Sem água? Aprenda a emitir a segunda via da sua Conta SEMASA!

Querendo emitir a sua Semasa segunda via? Neste artigo, iremos falar um pouco mais sobre essa empresa e os processos necessários para resolver os seus problemas e questões. A Semasa (Serviços Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) é uma autarquia da cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina.

Por isso, são milhares de clientes espalhados pela região, que utilizam os serviços de água e tratamento de esgoto todos os dias. Se você é um deles, certamente já ficou com alguma dúvida em relação a uma conta ou processo realizado pela Semasa. Neste artigo, tentaremos resolver todas essas questões com informação. Aqui, reunimos tudo o que você precisa saber sobre essa empresa e como entrar em contato com ela o mais rápido possível. Continue lendo para saber mais.

semasa

O que é Semasa?

A Semasa é o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura. Foi fundado em 8 de janeiro de 2003, seguindo a Lei Municipal nº 3.863. A municipalização do serviço se resultou na não renovação do contrato com a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), que era a responsável pela administração do abastecimento de água na cidade de Itajaí desde 1973.

Em 1 de abril de 2003, foi inaugurado o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Em seus dois anos iniciais, a autarquia focou em reformar o sistema de água da cidade. Nos primeiros dias de trabalho, foi implementada uma rede de esgoto de 200 metros, e mais 800 metros até o final do ano na rua Hercílio Luz. Na época, eram as únicas redes de esgoto na cidade de Itajaí.

Depois dessas reformas, a Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) trouxe uma histórica reformulação no sistema de abastecimento de água na cidade, onde já foram feitas obras com investimento de quatro milhões de reais, visando o aumento da reservação de água em até 20%.

Com o passar dos anos, a autarquia foi se estruturando, atualizando os setores e permitindo a entrada de profissionais capacitados para trabalharem nas funções técnicas e administrativas.

Em 2005 e 2006, iniciaram os projetos de implantação da rede responsável pela coleta de esgoto em Itajaí. Isso foi resultado da parceria entre a Semasa e o Ministério das Cidades para o PNSS (Programa de Modernização do Setor Saneamento), para poder desenvolver projetos de modernização, bem como a implementação de melhorias. Isso envolve todo o setor de Saneamento Ambiental, nos quesitos de água, esgoto sanitário, lixo e drenagem.

No ano de 2013, no aniversário de 10 anos da autarquia, foram comemorados os grandes investimentos e obras desde a municipalização do serviço de saneamento da área.

Outra peça importante da Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) como empresa é a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Com capacidade de tratamento de 133 litros por segundo, ela é capaz de remover 95% da carga orgânica. Além dela, foram instalados 80 quilômetros de tubulações e mais 17 elevatórias subterrâneas. Em 2014, foi oficialmente inaugurado o sistema de coleta, transporte e tratamento de esgoto da cidade, além das residências dos bairros Praia Brava, Cabeçudas, Fazenda, Centro e Vila Operária, que passaram a ser autorizadas a iniciar o processo de ligação residencial na tubulação de esgoto.

Atualmente, o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) segue se atualizando, trabalhando de acordo com a Lei Municipal nº 6.472/2013, que postula a Política Municipal de Saneamento Básico. Com o Plano Municipal de Saneamento Básico, a autarquia deve ter um planejamento estratégico em todas as áreas de abastecimento de água e de esgoto sanitário, administrando as ações e expansões.

semasa segunda via

Como emitir a segunda via da conta da Semasa?

Para conseguir a sua segunda via de conta, é muito fácil. Você não precisa nem sair de casa para manter as suas contas em dia. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site da Semasa e procure pela Agência Virtual;
  • Segundo passo: informe o número da sua conta e o CPF do titular para entrar no sistema;
  • Terceiro passo: clique na opção “Consultar”;
  • Quarto passo: então, é só escolher a fatura desejada, clicar e realizar a impressão. Se preferir, você pode apenas copiar o código de barras para fazer o pagamento via internet banking.

Se preferir, você também pode fazer essa solicitação pela Central de Atendimento da Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura). Isso também pode ser feito caso você tenha um problema na emissão da fatura e fique com alguma dúvida. Independentemente da situação, é só ligar para o número 0800 645 0195. Converse com o atendente e faça a sua solicitação.

O atendimento também pode ser feito de forma presencial, na Semasa de Itajaí. O endereço é: Rua Heitor Liberato, 1189 – São Judas, Itajaí/SC – CEP 88303-101.

É muito importante ficar sempre atento às datas de vencimento das suas faturas. Mesmo que seja preciso emitir uma segunda via de conta, procure pagar dentro do prazo para evitar maiores incômodos no futuro, como corte de água ou até ter o seu nome inserido nas casas de crédito, trazendo problemas para o seu CPF na hora de comprar outras coisas. Mantenha as suas contas em dia.

verificar historicos semasa

Como verificar históricos

Esse tipo de informação também pode ser consultada pela Agência Virtual, no site, sem precisar sair de casa. Faça o mesmo que faria para conseguir uma segunda via e, na hora de escolher as opções, clique na de histórico de faturas. Assim, você terá em mãos todas as informações sobre as suas contas passadas com a Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura).

Se preferir, você também pode conseguir essa informação pelo atendimento telefônico. Ligue para a Central de Atendimento, no número 0800 645 0195 e peça ao atendente para que lhe informe tudo sobre as suas faturas passadas.

Para que serve o aplicativo

O aplicativo da Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura) está disponível para facilitar a sua vida na hora de realizar consultas e solicitações. Com ele, você tem na palma da mão tudo o que precisa saber sobre a sua conta de água e tratamento de esgoto. Lá, você consegue emitir faturas, saber mais sobre a sua conta e unidade consumidora.

No entanto, ele não é necessário para todo mundo, apenas uma facilidade para quem já está habituado a usar aplicativos no smartphone. Esse app está disponível nos sistemas Android e o iOS, é só fazer o download, logar e começar a usar.

atendimento semasa

Telefone atendimento

A Semasa tem algumas formas de atendimento disponíveis, fora a plataforma online. Um deles é o seu endereço de atendimento, que você pode visitar e resolver as suas questões com a autarquia. Vá até o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura na Rua Heitor Liberato, 1189 – São Judas, Itajaí/SC – CEP 88303-101. O atendimento é feito das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Se preferir conversar com um atendente pelo telefone, ligue para o número 0800 645 0195, com atendimento das 7h às 19h.

Outra forma de entrar em contato com a Semasa é pela Vigilância Sanitária, na Secretaria Municipal da Saúde. Ela fica na Rua Leodegário Pedro Silva, 243 – Distrito Industrial, Itajaí/SC. O telefone é (47) 3348 0303.

SEMASA – atualizações 2022

A SEMASA, empresa responsável pela captação e tratamento de água e esgoto de Itajaí, tem em seu site áreas exclusivas para que o usuário solicite serviços.

Um dos serviços disponíveis é a geração da segunda via da conta, para pagamento online, ou, se o cliente preferir, poderá fazer a impressão da fatura e pagamento em bancos ou casas lotéricas.

Segunda via rápida SEMASA

Para solicitação da segunda via da fatura SEMASA “rápida”, o cliente deverá acessar a agência virtual e clicar no botão vermelho (Segunda via da fatura).

Você pode acessar a agência virtual da SEMASA neste link, se preferir.

Logo após, é necessário digitar o número da matrícula com dígito e clicar em entrar.

Além disso, é possível criar um cadastro de cliente no site e ter acesso a outros serviços como: alteração de data de vencimento, atualização de dados cadastrais, débito automático e validação do certificado de regularidade.

 

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *