Perdeu a fatura? Não fique preocupado! Veja aqui como emitir a 2 via CESAN!

Descubra como emitir uma segunda via de conta pela CESAN, empresa de abastecimento de água e tratamento de esgoto no Espírito Santo.

CESAN Logo

O que é a CESAN?

A Companhia Espírito-santense de Saneamento é uma empresa de economia mista, com objetivo central em melhorar a qualidade de vida da população do estado do Espírito Santo.

Criada pela Lei 2.282 em 1967, a companhia presta serviços no que diz respeito à captação, tratamento e distribuição de água, além de coletar e tratar esgotos sanitários. Concedida por lei, a empresa também pode atuar na área de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Dentre as atividades da empresa, também estão estudos de projetos, execução de obras de novas instalações e ampliação de redes, manutenção e comercialização de serviços relacionado ao meio ambiente e aos resíduos sólidos.

O Governo do Estado do Espírito Santo detém de 99,77% das ações da Cesan. A empresa presta serviços a 52 dos 78 municípios do estado. Sete deles estão na região metropolitana, enquanto os 45 restantes estão no interior.

cesan 2 via

Emitindo a sua 2 via de conta Cesan

É muito fácil conseguir uma nova via da sua conta de água ou esgoto dela. No entanto, para solicitar a emissão, o seu cadastro do usuário precisa estar atualizado. Para pedir uma nova via, acesse o atendimento online no site da empresa ou vá até o escritório de atendimento presencial mais próximo de você.

Os documentos necessários são o CPF do titular da conta e a matrícula do imóvel. O atendimento é imediato e esse serviço não tem custo.

Caso o cadastro esteja desatualizado, o cliente deve solicitar a atualização pelo site ou nos escritórios presenciais.

consultar debitos cesan

Consultar débito

Para consultar quais são os seus débitos junto a empresa , o processo é o mesmo que para a solicitação de uma nova via de conta. Pelo site, ao verificar a opção “Segunda via de conta”, as parcelas que ainda não foram pagas vão aparecer também.

Negociação dos débitos

Se você deseja parcelar as suas faturas junto à Cesan, essa solicitação é possível. A requisição deve ser feita no site da empresa ou em algum escritório de atendimento, somente pelo titular da conta.

Uma entrada é exigida para que seja possível negociar. Então, o restante do débito será dividido de acordo com as condições vigentes. Os documentos necessário são:

Para pessoa física:

  • CPF e documento de identidade.

Para pessoa jurídica:

  • CNPJ, contrato social e última alteração;
  • CPF e documento de identidade;

Para condomínio:

  • Cópia e original da ata da assembléia dos condôminos ou do conselho fiscal;
  • Convenção registrada no cartório de registro de imóveis autorizando a negociação de débitos;
  • Cópia e original da ata de eleição do síndico, RG e CPF.

O prazo para atendimento é imediato, e a solicitação desse serviço não tem preço. No site, o parcelamento só pode ser realizado pela pessoa física que não possui outro parcelamento em aberto.

Verificar contas em aberto

As contas em aberto são os débitos que você possui com ela. Por isso, o processo é o mesmo detalhado anteriormente. Lembre-se de não deixar contas sem pagamento após o vencimento. Isso pode implicar em diversas consequências, como multas e juros, negativação do seu nome nas casas de crédito e até o corte na distribuição de água e tratamento de esgoto.

atualizar boleto cesan

Como atualizar o boleto para pagamento?

É preciso manter os seus dados atualizados para que você receba o melhor serviço e atendimento. Atualizar o seu cadastro pela agência virtual é muito fácil, só preciso anexar as documentações digitalizadas a seguir:

  • Comprovante de residência ou endereço de correspondência;
  • Documento comprobatório de propriedade ou posse do imóvel (com escritura pública, matrícula do registro do imóvel, carnê do IPTU ou contrato particular de compra e venda ou locação com reconhecimento de firma anexados);

O titular que é pessoa física deve ainda ter em mãos seu RG e CPF. Já no caso de pessoa jurídica, é necessário o Contrato Social e o CNPJ.

Onde pagar a sua conta?

As faturas podem ser pagas em Bancos, Casas Lotéricas, Agências dos Correios, Caixas Eletrônicos, postos da rede Pague Fácil e sites e aplicativos dos bancos conveniados com a empresa. Veja quais são eles:

  • Banco do Brasil: pelo débito automático, nos terminais de autoatendimento, no internet banking, em correspondentes bancários e no banco postal;
  • Banestes: pelo débito automático, nos caixas de atendimento, pelo internet banking ou no Banesfácil;
  • Banco Inter: pelo débito automático ou no internet banking;
  • Bradesco: através do débito automático, nos caixas de autoatendimento, pelo Fone Fácil, no internet banking ou nos correspondentes bancários;
  • Caixa Econômica Federal: pelo autoatendimento, internet banking, débito automático ou casas lotéricas;
  • Itaú: no autoatendimento, internet banking ou débito automático;
  • Mercantil: débito automático, caixas de autoatendimento ou internet banking;
  • Santander: pelo débito automático, nas agências bancárias, nos caixas de autoatendimento, no internet banking e nos correspondentes bancários;
  • Sicoob: através do débito automático, agências bancárias, caixas de autoatendimento, internet banking ou correspondentes bancários;
  • Tribanco: internet banking e correspondentes bancários.

Débito automático

Ter as suas contas debitadas automaticamente pode ser muito benéfico. Você ganha tempo, segurança e comodidade. Veja as vantagens:

  • Serviço gratuito;
  • Evita filas;
  • Mantém o pagamento sempre em dia;
  • Evita multas e cortes de água por atraso e falta de pagamento;
  • Pode ser cancelado quando você quiser.

Ao autorizar o débito em conta, você segue recebendo uma fatura, para conferir o seu consumo, o valor e a data de vencimento.

Faça o cadastramento junto ao seu banco, e tenha em mãos o número da matrícula do seu imóvel nela.

Contato

A CESAN oferece diversos canais de atendimento a seus clientes. Conheça todos eles:

  • Atendimento online: pela agência virtual é possível resolver inúmeros problemas, sem precisar sair de casa, enfrentar filas e perder tempo;
  • Atendimento presencial: pelos escritórios de atendimento, você é atendido em pessoa. Vá até a agência mais próxima da sua localidade e resolva qualquer tipo de situação com a CESAN;
  • Atendimento eletrônico: no site, pelo Fale Conosco, você pede informações, faz denúncias, sugestões ou reclamações;
  • Atendimento telefônico: ligando para o número 115, você é atendido gratuitamente, 24 horas por dia. Se você está fora do Espírito Santo, ligue para o número (27) 3422 0115. Se deseja contatar os setores administrativos da empresa, disque (27) 2127-5000, das 8h da manhã às 17h da tarde.

Mais informações

Como alterar a data de vencimento da fatura?

Essa pode ser uma solução se você costuma atrasar o pagamento ou se apertar para realizá-lo. A Empresa oferta diferentes opções de datas. Essa solicitação pode ser feita pelo site ou pelos escritórios de atendimento presencial.

Apenas o titular da conta pode mudar a data. Se ela for feita de forma online, o cadastro do cliente deve estar atualizado. Os documentos requeridos são RG, CPF e matrícula do imóvel. A alteração não tem custo.

Como receber a minha conta por e-mail?

Receber a sua fatura digital, pelo e-mail eletrônico, pode ser a solução em casos de perda ou não recebimento da via impressa. Assim, a probabilidade de não recebê-la é muito pequena.

A solicitação é feita pelo site, e o cadastro do cliente deve estar atualizado. Nesse caso, os documentos necessário são CPF ou CNPJ, número da matrícula e endereço de e-mail. No mês subsequente ao pedido, você já receberá a sua fatura digital, diretamente pelo correio eletrônico.

Como solicitar religação de água?

Se você acabou tendo o serviço cortado por falta de pagamento, é possível solicitar a religação do abastecimento pelo telefone, site ou atendimento presencial. No entanto, é necessário que os débitos estejam quitados.

Os documentos para esse requerimento são CPF e RG do titular e comprovação de pagamento das contas junto à CESAN. O prazo de religação é de até 72 horas após o pedido.

Esse serviço é cobrado. Na sua próxima conta de água, virá a taxa de R$ 22,69. Para acompanhar o processo de religação, conte com o site da empresa ou com os atendimentos telefônicos e presenciais.



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