Amazonas Energia é a empresa responsável pela distribuição de energia no estado que a denomina. Ela pertence ao Consórcio Oliveira/Atem, e desde 1895 presta esse serviço.
Quando criada, era conhecida pelo nome “Manaus Eletric Lightning Company, sendo incorporada pelo governo do estado no ano de 1898. De 1918 a 1950, o nome mudou para “The Manaos Tramways and Light Company”, sob o comando do engenheiro Antônio Lavandaira.
Então, na década de 50, a empresa voltou a ser controlada pelo estado do Amazonas e foi chamada de “Centrais Elétricas de Manaus”. No ano de 1980, passou a ser propriedade da Eletronorte, sob o nome “Manaus Energia S.A.”.
Foi apenas em 2019 que a companhia passou a ser conhecida como Amazonas Energia. Por isso, é comum haver uma pequena confusão entre os clientes mais antigos.
Por fazer parte do dia a dia dos moradores do Amazonas, é comum que fiquem algumas dúvidas relacionadas à empresa, às contas e faturas. Por isso, neste artigo, você conhecerá a resposta para as perguntas mais frequentes sobre a distribuidora de energia. Continue lendo para saber mais.
Como emitir a 2ª via da Amazonas Energia?
Muitas vezes, acabamos perdendo ou extraviando a primeira via da conta de luz. Antigamente era muito difícil conseguir uma segunda via, e você passaria por muitos transtornos para conseguir quitar essa conta.
Mas hoje, não há motivo para preocupação: a maioria das empresas estão com um serviço online, que emite segunda via de contas na hora, sem precisar sair de casa e enfrentar filas. E a Amazonas Energia é uma delas.
Veja aqui de que forma você pode conseguir uma 2ª via da empresa:
Segunda via pelo CPF
Ela oferece um sistema online, onde você pode acessar a sua segunda via de forma gratuita, e ainda consultar faturas antigas que já foram pagas. Para isso, é só acessar o site da companhia e, na primeira página, procure pela opção “Via para pagamento”.
Então, clique na opção e você será redirecionado para a página de login. Aí, é só preencher os campos solicitados com seu CPF e Unidade Consumidora ou CPF e senha.
Caso esse seja o seu primeiro acesso, será necessário fazer o recadastramento de senha. Para isso, é preciso ter em mãos os dados do titular da unidade consumidora. Depois, clique em “Não Cadastrado” e preencha os dados solicitados, com a opção “Nome” igual ao da fatura.
É importante lembrar que, caso você encontre problemas no cadastro, a recomendação é de comparecer ao Posto de Atendimento ao Consumidor mais próximo da sua residência ou empresa. Será preciso atualizar os dados cadastrais.
Caso eles estejam corretos, ligue para o número 0800 701 3001 e confira com o atendente da empresa se eles foram preenchidos corretamente no sistema, para que possam ser regularizados.
Atente-se ao fato de que, após três tentativas de login incorretas, o acesso será bloqueado pelo sistema. Se isso acontecer, ligue para o número 0800 701 3001 e peça para que o atendente efetue uma liberação para um novo cadastramento de usuário. Para que isso aconteça, será necessário que você confirme seus dados cadastrais.
Segunda via pelo atendimento
Se preferir, a companhia também oferece a possibilidade de solicitar uma segunda via de conta pela Central de Atendimento, via telefone ou presencialmente. Em ambos os casos, a emissão cobra uma taxa, que será debitada na próxima fatura.
Para ser atendido dessa forma, vá até o Posto de Atendimento mais próximo de você ou ligue para o número 0800 701 3001 e solicite ao atendente.
Segunda via pelo site
Como vimos no primeiro tópico, a opção de emitir a nova via pelo site é a forma mais fácil e rápida. Para isso, siga o passo a passo do tópico anterior, imprima e pague a sua fatura sem atrasos.
Como saber qual a Unidade Consumidora ?
Precisa da informação de sua Unidade Consumidora e não faz ideia de onde encontrar esse número? Calma! É muito fácil: pegue qualquer fatura antiga e procure pelo número UC. Esse é o dado que identifica a sua residência ou empresa atendida pela Amazonas Energia.
Verificar o histórico de contas atrasadas
Tem contas em atraso com a empresa e quer verificar quais são elas? É só seguir o passo a passo anterior (sim, o mesmo que o da segunda via) para acessar a sua Agência Virtual. Lá, será possível solicitar as mais diversas informações, incluindo o seu histórico de contas.
Quais são os serviços ?
Veja quais são os serviços cobráveis da empresa e quanto custa cada um deles:
Vistoria de Unidade Consumidora
- Para monofásico: R$4,55;
- Para bifásico: R$ 6,51;
- Para trifásico: R$ 13,01;
- Para grupo A: R$ 39,08.
Aferição de medidor
- Para monofásico: R$5,86;
- Para bifásico: R$ 9,76;
- Para trifásico: R$ 13,01;
- Para grupo A: R$ 65,14.
Verificação de nível de tensão
- Para monofásico: R$5,86;
- Para bifásico: R$ 9,76;
- Para trifásico: R$ 11,72;
- Para grupo A: R$ 65,14
Religação normal
- Para monofásico: R$ 5,19;
- Para bifásico: R$ 7,15;
- Para trifásico: R$ 21,48;
- Para grupo A: R$ 65,14.
Religação de urgência
- Para monofásico: R$ 26,04;
- Para bifásico: R$ 39,08;
- Para trifásico: R$ 65,14;
- Para grupo A: R$ 130,28.
Segunda via de fatura
- Para monofásico: R$ 1,94;
- Para bifásico: R$ 1,94;
- Para trifásico: R$ 1,94;
- Para grupo A: R$ 3,90.
Segunda via de declaração de quitação anual de débitos
- Para monofásico: R$ 1,87;
- Para bifásico: R$ 1,87;
- Para trifásico: R$ 1,87;
- Para grupo A: R$ 3,76.
Disponibilização de dados de medição
- Para monofásico: R$ 4,55;
- Para bifásico: R$ 6,51;
- Para trifásico: R$ 13,01;
- Para grupo A: R$ 39,08.
Desligamento ou religação programada
- Para monofásico: R$ 26,04;
- Para bifásico: R$ 39,08;
- Para trifásico: R$ 65,14;
- Para grupo A: R$ 130,28.
Fornecimento de pulsos potência e sincronismo
- Para monofásico: R$ 4,55;
- Para bifásico: R$ 6,51;
- Para trifásico: R$ 13,01;
- Para grupo A: R$ 39,08.
Comissionamento de obra
- Para monofásico: R$ 13,14;
- Para bifásico: R$ 18,81;
- Para trifásico: R$ 37,62;
- Para grupo A: R$ 112,97.
Quem comprou a Amazonas Energia?
A Empresa foi arrematada por leilão em 10 de dezembro de 2018, pelo consórcio formado pela Oliveira Energia e a Atem. A primeira já operava nos Sistemas Isolados na Região Norte, e a segunda é uma distribuidora de petróleo.
O processo foi concluído em 10 de abril de 2019, com a concessão iniciada 5 dias depois.
Mais informações
Como solicitar um histórico de consumo?
Para conseguir um Histórico de Consumo com a companhia, você pode solicitar pelo site (na Agência Virtual), nos postos de atendimento presenciais mais próximos ou pela Central de Atendimento, pelo telefone 0800 701 3001.
Essa solicitação pode ser feita a qualquer momento, e você pode conhecer o histórico de qualquer período da sua Unidade Consumidora. Para isso, é apenas necessário apresentar os seguintes documentos:
- Para pessoa física: lembre-se de ter em mãos o RG ou outro documento oficial com foto e o CPF;
- Para pessoa jurídica: nesse caso, é necessário levar os documentos relativos à constituição da empresa, CNPJ e documentos dos representantes legais (RG e CPF).
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