Veja 5 dicas úteis para a sua 2 via CORSAN! Atualizaremos você.

Sabe aqueles meses onde a conta de água não chega? Ou quando nos mudamos e esquecemos de mudar o endereço? Ou até durante uma viagem esquecemos que as contas para pagar seguem chegando. O não pagamento de uma conta pode trazer muitos incômodos e consequências. Mas não se preocupe: hoje em dia é muito fácil emitir uma segunda via de conta.

Às vezes acabamos perdendo ou esquecendo nossa conta de água ou esgoto. Se você é morador do estado do Rio Grande do Sul e é cliente da CORSAN, não se preocupe, porque é muito fácil  resolver esse problema. Descubra aqui como consultar uma 2 via da Corsan pelo site e evite filas e incomodações. Se preferir, te ensinamos também a solicitá-la pelos outros canais de atendimento. Veja como verificar os seus débitos e negociá-los com a empresa, inclusive com o parcelamento via cartão de crédito.

Corsan Logo

O que é a CORSAN?

A Companhia Riograndense de Saneamento, é a empresa responsável pelo abastecimento de água tratada e tratamento de esgoto no estado do Rio Grande do Sul. De economia mista, a companhia atende mais de seis milhões de clientes. Sua sede está localizada na capital, Porto Alegre.

A empresa conta com 5.200 funcionários, atuando em 316 municípios. 99% das ações da CORSAN são controladas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, enquanto o restante pertence aos municípios de Quaraí, Rosário do Sul, Lajeado, Estrela, Muçum, São Marcos, Carazinho e Cerro Largo.

corsan 2 via

Como tirar a segunda via de sua conta Corsan?

Emitir uma segunda via de conta não é nada difícil como parece. E com todas as empresas disponibilizando serviços online, você consegue uma nova via com apenas um clique. Mas também, se você preferir, também pode ir até uma agência de atendimento. Ela oferece diversas maneiras para você solicitar esse serviço, veja como:

  • No atendimento online do site da Corsan.
  • Pelo aplicativo da empresa, nas lojas virtuais do sistema Android e iOS;
  • Pelo e-mail, pedindo via Call Center ou Chat;
  • No atendimento presencial da Corsan ou no Tudo Fácil, no centro de Porto Alegre. Nesse caso, uma taxa será cobrada;
  • Pelos correios, com pedido via Call Center.

É importante lembrar que, para fazer a emissão em qualquer um dos canais de atendimento, o cadastro do cliente deve estar atualizado.

Como saber quais são as contas em aberto junto à Corsan?

Caso você tenha mais de uma conta de água atrasada e deseja ter acesso a elas, o procedimento é o seguinte: verifique a relação das suas últimas faturas e se alguma delas está em aberto, acessando a “Central de Serviços” no site da Empresa. Então, vá até “Extratos e 2ª via da Fatura”. Além desse modo, você pode verificar as suas faturas em abertos nos outros canais de atendimento:

  • Pelo call center, no número 0800 646 6444.
  • Pelo Fale Conosco, no site;
  • Pelo Chat Online;
  • Pelo aplicativo;
  • Pelo Facebook e Twitter oficiais.

Lembre-se que a fatura pode ser paga mesmo depois de vencida. No entanto, eventuais juros e multas por atraso serão incluídos no valor. Mas tome cuidado com as contas atrasadas, e procure sempre mantê-las em dia. Caso o prazo do pagamento tenha vencido, o risco é de juros altos ou até mesmo o corte de energia na sua localidade. Débitos também podem sujar o seu nome e levá-lo ao SPC.

Quais são os serviços da empresa?

No site, você consegue solicitar diversos sistemas. Além de notícias, informações e conteúdos voltados aos clientes, a empresa oferece:

  • Emissão de segunda via da fatura;
  • Cadastrar e-mail para envio da fatura todos os meses;
  • Histórico de consumo;
  • Acompanhar as solicitações registradas;
  • Emitir a Certidão Negativa de Débito;
  • Emitir o Laudo de Qualidade de Água;
  • Informar vazamento de água no imóvel ou na rua;
  • Informar vazamento de esgoto na rua;
  • Consultar a situação do abastecimento;
  • Informar falta de água no imóvel;
  • Consultar o endereço da Unidade de Saneamento mais próxima;
  • Acessar o Fale Conosco;
  • Acessar modelos de fatura;
  • Consultar o sistema tarifário.

corsan contas atrasadas

Parcelamento de contas atrasadas

Ela disponibiliza a negociação dos débitos atrasados, se você preferir. O cliente deve ir até  a agência de atendimento presencial mais próxima e solicitar o parcelamento da dívida. Então, o atendente irá analisar a situação do cliente e apresentará uma proposta com um número de parcelas personalizada, com o valor de cada uma delas. O acerto será completado quando houver a assinatura do Contrato de Parcelamento de Dívida.

O parcelamento via cartão de crédito também é possível, e o valor pode ser dividido em até 12 vezes. No entanto, o valor da parcela não pode ser menor que 50 reais. As Unidades que aceitam o parcelamento pelo cartão de crédito são: Alvorada, Arroio do Sal, Arroio dos Ratos, Balneário Pinhal, Bento Gonçalves, Butiá, Cachoeirinha, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Charqueadas, Cidreira, Eldorado do Sul, Erechim, Estância Velha, Esteio, Gramado, Gravataí, Guaíba, Júlio de Castilhos, Lajeado, Montenegro, Nova Santa Rita, Osório, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, São Francisco de Paula, São Jerônimo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Torres, Tramandaí, Triunfo, Vacaria, Venâncio Aires, Viamão, Vila Santa Isabel e Xangri-lá.

Mais informações

Como escolher o dia do vencimento da fatura?

Também oferece essa mudança para você. A troca da data de vencimento pode te ajudar se a data atual não condiz com a sua rotina financeira. A alteração junto à CORSAN pode ser feita até 2 vezes a cada 12 meses. O cliente pode escolher qualquer dia entre os dias 1 e 28 de cada mês.

Os canais para solicitação são:

  • Pelo atendimento telefônico, no número 0800 646 6444;
  • Pelo chat online ou Fale Conosco, no site da Corsan;
  • Pelo Facebook e Twitter oficiais da empresa.

A partir de quando são cobrados multas e juros?

Quando há atraso no pagamento da fatura, são acrescidos multas e juros. A multa é de 2% sobre o valor da fatura. Já a taxa de juros é de 1% ao mês, calculada por dia de atraso. Esse valor é incluído na próxima fatura.

Como incluir a conta em débito automático?

Para solicitar que a sua conta seja incluída no débito automático, o cliente deve falar diretamente com sua agência bancária, apresentando a sua fatura atual da Corsan.

contato corsan

Contato

Oferece diferentes canais de atendimento. Veja qual a melhor plataforma para resolver os seus problemas junto à empresa:

  • Atendimento telefônico pelo número 0800 646 6444;
  • Atendimento presencial;
  • Pelo aplicativo da Corsan;
  • Pelo site da empresa.

Não tenho conta na CORSAN, e agora?

Se você não mora no Rio Grande do Sul e não é cliente da CORSAN, provavelmente a companhia que distribui água e saneamento na sua localidade é outra. Procure por contas antigas ou entre em contato com a prefeitura da sua cidade para ter certeza de qual a empresa que abastece a sua cidade. Assim, será mais fácil solucionar dúvidas e emitir a segunda via da fatura da conta de água.

E lembre-se! manter as suas contas sempre em dia, sem maiores atrasos, evita prejuízos e incomodações, como o corte de fornecimento de água ou prestação do serviço de esgoto. Pagar os débitos corretamente também previne multas e juros, além de impedir que seu nome físico ou jurídico seja inserido no SPC.

Novo Padrão de Ligação de Água

Mudar sempre traz algumas surpresas, e para que você esteja preparado em relação a ligação de água, nós vamos dar dicas de como você deve proceder.

Você pode fazer o pedido de nova ligação de água pelo call center ou em uma das lojas da empresa. Tenha seu CPF em mãos, além do endereço completo do imóvel a ser abastecido e também o endereço completo atual do solicitante. Vale lembrar que, ao fazer o pedido, o CPF do solicitante não pode estar suspenso nem com dividas junto a empresa.

Veja de antemão a instalação do padrão de entrada. Contrate um encanador gabaritado que ele saberá qual kit você precisa ter no momento da vistoria. Essa vistoria é realizada em até dez dias, contados a partir da data da solicitação. Aprovado na vistoria, um representante da empresa irá fazer a ligação, dentro de trinta dias.

A documentação necessária para realização do pedido, além do seu CPF e RG: documentação comprobatória da propriedade do imóvel, atualização do cadastro imobiliário, declaração da secretaria municipal, autorização dada pela prefeitura para abertura de vala e declaração que as instalações estão de acordo com o padrão corsan.

Vinicius Cardozo

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