Veja como mudar a titularidade da ENERGISA.

Procurando como fazer a sua mudança de titularidade na Energisa? Neste artigo, você vai ver todas as informações que precisa saber sobre essa empresa e seu serviço.

Ela faz parte do Grupo Energisa, uma holding de capital aberto que é composta por outras 17 empresas. Dentre essas, 13 são companhias que atuam na distribuição de energia elétrica, se tornando o sexto maior grupo do setor no Brasil.

São aproximadamente seis milhões de clientes, atendendo a cerca de 16 milhões de pessoas. A sede fica na cidade de Cataguases, em Minas Gerais, e Energisa atua também na geração e na comercialização de energia no país.

Atualmente, a companhia conta com 11 distribuidoras de luz, espalhadas em vários estados do país. Na Paraíba, está presente na Energisa Paraíba e na Energisa Borborema. No Sergipe, possui a Energia Sergipe, e em Minas Gerais, a Energisa Minas Gerais. No Rio de Janeiro, atua na Energisa Nova Friburgo, no Mato Grosso, na Energisa Mato Grosso. No Mato Grosso do Sul, está presente na Energisa Mato Grosso do Sul, no Tocantins atua na Energisa Tocantins. No Acre e em Rondônia, está representada pela Energisa Acre e pela Energisa Rondônia. Já no Paraná e em São Paulo, está na Energisa Sul-Sudeste.

São 788 municípios atendidos pela empresa, representando 7% da população brasileira. Dentre o quadro de funcionários, são mais de 10 mil colaboradores diretos e indiretos. Nos últimos cinco anos, a Energisa vem investindo muito na modernização das redes de distribuição, procurando mais avanços em sistemas de automação, telecomunicações e informática.

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Como fazer a mudança de Titularidade Energisa

Precisou mudar a titularidade da sua conta de luz? Através da Energisa, existe um método muito fácil e rápido para realizar esse processo. Você nem precisa sair de casa! É só seguir o passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site da Energisa e preencha os campos com a sua localização;
  • Segundo passo: no menu principal, procure pela opção “Serviços Online” e direcione o atendimento para a opção “Mudança de Titularidade”;
  • Terceiro passo: você será redirecionado para uma nova página, onde encontrará os pré-requisitos e os documentos exigidos para realizar esse processo;
  • Quarto passo: no final, clique na “Agência Virtual”;
  • Quinto passo: quando for novamente redirecionado, você irá encontrar os campos para preencher com seus dados, além das opções para carregar os arquivos exigidos;
  • Sexto passo: depois de preencher todos os seus dados e carregar os arquivos corretamente, você deve assinar o termo de aceite e enviar o pedido para efetivar a mudança. Pronto! Agora só esperar um retorno com a sua titularidade alterada.

Quando efetuar a troca?

A troca de titularidade deve ser feita quando você muda de endereço. Para que o novo morador não gere gastos no seu nome, é muito importante realizar essa mudança junto à Energisa. Importante é não ter débitos com a empresa, aprenda como emitir a 2 via da conta da Energisa.

Durante esse processo, é preciso ficar atento a alguns requisitos, que podem ajudar na aprovação da sua solicitação. Confira alguns deles na lista abaixo:

  • O pedido de troca de titularidade precisa ser formalizado pelo novo titular ou pelo seu representante legal, que deve ser comprovado via procuração;
  • A Unidade Consumidora não pode ter nenhum débito, exceto na apresentação de documentos que comprovem que o débito não é da responsabilidade do solicitante;
  • Não devem existir débitos na área de concessão da Energia em nome do novo titular, exceto na apresentação de documentos que comprovem que o débito não é da responsabilidade do solicitante;
  • É necessário fornecer as informações referentes às possíveis atividades desenvolvidas na Unidade Consumidora;
  • Em caso de estabelecimento de Poder Público, o pedido deverá ser formalizado através de um ofício, em papel timbrado e assinado por uma autoridade competente;
  • Para os imóveis alugados, o locador só poderá alterar a titularidade para o locatário se houver uma cláusula expressa no contrato de locação, reconhecimento em cartório, que autorize esse procedimento;
  • Em caso de inexistência de ordem de serviço de fiscalização ou de fraude identificada que ocasione na revisão do faturamento, a troca de titularidade só pode ser realizada depois do faturamento da Recuperação de Consumo, a chamada fatura da fraude.

Quais documentos necessários?

Como vimos, alguns documentos são necessários para realizar essa alteração. Veja quais são eles em cada caso:

Para pessoa física:

  • Documento de identificação com foto, que pode ser RG, carteira de trabalho, passaporte ou RANI;
  • CPF, que deve estar em situação regular junto à Receita Federal;
  • E-mail e telefone pessoal;
  • Procuração, quando for o caso.

Para pessoa jurídica:

  • CNPJ;
  • Documento de identificação com foto, que pode ser RG, carteira de trabalho, passaporte ou RANI;
  • CPF de um dos administradores legais da empresa;
  • Documento da Constituição de Pessoa Jurídica, que pode ser Contrato Social, Estatuto Social, Regulamento Geral ou Convenção Condominial;
  • E-mail e telefone;
  • Procuração, quando for o caso.

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Como Atualizar Cadastro Energisa?

Se você precisa apenas atualizar o seu cadastro na Energisa, saiba que esse processo também é bem fácil, e você nem precisa sair de casa. Agora, os usuários que são titulares também podem realizar a atualização cadastral através do aplicativo “Energisa ON”. Para realizar essa solicitação, siga o passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o app “Energisa ON” e faça o login informando o seu CPF. Na tela inicial, serão exibidos os números de telefone que você possui vinculados ao seu cadastro com a empresa. Então, é preciso selecionar a opção “Meu número mudou” para ser direcionado para a página seguinte;
  • Segundo passo: para prosseguir, será necessário enviar a foto de um dos documentos solicitados. O envio dessas informações é preciso para garantir que a solicitação realizada é, de fato, feita por você;
  • Terceiro passo: depois de enviar as fotos, basta informar o seu novo número de telefone e também adicionar mais um como opção para envio do código. A atualização do e-mail também pode garantir o uso do reenvio do código de acesso;
  • Quarto passo: depois de preencher todos os dados, um protocolo de atendimento será gerado, e a sua solicitação será encaminhada para o sistema. Depois de uma solicitação aberta, o seu cadastro será atualizado caso a validação dos arquivos seja feita com sucesso. Caso haja divergência em um dos dados, a equipe de atendimento da Energisa irá entrar em contato para falar diretamente com você.

religação energisa

Como fazer uma religação

A religação pode ser solicitada de várias formas diferentes. Normalmente, é necessário fazer esse pedido caso haja corte de luz por algum motivo.

É possível pedir uma religação pelos seguintes canais:

  • Através da Agência Virtual, selecionando a opção “Religação de Energia”;
  • Através dos Canais de Atendimento;
  • Através das agências de atendimento presencial;
  • Através do aplicativo Energisa ON, diretamente do seu celular.

É importante lembrar que, na hora da religação, é necessário que um dos responsáveis pela Unidade Consumidora esteja presente, para permitir a entrada dos técnicos até o medidor. Também será preciso apresentar o documento de identificação ou CPF no momento da execução do serviço, além das contas pagas, dependendo do caso.

Contato

Para entrar em contato pelo telefone da Energisa, confira a lista a seguir:

  • Na Paraíba, ligue 0800 083 0196;
  • Em Borborema, ligue 0800 023 0196;
  • No Sergipe, ligue 0800 079 0196;
  • Em Minas Gerais, ligue 0800 032 0196;
  • Em Nova Friburgo, ligue 0800 032 0196;
  • No Mato Grosso do Sul, ligue 0800 722 7272;
  • No Mato Grosso, ligue 0800 646 4196;
  • No Paraná, ligue 0800 701 0326;
  • Em São Paulo, ligue 0800 701 0326;
  • No Tocantins, ligue 0800 721 3330;
  • Em Rondônia, ligue 0800 647 0120;
  • No Acre, ligue 0800 647 7196.

Vinicius Cardozo

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