o endereço completo de onde será feita a nova instalação. Marque uma vistoria do seu kit de entrada. Se tudo estiver conforme as normas da empresa, o funcionário te orientará para entrar em contato e fazer o pedido pós vistoria.

Para a zona urbana, o prazo de ligação é de três dias uteis, e para a zona rural, o prazo aumenta para cinco dias uteis.

Vinicius Cardozo

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