Não fique sem água! Clique aqui e aprenda a emitir a 2 via CASAL!

Você não pagou uma conta porque perdeu ou extraviou a fatura? Ou esqueceu a data de vencimento e agora precisa lidar com juros e multas? Chega de sofrer as consequências. Neste artigo, você aprenderá a emitir uma segunda via de diferentes formas, além de consultar os seus débitos e todas as instruções que precisa para o parcelamento de suas dívidas.

Aqui, você que é do estado de Alagoas e cliente da CASAL –  a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto – terminará de uma vez por todas de sofrer as consequências da falta ou atraso de pagamento das contas.

CaSAL Logo

O que é a CASAL?

A Companhia de Saneamento de Alagoas, é a empresa responsável pela distribuição e abastecimento de água e saneamento básico no estado de Alagoas. A sede da companhia fica na capital, Maceió.

Foi fundada em dezembro de 1962, a partir do Departamento de Água e Esgoto da Secretaria de Viação e Obras do Estado de Alagoas. Hoje, ela atua em 77 municípios alagoanos, incluindo a capital. É dividida em oito Unidades de Negócio: Jaraguá, Benedito Bentes, Farol, Leste, Serrana, Bacia Leiteira, Sertão e Agreste.

No serviço de saneamento básico, a empresa atende as cidades de Maceió, Maragogi, Piranhas, Batalha, Santana do Ipanema, Palmeira dos Índios e Paulo Jacinto.

casal 2 via

Como tirar a 2 via da CASAL?

Para emitir uma 2 via da fatura de água ou esgoto, é muito fácil. Qualquer cliente cadastrado pode solicitar o serviço, que fica pronto em até 30 minutos. São duas maneiras possíveis: presencialmente ou pela Agência Virtual.

  • Solicitação presencial: o cliente deve se dirigir a um posto de atendimento, munido de sua documentação pessoal alguma fatura antiga. Durante o atendimento, será realizada uma consulta ao sistema da empresa para identificar o imóvel e se existe algum débito existente. Nesse caso, o serviço será cobrado na fatura do cliente, com valor sujeito a alteração;
  • Solicitação online: pela Agência Virtual da CASAL, é possível fazer o download da 2 via de conta. É só fazer o login com a matrícula do imóvel e procurar pelo serviço. Para isso é necessária a atualização cadastral no sistema da empresa.

Onde pagar a fatura?

São cerca de 1700 pontos de recebimento de conta distribuídos no estado do Alagoas. É possível pagar sua fatura na Caixa, no Banco do Brasil, nas redes Pague Fácil, no Bancoob, no Santander e pelo Débito Automático do Itaú.

Débito automático

Pagar suas contas por débito automático pode ser a solução em casos de esquecimento na hora dos pagamentos. Com ele, o valor da fatura é debitado automaticamente de sua conta, todo mês.

Para solicitar esse serviço, é preciso que o cliente ou usuário da empresa compareça à sua agência bancária e preencha o formulário de débito em conta, com uma fatura de água em mãos. Isso também pode ser realizado pelo site ou app de seu banco. Os bancos que operam com débito automático com a CASAL são a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, o Itaú e o Santander.

Onde encontrar a matrícula da conta?

A matrícula do seu imóvel cadastrado na CASAL é um dado importante para todas as solicitações de serviço, consulta e informações da empresa. Todo cliente tem o seu, identificando qual é o seu endereço e tipo de conta. Para encontrá-la, é só localizar o número em qualquer fatura.

Caso você ainda não a encontre, entre em contato com o atendimento da empresa e tenha seus documentos pessoais em mãos.

consultar débitos de contas atrasadas Casal

Como consultar débitos de contas atrasadas?

Se você tem algum débito com a CASAL, compareça a uma Unidade de Negócio que atenda a sua localidade. Lembre-se de ter em mãos alguma fatura antiga, cópia e originais de sua carteira de identidade e CPF para que o atendente possa verificar a situação atual do seu imóvel.

Como negociá-los

Na Cempresa, é possível parcelar os seus débitos e ficar em dia com a empresa, evitando cortes na distribuição. As regras e documentações variam de acordo com o tipo de cliente. Veja as variações:

  • Para condomínio: o solicitante deve ser síndico ou representante legal do condomínio, com 18 anos no mínimo. Os documentos necessário são RG, CPF, telefone de contato, conta de serviços de água ou esgoto, cópia do cartão do CNPJ do condomínio (se houver) e cópia da ata de eleição do síndico com registro em cartório. As cópias devem acompanhar os originais, pois serão retidas para arquivo da CASAL. No momento da solicitação, o Termo de Acordo para Parcelamento de Débitos será assinado;
  • Para imóvel residencial: os documentos solicitados são cópias e originais do RG e CPF e telefone para contato (em caso de proprietário); e cópia e originais do RG e CPF, telefone para contato e cópia do contrato de locação com firma reconhecida (em caso de inquilino);
  • Para imóvel comercial e industrial: nesse caso, os documentos são cópia do Contrato Social e última alteração contratual, cópia do cartão de CNPJ, autorização dos responsáveis pela empresa e CPF do responsável pelo parcelamento;
  • Para imóvel público: o representante deve entrar em contato com a Unidade Comercial de Órgãos Públicos, pelo telefone (82) 3215-4100 ou no endereço Barão de Atalaia, 200, Centro, Maceió-AL.

Agência Virtual

Muitos serviços e consultas estão disponíveis no atendimento online da empresa, na Agência Virtual. Com ela, você evita filas e incomodações. Para acessá-la, é só fazer login o número da matrícula do seu imóvel.

Outras informações

Como transferir a titularidade de débitos?

Nela, é possível transferir a titularidade de débitos de água e de esgotamento sanitário para o real devedor, caso a conta esteja em nome de outra pessoa. Com essa ferramenta, o usuário que utilizou os serviços da CASAL e ficou com débitos será o responsável pela conta.

O tempo estimado para completar essa solicitação é de 10 dias úteis. Para iniciar esse processo, é preciso que o interessado vá até algum dos postos de atendimento presencial da CASAL munido dos seguintes documentos, originais e cópias:

  • Apresentação do requerimento específico;
  • Escritura pública de compra e venda;
  • Certidão de ônus reais ou vintinerária;
  • Contrato particular de compra e venda.

Depois da análise por parte da empresa, a solicitação poderá ser ou não validada.

Quero trocar o endereço de entrega da minha fatura, o que fazer?

Se você deseja que sua fatura seja entregue em um endereço alternativo ao que está no cadastro da CASAL, é só comparecer a qualquer posto de atendimento presencial da empresa. Esse serviço levará apenas 30 minutos.

A documentação necessária, nesse caso, é o RG e CPF do titular da fatura, seja proprietário ou inquilino. Depois de solicitar a mudança de endereço, a próxima conta será encaminhada para onde você quiser.

Como consultar os pagamentos efetuados?

Para consultar o histórico de faturas pagas é super rápido: leva apenas 30 minutos. Esse processo pode ser feito pelo atendimento presencial ou pela agência virtual. Veja como proceder:

  • Pelo atendimento presencial: vá até qualquer posto de atendimento da empresa munido de uma cópia e o original de seus documentos pessoais (RG e CPF) e uma fatura antiga. Então, solicite a consulta de histórico de pagamentos ao atendente;
  • Pelo atendimento online: faça login na agência virtual com sua matrícula da fatura de água e o CPF ou CNPJ. Clique em “Serviços” e procure pelo histórico de faturas.

Contato

O atendimento da empresa pode ser feito online pela Agência Virtual, presencial nos postos de atendimento ou pelo telefone 0800 082 0195.



Atualizo
Siga-nos

2 comentários em “Não fique sem água! Clique aqui e aprenda a emitir a 2 via CASAL!”

    • O bom é você entrar em contato com o atendimento da CASAL, pelo atendimento você consegue solicitar o parcelamento da sua conta CASAL!

      Responder

Deixe um comentário