Veja como efetuar a troca de titularidade LIGHT

A Light é uma empresa privada que é responsável pela geração, distribuição, comercialização e soluções de energia elétrica em alguns municípios do estado do Rio de Janeiro. São 31 cidades atendidas por essa companhia, totalizando mais de 10 milhões de pessoas que usam o serviço diariamente. Veja onde é possível encontrar a Light:

  • Barra do Piraí;
  • Barra Mansa;
  • Belford Roxo;
  • Carmo (com abrangência parcial);
  • Duque de Caxias (com abrangência parcial);
  • Engenheiro Paulo de Frontin;
  • Itaguaí;
  • Japeri;
  • Comendador Levy Gasparian;
  • Mendes;
  • Mesquita;
  • Miguel Pereira;
  • Nilópolis;
  • Nova Iguaçu;
  • Paracambi;
  • Paraíba do Sul (com abrangência parcial);
  • Paty do Alferes;
  • Pinheiral;
  • Piraí;
  • Quatis;
  • Queimados;
  • Rio Claro;
  • Rio das Flores;
  • Rio de Janeiro;
  • São João de Meriti;
  • Sapucaia;
  • Seropédica;
  • Três Rios (com abrangência parcial);
  • Valença;
  • Vassouras;
  • Volta Redonda.

A sede da Light fica na cidade de Rio de Janeiro. É importante lembrar que ela faz parte do Grupo Light, constituído por outras empresas, como a holding Light S.A., a distribuidora de energia Light Serviços de Eletricidade S.A., a geradora de energia Light Energia, a responsável pelo empreendimento PCH Paracambi Lightger, a Itaocara Energia Ltda., a Amazônia Energia Participações, a Light Esco Prestação de Serviços, a Lightcom Comercializadora de Energia, a Light Soluções em Eletricidade, a Energia Olímpica, a Axxiom Soluções Tecnológicas e a Axxiom Soluções Tecnológicas e a Instituto Light.

troca titularidade light

Como fazer a troca de Titularidade Light?

Se você se mudou e deseja fazer a troca de titularidade, precisa aprender as formas que a Light oferece para isso. Esse é um procedimento muito importante para que outras pessoas não sejam cobradas indevidamente, além de evitar outros transtornos futuros.

Antes de fazer a troca, a recomendação é que você confira se a energia do imóvel já está ligada. Se ela está, é preciso mudar a titularidade para o seu nome imediatamente. São duas maneiras para fazer isso, online ou presencialmente. Veja o que fazer em cada uma delas a seguir:

Troca de titularidade Light pelo site

Para fazer a sua solicitação online, basta acessar o site da empresa. Então, procure pela opção “Troca de titularidade”, que está na página inicial. Clique para ser redirecionado para o formulário, que deverá ser preenchido com todas as informações corretamente. Depois disso, será preciso anexar os documentos solicitados e clicar em “Enviar”.

Troca de titularidade Light pelo atendimento presencial

Se preferir, você pode ir até uma das agências de atendimento da Light para solicitar a mudança de forma presencial. Agende o seu horário previamente, através do WhatsApp (21) 99981 6059.

Quando efetuar a troca?

A troca de titularidade deve ser feita quando você sai de um imóvel ou se muda para um novo. Isso evita que a pessoa que estava ali antes seja cobrada indevidamente pelo seu consumo. E também não poderá ter débitos, veja como solicitar a 2 via da sua conta Light.

Antes de realizar a troca, certifique-se de que o serviço está ativo. Caso a luz esteja desligada, o caso é de solicitar uma ligação, e não uma troca de titularidade.

Quais documentos necessários?

Os documentos necessários para realizar a troca de titularidade da Light são:

  • Documento de identidade com foto (RG ou CNH);

É possível que o seu código de instalação seja solicitado também. Se você não sabe qual é o seu, pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente pelo número 0800 282 0120, informando o CEP do seu imóvel e o endereço completo. Ou, consulte esse dado na sua última fatura.

cancelar contrato light

Como cancelar contrato?

Se você precisa cancelar o seu contrato, a nossa recomendação é utilizar a Agência Virtual da Light, um espaço digital onde é possível encontrar soluções para os clientes. Assim, você tem acesso a vários serviços sem precisar sair de casa. É a melhor forma de cancelar o vínculo com a Light sem se incomodar. Acesse com seu CPF e senha e procure pela opção “Cancelamento de contrato”.

Outras coisas que estão disponíveis através da Agência Virtual são a emissão da segunda via da fatura, emissão de comprovante de pagamento, visualização do histórico de consumo, religação após corte, abertura e cancelamento de contrato.

Através do aplicativo, também é possível solicitar o cancelamento. Ele está disponível para smartphones com sistema Android ou iOS. Para acessar, é só instalar e fazer o login com os três primeiros dígitos do seu CPF e o código do cliente. Por meio dessa ferramenta, é possível denunciar falta de luz, consultar código de barras de contas pendentes, alterar dados cadastrais, acompanhar o consumo dos últimos 12 meses, cadastrar a conta em débito automático e acompanhar as demais solicitações.

Se você preferir cancelar o seu contrato presencialmente, pode fazer isso indo até uma das agências de atendimento. São 37, espalhadas em 31 municípios do estado do Rio de Janeiro. Para saber qual é a mais próxima de você, os horários e dias de atendimento, faça uma consulta no site.

Se preferir conversar com a Light pelo telefone, experimente entrar em contato através do Fale Conosco, com opções para residências e empresas. A linha comercial está disponível através do número 0800 282 0120.

Como fazer uma religação

A religação é quando você solicita que o fornecimento de energia da sua unidade consumidora seja restabelecido. Para isso, é cobrada na fatura uma taxa de serviço, que varia de acordo com os valores estabelecidos pela ANEEL, a Agência Nacional de Energia Elétrica.

O prazo da religação, para área urbana, é de até 24 horas. Para área rural, o prazo é de até 48 horas. É importante lembrar que o prazo corre a partir do horário da solicitação, caso ela seja feita de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Se ela foi feita após às 18h, ele começa a contar a partir das 8h do dia seguinte. Se for feita na sexta-feira, sábado ou domingo a qualquer hora, passa a contar a partir das 8h de segunda.

Fique atento a algumas informações acerca do processo de religação:

  • Para que o seu pedido seja aceito, é imprescindível que todos os débitos da unidade estejam cortados;
  • Na hora da solicitação, é necessário ter os comprovantes de pagamento em mãos;
  • Caso as contas tenham sido pagas há mais de 3 dias, é preciso anexar o comprovante no formulário de solicitação;
  • A religação é feita mesmo que o responsável pelo local não esteja presente. Por isso, desligue os aparelhos elétricos que possam oferecer riscos, como ferro de passar roupa, grill, etc;
  • A religação não é feita caso o motivo do corte seja irregularidade ou haja risco à unidade consumidora, à rede de distribuição ou a outras pessoas;
  • A Light pode suspender o fornecimento de energia elétrica sem aviso prévio, caso constate que a religação foi feita à revelia, além de cobrar valores estipulados conforme a legislação vigente.

Atendimento

Se você deseja falar com a Light, saiba que pode recorrer primeiro ao site e ao aplicativo para facilitar o atendimento. Assim, você não precisa perder tempo em filas ou falando com um atendente.

Mas, caso prefira essa forma de contato, faça uma ligação para um dos números a seguir:

  • Para comunicar falta de luz, envie um SMS para o número 54448;
  • Para comunicar falta de luz, ligue para o número 0800 021 0196;
  • Para casos de emergência para grandes clientes, ligue para o número 0800 282 1380;
  • Para contatar o Disque Light Comercial, ligue para o número 0800 282 0120.



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