Emitindo a 2 via da sua conta CERGAL! Não fique sem luz!

Procurando saber como emitir a sua segunda via da Cergal? Essa empresa é responsável pela distribuição de energia em uma região do interior de Santa Catarina. Hoje, ela já conta com milhares de clientes, principalmente nas comunidades com acesso limitado. A Cergal certamente contribuiu com o crescimento dessa região, já que passou a oferecer energia elétrica quando mais precisava.

Se você é cliente, pode ser que tenha algumas dúvidas em relação ao funcionamento das contas e do atendimento. Por isso, neste artigo, iremos tentar solucionar todos esses questionamentos de forma rápida e prática. Assim, você poderá resolver todas as questões relacionadas à sua conta em poucos cliques, sem precisar enfrentar filas ou passar muito tempo tentando ser atendido. Para saber sobre tudo isso, continue lendo o artigo até o final.

O que é Cergal

A CERGAL (Cooperativa de Eletrificação Anita Garibaldi Ltda.) foi criada em 10 de outubro de 1963 por pessoas ligadas às comunidades de Passo do Gado, Madre e Congonhas. O objetivo dos fundadores era levar energia elétrica para as localidades, já que elas estavam distantes da área urbana da cidade. Devido a esse isolamento e à baixa quantidade de pessoas que moravam nessas localidades, a concessionárias que fornecia o serviço para a cidade não tinha interesse em aumentar essa cobertura, visto que não era visto economicamente.

Foi assim, com poucos recursos financeiros e materiais que a Cergal iniciou as suas atividades. Isso aconteceu em fevereiro de 1964, quando as primeiras redes de energia elétrica de alta e baixa tensão foram construídas. Assim, a empresa passou a atender os associados das localidades de Passo do Gado, Madre e Congonhas. Até o final daquele ano, 7 consumidores industriais já haviam sido ligados, bem como 237 ligações residenciais.

Em 1967, novas redes foram instaladas para atender outras comunidades, como a Humaitá de Cima, Vila Esperança, São Bernardo e São Martinho. Na época, algumas delas não tinham mais de 15 residências, principalmente pela área de pouco valor econômico e difícil acesso. A Cergal prestou serviços para esses locais mesmo assim. Anos mais tarde, as localidades de Caruru, Sombrio e Jararacas também foram beneficiadas com a energia elétrica levada pela empresa. Com o seu desenvolvimento, outras redes de alta e baixa tensão também foram levadas para Laguna, Praia de Camacho, Garopaba do Sul, Dunas do Sul, Nova Camboriú, Laranjal, Morro Bonito e Jabuticabeira.

A Cergal busca sempre melhorar os seus serviços, investindo na continuidade e na qualidade da energia que é levada aos seus consumidores. Durante esses 50 anos de história, a empresa foi muito importante para o crescimento e o desenvolvimento dessas comunidades no interior de Santa Catarina.

Hoje, a empresa ainda é responsável pela distribuição de energia nessa região, abastecendo milhares de clientes todos os dias.

cergal 2 via

Como emitir a 2 via da conta Cergal

Se você precisa de uma nova via da sua conta da Cergal, não se preocupe. Emitir uma segunda via com a empresa é bem fácil, você só precisa acessar o site. Depois, clique na opção “2ª via de fatura” e digite a UC da sua conta. UC é a Unidade Consumidora. Então, é só colocar o CPF ou CNPJ do titular da conta e as outras informações que forem solicitadas. Logo quando preencher esses campos, o acesso da sua conta já estará liberado.

Quando tiver acessado a sua segunda via da conta, fica à seu critério se prefere a impressão, para pagar em bancos ou lotéricas, ou apenas copiar o código de barras, para realizar o pagamento no internet banking.

É importante lembrar que manter as suas contas em dia é muito vantajoso já que, quando ocorre atraso, você corre o risco de pagar juros e multas. Dependendo da quantidade de dias de atraso, pode até ter a sua energia elétrica cortada e até ter o seu nome incluído nas casas de crédito. Por isso, para evitar maiores incômodos, procure pagar as suas contas dentro da data de vencimento.

agencia virtual cergal

Para que serve a Agência Virtual

A Agência Virtual da Cergal foi criada para facilitar o atendimento ao cliente. Por meio dela, é possível acessar todas as informações sobre a sua conta, encontrando por lá a sua fatura de energia, sendo possível verificar os seus débitos pendentes e emitir a segunda via para pagar o boleto.

É uma forma bem mais prática de conseguir resolver os seus problemas sem precisar enfrentar filas, nem ligar para a empresa e esperar atendimento. Em poucos cliques, você consegue acessar várias coisas da sua conta.

Mas, para fazer esse acesso, existem algumas coisas que você precisa saber. Veja:

  • O que significa UC? UC é a Unidade Consumidora. Cada residência ou empresa possui um código de identificação, que é o que identifica qual é o cliente para a empresa;
  • Onde encontrar o número da UC? Se você está tendo dificuldade para encontrar o número da sua Unidade Consumidora, saiba que ele está impresso na sua conta de energia. Essa é a forma mais prática de consultá-lo;
  • Por que é preciso informar o CPF ou CNPJ? Essa informação é importante porque o número do documento está vinculado à Unidade Consumidora. Ou seja, ele é necessário para aumentar a segurança das informações que estão na sua conta de energia, como seus dados pessoais e endereço. Caso a Unidade Consumidora seja de pessoa física, é preciso informar o CPF. Caso seja de pessoa física, digite o CNPJ. Na hora de preencher o campo, não precisa se preocupar com os pontos e traços, informe apenas os números;
  • Como se cadastrar para acessar a Agência Virtual? Se você quer usar a Agência Virtual, saiba que não é preciso fazer um cadastro prévio. Apenas o login, que serve como acesso todas as vezes que você for utilizá-lo. A única exigência é ser cliente da Cergal.

faturas atraso cergal

Consultar faturas em atraso

Se você quer consultar as suas faturas em atraso, também pode fazer isso utilizando a Agência Virtual. Em poucos cliques, a informação estará na sua tela. O processo é o mesmo para acessar a segunda via: no site da Cergal, procure pela Agência Virtual e faça login com a sua Unidade Consumidora e o CPF ou CNPJ do titular. Depois, é só selecionar a informação que deseja (as faturas em atraso, nesse caso) e consultar, imprimindo ou copiando o código de barras para realizar o pagamento.

Se precisar de mais alguma informação sobre as suas faturas em atraso, ou se quiser saber como funciona o parcelamento (e se ele está disponível no seu caso), entre em contato com a Cergal pelo telefone.

Telefone Contato

Para saber qual é o telefone para entrar em contato com a Cergal, veja:

  • Sede da Cergal em Tubarão: Estrada Geral da Madre, 4680 – Andrino, Tubarão/SC. Telefone (48) 3301 5284 ou 0800 702 2828. E-mail [email protected];
  • Posto de Atendimento da Cergal em São Martinho: Rua José A. dos Santos Passos, sem número – São Martinho, Tubarão/SC. Telefone (48) 3628 0230;
  • Posto de Atendimento da Cergal em Camacho: Rua Sueli Vieira Ramos, 411 – Balneário Camacho, Jaguaruna/SC. Telefone (48) 3624 6133.

Se você prefere resolver as suas pendências e problemas presencialmente, ou até conversando diretamente com um atendente, essa é a melhor forma de conseguir atendimento. Ligue ou vá até um dos pontos de atendimento.

 

CERGAL

Tarifa Social de Energia

Desde janeiro deste ano, 2022, quem tiver direito a pagar sua conta dentro da Tarifa Social de Energia, poderá exercê-lo sem cadastro prévio.

Isto porque a inclusão será automática e para isso basta que o nome do titular da conta de luz esteja inscrito no Cadastro Único ou no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Segunda Via da Conta de Luz CERGAL

Em caso de necessidade de segunda via da conta de luz CERGAL, o consumidor poderá acessar o site da Cooperativa e clicar no campo Auto Atendimento.

Logo em seguida, clique em Segunda Via, para obter um novo código para o pagamento de sua fatura mensal de energia.

Aplicativo CERGAL

Está disponível para o consumidor o aplicativo CERGAL nas lojas de apps Google Play Store e Apple Store.

O aplicativo é gratuito e também serve para emissão da segunda via da conta de luz CERGAL.

Vinícius Cardozo

Deixe um comentário