2 via CAGEPA Fuja dos JUROS

Precisando a 2 via CAGEPA? Muitas pessoas acabam deixando de pagar contas de água, luz e telefone por distração, pois seus boletos foram perdidos ou extraviados. Essa situação é comum, mas pode trazer muitos incômodos e consequências. Por isso, fique sempre atento às contas que você precisa pagar, mantendo-as em dia.

O seguinte artigo será de grande ajuda se você precisa solicitar uma emissão de 2 via Cagepa, empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto no estado da Paraíba. Veja como é fácil resolver esse problema.

O que é a CAGEPA?

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, é a empresa responsável pela saneamento básico, distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto em 83% dos municípios do estado da Paraíba.

É uma empresa de economia mista, que se divide entre o Governo do Estado da Paraíba – que detém 99,9% da empresa, a Prefeitura Municipal de Campina Grande, a Sudene e o Dnocs. O atendimento é realizado por unidades de negócio, distribuídas entre as regiões do Litoral, Brejo, Borborema, Espinharas, Rio do Peixe e Alto Piranhas.

A empresa planeja, executa e opera serviços de saneamento básico em toda a Paraíba, trabalhando na captação, adução, tratamento e distribuição de água, além do tratamento e disposição final dos esgotos.

Ela se encontra em 219 localidades, atendendo 2.841.101 pessoas com o serviço de distribuição de água e 880.253 pessoas com o serviço de tratamento de esgoto.

2 via cagepa

Emitir uma 2 via CAGEPA não precisa ser uma tarefa complicada. Aqui, você verá que é muito simples consegui-la.

Pela agência virtual, você acessa sua nova fatura em poucos cliques, sem enfrentar filas e nem demandar muito tempo. Acesse o site da Cagepa e clique em “Agência Virtual”, na página inicial. Então, preencha o campo com seu CPF ou CNPJ para acessar o menu de opções. Aí é só localizar o link de 2 via CAGEPA e fazer o download, pagar pelo internet banking ou imprimi-la para realizar o pagamento em lotéricas ou bancos.

capega 2 via

Como emitir segunda via Cagepa pela matrícula

Se você não tem um CPF ou CNPJ cadastrados no sistema da Agência Virtual, ligue para o número 115 e solicite uma nova via do seu boleto de água ou esgoto. Ao conversar com o atendente, tenha em mãos os seus documentos e o número da matrícula de seu imóvel.

matrícula Cagepa

Para encontrar o código de sua matrícula da Cagepa é simples: encontre uma conta de água ou esgoto antiga e procure pelos números que identificam o seu imóvel. Esse é o número da matrícula, essencial para qualquer solicitação de serviço e consultas.

Se você está em débito com a empresa, pode verificar as suas contas em atraso de duas formas:

  • Vá até uma loja de atendimento ou casa da cidadania para ser atendido presencialmente;
  • Ligue para o número 115 e solicite ao atendente informações sobre os seus débitos junto à Cagepa.

Em ambos os casos, é importante estar munido com uma fatura de água em mãos, mesmo que seja antiga, para verificar a situação atual do imóvel.

parcelamento cagepa

Ela permite aos seus clientes que negociem seus débitos, evitando maiores problemas como o corte de água e a inclusão do nome em casas de crédito. Veja o que é preciso ter em mãos para cada tipo de cliente. É só apresentar a seguinte documentação em alguma das lojas de atendimento presencial ou casas de cidadania e negociar as condições com o atendente:

  • Para condomínio: o solicitante deve ser síndico ou representante legal do condomínio, e ter 18 anos no mínimo. Os documentos necessários são RG, CPF, telefone de contato, conta de serviços de água e esgoto, cópia do cartão do CNPJ do condomínio (se houver) e cópia da ata de eleição do síndico com registro em cartório. As cópias devem ser acompanhadas do original, pois serão retidas para arquivo da Cagepa. Quando houver a solicitação, será preenchido e assinado o Termo de Acordo para Parcelamento de Débito;
  • Para imóvel residencial: os documentos necessários são cópias e originais do RG e CPF, telefone para contato e IPTU do ano ou outro documento que comprove a propriedade do imóvel (em caso de proprietário); cópias e originais do RG e CPF, telefone para contato e cópia do contrato de locação com firma reconhecida (em caso de inquilino);
  • Imóvel comercial e industrial: nesse caso, a documentação é uma cópia do Contrato Social e última alteração contratual, cópia do cartão de CNPJ, autorização dos responsáveis pela empresa e CPF e RG do responsável pelo parcelamento;
  • Para imóvel público: o representante deve falar com a Gerência de Cobrança pelo telefone (83) 3218-1371 ou presencialmente na Administração Central da CAGEPA, na Av. Feliciano Cirne, 220, Jaguaribe, João Pessoa – PB.

Onde pagar a sua fatura CAGEPA

São 1700 pontos de recebimento de conta de água na Paraíba. Os clientes podem pagar no Banco do Brasil, rede de postos Pague Fácil, Bradesco, Crediseridó e nos estabelecimentos da Neoenergia.

São várias as formas de entrar em contato com a empresa, seja para solucionar problemas, realizar consultas ou obter informações. Veja quais são elas:

  • Pelo telefone: ligando para 115, você pode solicitar gratuitamente qualquer serviço que não necessite de documentos ou assinatura. O teleatendimento funciona 24 horas por dia, atendendo qualquer ligação, seja de telefone fixo ou celular. Os principais serviços disponibilizados por esse canal são a solicitação de religação de água, 2 via CAGEPA ou revisão da fatura, relação de consumo, informações sobre vazamentos e desobstruções de esgotos e outras reclamações e denúncias;
  • Pela agência virtual: acessando o site da Cagepa, você pode solicitar vários serviços sem precisar sair de casa. Com o número de sua matrícula e de seu CPF ou CNPJ em mãos, é só fazer login e procurar entre as opções qual a que resolve o seu problema;
  • Pelo atendimento presencial: nas agências locais ou lojas de atendimento você consegue ser atendido presencialmente, tendo em mãos os seus documentos pessoais e a matrícula do seu imóvel. Vá até o local mais próximo da sua empresa ou residência e tire suas dúvidas.

Não tenho conta, e agora?

Se você não é morador do estado da Paraíba, é provável que a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto seja outra na sua localidade. Para resolver esse problema, procure por contas antigas e entre em contato com a companhia em questão, para sanar as suas dúvidas. Caso ainda não a encontre, fale com a prefeitura de sua cidade e questione sobre a distribuidora vigente na sua cidade. Dessa forma, será possível contatá-la e resolver quaisquer problemas referentes à água ou esgoto de sua casa ou empresa.

Atenção! Não esqueça de manter as suas contas em dia. Pagamentos em atraso podem gerar juros e multas. Além disso, podem resultar na inserção do seu nome nas casas de crédito e resultar em cortes na distribuição de água na sua residência. Evite incomodações e tome cuidado com o vencimento das faturas. Se necessário, entre em contato com a empresa responsável pela distribuição para mais informações sobre seus débitos e se é possível negociá-los.

Entendeu como emitir a 2 via CAGEPA? Ainda não? Então confira esse vídeo com um passo a passo que postamos no YOUTUBE.

Como verificar se a leitura e o consumo da conta CAGEPA estão corretos

Você com certeza já recebeu alguma vez a sua conta de água e ficou surpreso pelo valor elevado? Saiba como proceder para fazer uma breve verificação do seu real consumo.

Primeiramente, localize em sua conta o campo “leitura atual”. Em seguida, vá até seu hidrômetro e anote os números. Compare os números. Se a leitura do hidrômetro estiver igual ou maior que a informada na conta, a informação está correta, ou seja, sua conta está certa.

Se não, procure uma loja de atendimento levando estas informações e os seus documentos para possível atualização de dados cadastrais e análise da fatura. Mas se a leitura estiver correta e o consumo estiver além do habitual, verifique a possibilidade de haver vazamentos, da seguinte forma: mantenha aberto o registro do cavalete e feche bem as torneiras da casa. Não utilize a descarga do vaso sanitário e feche completamente as torneiras de bóia das caixas, não permitindo a entrada de água.

Observe a leitura do hidrômetro e, após meia hora, verifique se ela sofreu alguma alteração. Se sim, é porque há vazamento no ramal alimentado, diretamente pela rede. Sendo assim, procure um profissional de sua confiança para localizar o vazamento e concerta-lo.

A Cagepa disponibiliza uma conta para que seus clientes paguem suas contas de água e acompanhem o uso da água. No entanto, o nome da conta nem sempre é o que o cliente deseja. Quando isso acontece, ele pode ser alterado para um nome personalizado.

O primeiro passo para alterar o nome da sua conta Cagepa é acessar o site do Cagepa e fazer login. No canto superior direito, você verá um menu suspenso com seu nome de usuário na parte superior. Clique nele e depois em “Configurações da conta”. Nesta página, deve haver uma seção chamada “Nome da conta”. Clique nele e altere o nome da sua conta antiga para o que você deseja que seja a nova.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *