Você não é Cliente BB, e seu boleto venceu? Relaxe Aprenda aqui a Atualizar.

O Banco do Brasil é um dos bancos mais importantes do país. Dessa forma, diariamente nos deparamos com boletos e pagamentos realizados por meio desse canal. Se o seu boleto do BB venceu ou foi extraviado, não se preocupe: emitir uma segunda via atualizada é muito fácil, e você não precisa nem sair de casa.

Aprenda aqui como realizar essas solicitações pelo site e app do Banco do Brasil. Além disso, veja também como pagar os boletos vencidos do banco e como emitir um boleto de cobrança.

atualizar boletos banco do brasil

Como atualizar boletos do Banco do Brasil?

Atualizar boletos de pagamento é muito útil em casos de vencimento ou não recebimento de uma conta. No Banco do Brasil, esse serviço é muito fácil: você só precisa emitir uma segunda via e atualizar o dia do pagamento, para que ele seja feito em dia.

Essa ferramenta está disponibilizada no site do banco, onde existem três formas de consulta. Se você não possui o boleto em mãos, não é problema: ligue para a empresa ou para a pessoa que emitiu o boleto de cobrança e solicite os dados necessários para fazer a atualização, como CPF, CNPJ e Nosso Número.

Veja agora como utilizar cada um dos modos de atualização de boleto:

Atualizar boleto no BB com CPF ou CNPJ e número do documento

Para atualizar um boleto utilizando esse método, acesse o site do Banco do Brasil e procure pela opção “Segunda via de boleto ou atualizar vencido”, que está na página inicial.

boleto brasil atualizar

Então, preencha o campo disponível com o CPF ou CNPJ do cedente, que é o nome que receberá o pagamento do boleto. Depois de preencher o campo com os dados da empresa que lhe ofereceu um serviço, preencha o campo com o CPF ou  CNPJ do sacado, que é a pessoa cujo nome está no boleto como recebedor do serviço. Depois, você deve preencher o Número do Documento, que está emitida na fatura.

Feito isso, preencha os campos em branco, digite a chave de segurança solicitada e confirme. Então, será possível emitir uma segunda via do boleto já com a nova data de vencimento, deixando o seu pagamento em dia.

Atualizar boleto no BB com CPF ou CNPJ e Nosso Número

Acesse o site do Banco do Brasil e procure pela opção “Segunda via de boleto ou atualizar vencido”, que está na página inicial. Nesse caos, é só preencher o CPF ou CNPJ do sacado (a pessoa que tem nome no boleto e efetuará o pagamento) e o Nosso Número, que é um código presente no boleto, identificando a empresa contratada e os dados de cobrança da fatura.

Então, é só preencher os campos em branco e a chave de segurança solicitada, confirmando a emissão. Depois disso, você poderá emitir uma segunda via com a data atualizada, pronta para ser paga em dia.

Atualizar boleto pela linha digitável

A Linha Digitável é um dado que está impresso no título do boleto. Apenas com esse número em mãos, você consegue atualizá-lo sem maiores complicações. É só acessar o site do Banco do Brasil e procurar pela opção “Segunda via de boleto ou atualizar vencido”. Então, você localiza a Linha Digitável no seu boleto a ser atualizado e informa o dado no campo correspondente.

Assim que isso for feito, digite a chave de segurança solicitada e clique na confirmação dos dados. Em seguida, já será possível emitir a segunda via do boleto, com a data de pagamento atualizada.

Como imprimir o boleto do Banco do Brasil?

Ao solicitar uma nova via do boleto, seja com a data de vencimento atualizada ou não, você terá acesso ao download do arquivo. Então, é muito simples: imprima o boleto de acordo com as configurações do seu computador.

boletos vencidos banco brasil

Como pagar boletos vencidos do Banco do Brasil?

Atualizações recentes no sistema de pagamento de boletos permitem que ele seja pago em qualquer banco, mesmo após o vencimento. Ou seja, se você possui um boleto do Banco do Brasil que já venceu e não tem conta no banco, é possível pagar essa conta na agência de sua preferência. O cálculo de juros e multas do boleto atrasado é feito de forma automática.

Pela internet

Pague seu boleto vencido pelo site ou pelo aplicativo do seu banco. É só acessar o internet banking com o seu login e senha, procurar pela opção de pagamentos e digitar o número do boleto no campo solicitado. Confirme o pagamento, digite a sua senha e pronto! Em alguns bancos, o comprovante de pagamento será enviado por e-mail ou você poderá baixar o arquivo com formato de PDF ou imagem.

Pelo caixa eletrônico

Nesse caso, é recomendado que você tenha o boleto impresso em mãos. No entanto, caso não seja possível, o pagamento pode ser realizado com os números do código de barras.

Para fazer o pagamento é só ir até o caixa eletrônico do seu banco ou nos caixas 24 horas. Acesse a sua conta normalmente com o cartão. Selecione a opção para pagamentos, escolhendo o pagamento com código de barras. Então, coloque o boleto na área de leitura do código de barras ou digite o número no caixa eletrônico. Depois, é só confirmar o pagamento e retirar o comprovante.

boleto banco brasil

Como emitir boleto pelo Banco do Brasil?

Se você deseja emitir um boleto do Banco do Brasil para cobrar quaisquer tipo de serviço, é importante saber o que é o BB Cobrança. Esse aplicativo, desenvolvido exclusivamente para que empresas possam gerenciar e controlar suas cobranças, auxilia o empreendedor a emitir boletos, acompanhar pagamentos e acionar suporte do banco.

Além do BB Cobrança, a ferramenta Cobrança Web é uma funcionalidade do Gerenciador Financeiro do Banco do Brasil. No entanto, ele oferece menos recursos do que o aplicativo.

Tipos de boletos que o Banco do Brasil emite

O Banco do Brasil trabalha com diferentes modalidades de boletos de cobrança. Veja quais são elas:

  • Cobrança registrada online: são emitidos pelo BB Cobrança. São processados a cada 30 minutos, por isso, você por receber no mesmo dia do pagamento do cliente;
  • Cobrança simples com registro: o modelo mais comum de boleto, emitidos pelo BB Cobrança e liquidados no prazo normal de compensação, em torno de um ou dois dias após o pagamento;
  • Cobrança para seguradoras: uma solução criada especificamente para seguradoras, deduzindo automaticamente o IOF sobre o pagamento de seguros;
  • Cobrança compartilhada: permite que o valor seja dividido por até quatro beneficiários diferentes. É útil para casos onde os produtos ou serviços sejam divididos por diferentes empresas;
  • Boleto de proposta: é emitido juntamente a uma proposta de serviço. Caso o cliente aceite a proposta, ele precisa apenas pagar o boleto. Se não houver pagamento, não haverá ação de cobrança, negativação ou protesto.

Passo a passo

Veja agora como emitir um boleto no Banco do Brasil, na prática, e de forma muito simples:

  • Passo 1: acesse o aplicativo BB Cobrança;
  • Passo 2: inclua os dados do cliente na aba chamada “Cliente”;
  • Passo 3: clique na aba “Títulos” e depois em “Incluir”;
  • Passo 4: informe os dados do boleto (valor e data de vencimento) e clique em “Avançar”;
  • Passo 5: informe as instruções do boleto (juros por atraso, desconto por pagamento adiantado, prazo para negativação e protesto) e clique em “Gravar”;
  • Passo 6: vá até a aba “Remessa”, selecione os arquivos e clique em “Avançar”;
  • Passo 7: clique em “Gerar Arquivo” e nomeie o arquivo de boletos gerados como preferir;
  • Passo 8: acesse o Gerenciador Financeiro e vá até “Troca de Arquivos”;
  • Passo 9: clique em “Remessa”, selecione o arquivo gerado e clique em “Enviar”.

 

É possível realizar esse processo pelo Cobrança Web, como vimos antes, para isso, siga o passo a passo a seguir:

  • Passo 1: acesse o Gerenciador Financeiro pelo site do Banco do Brasil;
  • Passo 2: informe a sua chave “J” e senha;
  • Passo 3: vá até “BB Cobrança Web” e clique em “Incluir título”;
  • Passo 4: informe os dados do boleto e clique em “Incluir”;
  • Passo 5: confira os dados informados e clique em “Confirmar”;
  • Passo 6: vá até “Emitir Boleto” e escolha a opção de sua preferência, se é por e-mail ou PDF.

Caso você queira realizar cobranças internacionais, o boleto não é utilizado. Nesse caso, você deve emitir uma fatura internacional. Para que ela seja paga, o cliente deve realizar uma transferência internacional. Para receber esses pagamentos, você utiliza a “Remessa Online”. O dinheiro cairá em até dois dias úteis, e você pode resgatar o pagamento na sua conta no Banco do Brasil.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário