Sem Luz? É cliente da CEPISA? Relaxe aprenda aqui a emitir sua 2 via da Conta!

Ficou sem luz porque esqueceu de pagar a conta? Chega disso! Descubra aqui como emitir uma segunda via da conta CEPISA e evite esse problema de uma vez por todas. É normal que, às vezes, a gente esqueça de pagar uma conta ali e outra aqui. Também pode ser que você tenha perdido a primeira via, ou ela até tenha sido extraviada pelos correios.

A boa notícia é que isso não precisa mais ser um problema. Aprenda como emitir uma nova via, verificar suas contas atrasadas e como receber uma fatura digital, tudo no artigo a seguir!

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O que é a CEPISA?

A Companhia Energética do Piauí, hoje é conhecida como Equatorial Energia Piauí. A empresa é responsável pela distribuição de energia elétrica no estado do nordeste do Brasil, Piauí. Com sede em Teresina, antes de ser subsidiária da Equatorial Energia, a CEPISA pertencia à Eletrobras.

Foi criada em 1959, e no final da próxima década começou a construir um sistema integrado de produção, transmissão e distribuição de energia. No ano de 1970, a CEPISA tomou conta da CERNE (Companhia de Eletrificação do Nordeste) e da CLFP (Companhia Luz e Força da Paraíba), unificando a distribuição de luz no estado do Piauí.

cepisa 2 via

Como emitir a 2ª via da sua conta CEPISA?

São várias as formas de conseguir uma nova via da sua conta de luz. Escolha o melhor jeito para a sua rotina e não deixe de pagar a sua conta! Veja como emitir uma segunda via em cada um dos canais da empresa:

Pela internet

Acesse o site da CEPISA e procure, na aba “Serviços Online”, pela opção “Emissão de 2ª via”. Clique no link e faça login na agência virtual com o número da sua Unidade Consumidora e seu CPF ou CNPJ. Então, é só acessar a nova via e pagá-la pelo internet banking ou imprimi-la para pagar em qualquer banco ou casas lotéricas.

Pelos postos de atendimento presenciais

Vá até a agência de atendimento presencial mais próxima de você e solicite ao atendente a impressão de uma segunda via da sua conta de luz. Tenha em mãos o número do RG e do CPF do titular.

Pelo atendimento telefônico

Ligue para o número 0800 086 0800 e converse com um atendente. Na hora da solicitação, tenha em mãos o número do RG e do CPF do titular da conta de energia da CEPISA.

contas atrasadas cepisa

Verificar as contas atrasadas

Consultar os seus débitos junto à CEPISA é muito fácil. Você pode fazer essa solicitação nos diferentes canais oferecidos pela empresa. Veja quais são eles e como proceder:

Pela internet

Acesse o site da empresa. No canto direito, procure pela opção “Agência Virtual” e acesse-a. Você será redirecionado ao menu da área do cliente. Então, é só ir até o botão “Consultar Faturas” e fazer o login com o número da sua Unidade Consumidora e o seu CPF ou CNPJ. Você terá acesso a todas as suas contas atrasadas junto à empresa.

Pelos postos de atendimento presencial

Vá até a agência de atendimento presencial mais próxima de você e solicite ao atendente a consulta de faturas em aberto. É muito importante que você seja o titular da conta de energia, visto que essa informação somente é repassada ao cliente cadastrado na CEPISA. Tenha em mãos o seu RG, CPF, data de nascimento e o nome da mãe. Esses documentos são necessários para garantir maior segurança e comodidade ao cliente.

Pelo atendimento telefônico

Ligue para 0800 086 0800 e solicite ao atendente uma consulta à suas contas atrasadas. Você receberá a informação mediante a apresentação do seu número de RG, CPF, data de nascimento e nome da mãe.

 

O que mais você precisa saber sobre contas atrasadas? Veja aqui todas as informações importantes no caso de atraso ou não pagamento da conta de luz:

  • Qual o valor da multa? Depois do vencimento da conta, uma multa de 2% é cobrada sobre o valor total da fatura. Essa resolução é feita pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), e o valor é cobrado na próxima fatura;
  • Depois de quantos dias de atraso o fornecimento de energia é cortado? Também de acordo com a Aneel, a empresa distribuidora pode interromper o abastecimento 15 dias após o envio do aviso de corte;
  • Quando ocorre a negativação? Quando uma conta não é paga, o nome do titular pode acabar negativado nas casas de crédito, como no SERASA. O encaminhamento para o processo ocorre 11 dias depois do vencimento da conta. Então, o cliente receberá uma notificação. Se, mesmo assim, a conta ainda não tiver sido paga, o devedor é incluído após 10 dias corridos.

Onde achar a Unidade Consumidora?

Se você não sabe o número da sua Unidade Consumidora, não se preocupe: é muito fácil consultá-la. Procure por qualquer conta antiga e verifique o canto superior direito da fatura. Lá, você encontrará o número, que é necessário para acessar a Agência Virtual e para solicitar ou consultar qualquer informação junto à empresa.

Outras informações sobre a CEPISA

Paguei a conta duas vezes. E agora?

Efetuei o pagamento da conta de energia elétrica em duplicidade. Como obter a restituição do meu dinheiro? O valor da fatura de energia paga em duplicidade será automaticamente devolvido por meio de crédito na próxima fatura. Se o montante a ser restituído for maior que o valor cobrado pelo consumo do mês subsequente, o valor remanescente será creditado nas faturas posteriores.

Como pagar as contas?

Para pagar as suas contas de luz da CEPISA, é só ir até um dos locais disponibilizados pelos seguintes agentes arrecadadores conveniados:

  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco;
  • Casas lotéricas.

Como receber a conta de luz por e-mail?

Receber a sua conta de luz por e-mail pode acabar com o problema de perda e extravio da conta de papel. Assim, você recebe a fatura de forma mais rápida e cômoda, além de beneficiar o meio-ambiente. Para solicitar esse serviço, entre em contato com uma das agências de atendimento presenciais, com o telefone 0800 086 0800 ou cadastrando o seu e-mail na Agência Virtual.

Lembre-se de adicionar o e-mail da empresa como contato, para evitar que as faturas cheguem na sua caixa de lixo eletrônico.

Depois de optar pela Fatura Digital, você não receberá mais a fatura impressa pelos correios. Se você deseja recebê-las novamente, ligue para o atendimento telefônico da CEPISA ou vá até um posto de atendimento presencial.

cepisa débito

Como pagar a conta pelo débito automático?

Outra opção que pode solucionar o problema de atrasos e esquecimentos na hora de pagar a conta de luz é o pagamento por débito automático. Assim, o valor da fatura será debitado automaticamente da sua conta bancária. Para solicitar essa mudança, entre em contato com a sua agência bancária com o número da sua Unidade Consumidora da CEPISA em mãos.

Quero alterar a data de vencimento. O que fazer?

Se você deseja mudar o vencimento da sua conta de luz, a CEPISA oferece outras datas para o pagamento. Compareça a uma das agências de atendimento presencial com a seguinte documentação em mãos: RG e  CPF no caso de pessoa física e RG e CNPJ no caso de pessoa jurídica. Os dias de vencimento oferecidos pela CEPISA são 1, 5, 10, 15, 20 e 25. Mas fique atento: depois que a solicitação for completada, a mudança será afirmada na fatura do próxima mês. Caso você queira alterar a data de vencimento novamente, essa solicitação só pode ser feita após 1 ano da primeira alteração.

 

Conheça as bandeiras tarifárias e economize energia elétrica e dinheiro

As bandeiras tarifárias são determinadas pelo Governo Federal e o valor que você paga de adicional é repassado integralmente ao governo. Em épocas de frio ou calor intenso, as bandeiras entram em vigor, o que pode acrescer significantemente sua conta de energia. Esteja atento aos períodos e a bandeira vigente e tenha cuidado com as luzes ligadas, o banho demorado, as máquinas e eletrodomésticos ligados.

As bandeiras funcionam das seguinte forma: verde, amarela e vermelha, as mesmas cores do semáforo e indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia elétrica repassada ao consumidor final, tudo isso em função das condições da geração de eletricidade. As características de cada bandeira são:

Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa nesta bandeira não sofre nenhum acréscimo;

Bandeira amarela: condições de geração de energia menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo.

Bandeiras vermelhas – Patamar 1 e 2: condições mais custosas de geração de energia. As tarifas sofrem ainda mais acréscimos.

Vinicius Cardozo

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