Faltou água bem na hora do Banho? Relaxa, Emita a 2 via CEDAE !

Você é cliente da CEDAE? Essa é a empresa distribuidora de água e tratamento de esgoto no estado do Rio de Janeiro. Neste artigo, você encontrará todas as informações que precisa para nunca mais deixar de pagar uma conta por esquecimento ou extravio da primeira via.

Hoje, as empresas de serviço contam com um atendimento online que facilita a vida de seus clientes. Aprenda o que é possível fazer pelo site e como solicitar serviços via web.

[web_stories_embed url=”https://atualizo.com.br/web-stories/cedae-2-via/” title=”CEDAE 2 via” poster=”https://atualizo.com.br/wp-content/uploads/2019/08/cropped-Cemar-640×853.jpg” width=”360″ height=”600″ align=”none”]

O que é a CEDAE?

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro, é uma empresa estatal de economia mista, onde o maior acionista é o governo do estado do Rio de Janeiro. É oriunda da fusão da CEDAG (Empresa de Águas do Estado da Guanabara), da ESAG (Empresa de Saneamento da Guanabara) e da SANERJ (Companhia de Saneamento do Estado do Rio de Janeiro), vigente desde agosto de 1975.

Ela é responsável pela captação, tratamento, adução e distribuição de água. Além disso, também cuida da coleta, transporte, tratamento e destino final de esgoto.

Hoje, abastece 65 dos 92 municípios do estado com a distribuição de água. Na coleta de esgoto sanitário, atende a 17 cidades. São cerca de 9 milhões de clientes da CEDAE.

CEDAE 2 via

Como emitir a 2 via de conta CEDAE?

São duas maneiras de conseguir uma nova via de conta da CEDAE: pelo atendimento presencial e pelo atendimento online. Ambas as formas são muito fáceis e rápidas. Ou seja, não tem desculpa para atrasar o pagamento caso você tenha perdido ou extraviado a primeira via do boleto.

Aprenda, a seguir, como fazer para conseguir uma 2 via em cada um dos canais disponíveis:

  • Pelo atendimento online: vá até o site da CEDAE. Logo na página inicial, você encontrará o Painel de Serviços, onde a opção “Segunda via de conta” estará disponível. Clique no link e você será redirecionado para a Agência Virtual. Então, é só preencher os campos solicitados com a matrícula do seu imóvel e o seu CPF ou CNPJ. Faça o download da sua 2 via de conta e pague pelo internet banking ou imprima a fatura e pague nas casas lotéricas ou bancos mais próximos de você;
  • Pelo atendimento presencial: são muitas agências espalhadas pelo estado do Rio de Janeiro. Vá até a mais próxima de você e solicite uma segunda via de conta. Lembre-se de estar munido de sua documentação pessoal e o número da matrícula do seu imóvel, ou uma conta antiga para que o atendente possa encontrar esse dado.

Encontrando a matrícula

É muito fácil encontrar o seu número de matrícula. Pegue uma conta antiga da CEDAE e procure, no canto superior direito, o campo abaixo da data de vencimento. O número que está lá é a sua matrícula, o número que identifica o seu cadastro no sistema da empresa. Ele é necessário para qualquer solicitação de serviço, nos diferentes canais de atendimento.

Como efetuar o cadastro no sistema?

Acessar os serviços prestados pelo atendimento online no site da empresa é muito fácil, e não precisa de cadastro. Para isso, é só preencher os campos solicitados com o seu número de matrícula do imóvel e seu CPF ou CNPJ. Com apenas esses dados, você tem acesso fácil e rápido aos seguintes serviços, consultas e informações:

  • Alteração de categoria de uso do imóvel;
  • Denúncia de abastecimento irregular de carro pipa;
  • Denúncia de abastecimento por poço;
  • Denúncia de desvio de conduta de funcionário;
  • Denúncia de intervenção no abastecimento por pessoas não autorizadas;
  • Denúncia de invasão a imóvel da CEDAE ou sob sua responsabilidade;
  • Denúncia de ligação irregular de água;
  • Denúncia de ligação irregular de esgoto;
  • Denúncia de violação de corte;
  • Denúncia de violação ou manipulação de hidrômetro;
  • Desperdício de água;
  • Entupimento de esgoto;
  • Falta de água;
  • Histórico das últimas 12 contas;
  • Religação;
  • Segunda via de contas;
  • Vazamento de água.

faturas em atraso CEDAE

Como consultar as faturas em atraso?

Caso você tenha atrasado o pagamento de uma ou mais contas, procure a agência de atendimento presencial da CEDAE mais próxima de você. Lá, é só conversar com o atendente e você terá acesso à situação atual de sua conta e dos seus pagamentos.

Parcelamento de contas

Se você deseja parcelar as suas contas da empresa para ficar em dia com a empresa, o serviço é disponibilizado também nas agências de atendimento. Lembre-se de estar munido das cópias e originais do RG e CPF do proprietário do imóvel e do comprovante de propriedade.

segunda via CEDAE

Segunda via das contas pagas

É muito fácil consultar as suas contas pagas na CEDAE. Pelo atendimento virtual, no site, você tem acesso ao histórico das últimas 12 contas pagas do seu imóvel. Faça login com o número da sua matrícula e seu CPF ou CNPJ.

Esse serviço também está disponível nas agências de atendimento presencial, se preferir.

Outras informações

Como alterar a data de vencimento?

Pode ser que a data de vencimento seja o motivo do atraso de suas contas. Se esse for o caso, não se preocupe, porque esse problema é muito fácil de resolver. Para solicitar a alteração, ligue para a CEDAE ou vá até alguma agência de atendimento presencial, com cópias e originais do RG e CPF ou CNPJ do proprietário. Converse com o atendente e escolha a melhor data para pagar a sua fatura.

Como fazer o remanejamento de contas?

A solicitação de remanejamento de contas é feita apenas pelas agências de atendimento presenciais. Para fazer esse pedido, você precisará apenas de uma cópia e da original do RG e CPF do proprietário.

Atendimento

Ela oferece ao seu cliente três diferentes formas de atendimento. A seguir, você conhece um pouco mais sobre cada uma delas. Veja qual a maneira que mais se encaixa com seus objetivos e com a sua rotina:

  • Atendimento presencial: pela agências de atendimento espalhadas por todo o estado do Rio de Janeiro, você consegue solicitar serviços, fazer consultas e procurar por informações, diretamente com um atendente;
  • Atendimento online: como visto anteriormente neste artigo, o atendimento online pode ajudar muito na hora de fazer algumas solicitações. Pelo site da empresa, apenas com seu número de matrícula e CPF ou CNPJ, é possível fazer denúncias, emitir uma nova via e fazer diferentes consultas. Esse é o método mais fácil de atendimento, visto que você não precisa esperar e nem enfrentar filas;
  • Atendimento telefônico: ela oferece diversos telefones, para atender melhor ao seu cliente. Ligue 0800 282 1195 para todas as suas solicitações. O número da central de atendimento ao surdo-mudo é 0800 282 3059. O número da ouvidoria é 0800 031 6032 e do SAC é 2211 0773.

Não sou cliente, e agora?

Caso você resida em outra região do país, é só verificar em sua última conta de luz qual a empresa que fornece o abastecimento da sua localidade. Então, entre em contato através dos telefones ou do site disponíveis.

Se, mesmo assim, você não ainda conseguir identificar qual é a empresa que lhe fornece distribuição de água ou tratamento de esgoto, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e solicite referências sobre os serviços.

Lembre-se! Procure evitar atrasos ou falta de pagamento de suas contas. Isso pode acarretar em problemas e incômodos para você. Não só a geração de juros e multas, mas também a negativação do seu nome nas empresas de crédito e até cortes no serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto em sua casa ou empresa podem ser as consequências. Mantenha suas contas junto à CEDAE sempre em dia.

Dicas de como economizar água e dinheiro

Quando se trata de economia, estamos de olhos e ouvidos atentos para aprender. Em uma época de pandemia e empregos escassos, muitas demissões, precisamos aprender a economizar nosso dinheiro. Ainda mais se tratando de água, além de sobrar um pouco mais no final do mês, você estará fazendo um grande bem ao planeta.

Comecemos verificando a rede, se não há vazamentos ou escapes de água, torneiras mal fechadas ou com a rosca gasta. Você sabia que uma torneira pingando equivale a quarenta e seis litros de água, o que daria para você tomar um banho demorado? Pois é.

Enquanto ensaboa a louça, escova os dentes ou faz a barba feche a torneira. Não deixe a torneira aberta o tempo todo. Para a lavagem das roupas segue o mesmo conselho: feche a torneira na hora de esfregar e só abra de novo na hora de enxaguar.

Limpe o quintal e as calçadas com uma vassoura, apenas varrendo. Espere a chuva fazer seu papel. No jardim, use um regador para molhar as plantas e dentro de casa, para a limpeza, use um pano úmido.

A regra de ouro é: reutilize. Bom para seu bolso, bom para o planeta.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *