Aprenda AGORA como emitir 2 via CODAU

Procurando informações sobre a Codau segunda via? Neste artigo, você vai ver tudo o que precisa saber sobre os serviços oferecidos por essa empresa. Se você é cliente da Codau, fique ligado e leia até o final!

O que é Codau?

A Codau é a empresa responsável pelo abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Uberaba, em Minas Gerais. Ela oferece esse serviço de forma exclusiva, atendendo a todas as atividades relacionadas a esses serviços públicos. Além disso, também reparam redes públicas de distribuição de água e coleta de esgoto, atendem derivação e ramal domiciliar, cavaletes e conexões e registro de paragem e no hidrômetro.

o que é codau

Além disso, também é responsável por mensurar, faturar e cobrar os serviços prestados, propor rever e arrecadar tarifas e taxas, medir o consumo de água de poços particulares e cobrar pelo lançamento de esgotos na rede pública e vistoriar instalações hidráulicas e sanitárias.

Quando entrou em voga a Lei Complementar 584/2018, a Codau também passou a prestar serviços de saneamento básico. Assim, também deve criar programas, ações e obras de drenagem e manejo de águas pluviais, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

A Codau, também conhecida como Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, é uma autarquia municipal, que funciona de acordo com a Lei Complementar 106/1998. Por isso, se você tem algum problemas ou precisa de informações sobre serviços de captação, tratamento, reservação, distribuição de água potável, coleta, tratamento e neutralização de esgotos sanitários, deve entrar em contato com essa empresa.

Em sua estrutura, a empresa conta com uma estação de captação de água, que fica localizada nas margens do rio Uberaba, no setor Recreio das Orquídeas, que fica na região sul da cidade. A operação de adução da água é realizada na Estação de Recalque, que fica anexada à primeira.

Em relação à ETA (Estação de Tratamento de Água), ela fica localizada na Rua João Pinheiro, no Bairro Boa Vista, em Uberaba. Por lá, são processados mais de 78 milhões de litros/segundo por dia. É onde fica o laboratório de análises físico-químicas, responsável pelo controle de qualidade da água que é tratada e distribuída por toda a cidade.

A água que é produzida na ETA é encaminhada posteriormente para um dos dez Centros de Reservação. Elas contam com reservatórios metálicos, de concreto e elevados. Conheça onde fica cada um deles:

  • CR 1: ETA – Avenida Elias Cruvinel, Boa Vista;
  • CR 2: Rua Delfim Moreira, Boa Vista;
  • CR 3: Conceição das Alagoas, São Benedito;
  • CR 4: Avenida Indi
  • CR 5: Rua Abílio Borges, Abadia;
  • CR 6: Avenida Nenê Sabino, Santa Marta;
  • CR 8: Avenida João XXIII, Parque das Américas;
  • CR 9: Avenida Nenê Sabino, Vila Santa Maria;
  • CR 10: Praça Pio Xii, Gameleiras;
  • CR 11: Avenida Djalma Castro Alves, Conjunto Uberara I;
  • CR 12: Rua Domingos Felicônio Neto, Vila Ozanan II (em obras);
  • CR 13: Avenida Bandeirantes, Jardim Metrópole (em obras).

As Estações Elevatórias de Esgoto também compõem o sistema responsável pela transposição de bacias do esgoto coletado na cidade. São 14: EEE 1 – Conjunto Volta Grande, EEE 2 – Parque das Américas, EEE 3 – Jardim Alvorada, EEE 4 – Jardim Triângulo, EEE 5 – Jardim Primavera, EEE 6 – Bairro Chica Ferreira, EEE 7 – Conjunto Josa Bernardino, EEE 8 – Bairro Antônia Cândida, EEE 9 – Jardim Copacabana, EEE 10 – Residencial Rio de Janeiro, EEE 11 – Parque das Aroeiras, EEE 12 – Jardim Itália, EEE 13 – Residencial Laranjeiras e EEE 14 – Recreio das Orquídeas.

Ela também mantém três ETEs (Estações Tratamento de Esgotos), que têm a capacidade de processar e tratar 98,4% de esgotos coletados na cidade de Uberaba.

codau 2 via

Como emitir a 2 via da conta CODAU?

Se você não recebeu a sua conta em casa e deseja emitir uma segunda via, saiba que é muito fácil solicitá-la. São duas formas diferentes, e você pode escolher a melhor para o seu caso. Veja como:

  • Segunda via pelo site: acesse o site da empresa e procure pela guia chamada “Agência Virtual”, que fica no canto direito da tela. Para fazer o login, é importante ter em mãos o número do identificador, que fica na parte superior das contas da Codau. Aí, é só digitar os dados solicitados. Em seguida, você terá o acesso a todas as contas disponíveis. Esse serviço é gratuito.
  • Segunda via presencialmente: caso prefira, você também pode retirar a sua segunda via em mãos. Para isso, é só ir até a sede da empresa em Uberaba, na Avenida Leopoldino de Oliveira, 3433.

faturas em atraso codau

Como parcelar as faturas em atraso?

Caso você, cliente da Codau, precise parcelar as suas contas em atraso, saiba que é possível negociar com a empresa. É permitido o parcelamento das dívidas como uma forma de ajudar o consumidor. Para isso, é preciso pagar ao menos 20% do valor do débito à vista. O restante pode ser dividido em até 12 parcelas, que devem ter o valor mínimo de 20 reais.

É importante lembrar que, quando uma conta não é paga, o serviço é cortado, e os hidrômetros recebem um lacre. Por isso, vale a ressalva: em caso de violação de lacre, o titular deve pagar uma multa de quase 700 reais. Outra penalidade, caso isso aconteça, é a perda do direito ao parcelamento de dívidas.

cancalemento codau

Como cancelar o serviço?

Se você deseja cancelar o seu serviço com a Codau, é preciso entrar em contato com a empresa. Então, é só ligar para lá ou visitar presencialmente. Converse com o atendente, explicite os seus motivos e realize o cancelamento de acordo com as orientações que serão dadas.

Telefone

Se você deseja conversar com a Codau pelo telefone, é preciso entrar em contato pela Central de Atendimento. Utilize os número 0800 941 0115 ou 115. Também é possível solicitar serviços pelo atendimento pelo telefone 3318 7979, que está disponível de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22. Aos sábados e domingos, o horário é das 7h às 18h. Por meio desse número, é possível pedir a maioria dos serviços da Codau, exceto os que dependem da apresentação de documentos e pagamento de taxas.

Nos finais de semana, o consumidor da Codau também pode solicitar serviços emergenciais pelo plantão, que atende pelo telefone (34) 3326 8600.

O atendimento presencial da Codau também está disponível, e é realizado no SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), que se localiza na Avenida Leopoldino de Oliveira, 4295, no bairro Centro. O SAC abre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Por lá, o consumidor pode solicitar ligação e religação de água e esgoto, mudança de padrão e reclamações do consumo em geral. Outros serviços também estão disponíveis.

A Codau também está disponível nas redes sociais, no Instagram e Facebook. O user da empresa é @codauuberaba. No Facebook, existe uma ferramenta que atende ao público diretamente, onde é possível solicitar informações sobre o dia a dia da empresa, conhecer a rotina de obras, interdições ou suspensões de distribuição de água, entre outras demandas. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

No site, também há bastante informação e possibilidade de solicitações. Por lá, você acessa diferentes serviços, como a segunda via da conta de água e esgoto, além de informações úteis e diversas, como as referentes às suspensões temporárias de distribuição de água.

CODAU – 2 via conta

A CODAU segue responsável pela rede de água e esgoto de Uberaba, município de Minas Gerais.

Ao entrar no site, o usuário tem uma notícia em tempo real sobre a situação do abastecimento de água da cidade pela CODAU.

Se houver algum corte previsto, o usuário é avisado com antecedência e pode se preparar.

Contatos CODAU

O site oficial da CODAU pode ser acessado neste link.

Para quem precisar de atendimento telefônico, o número para contato da CODAU é o 115, ou ainda, 08009410115.

Este serviço funciona 24h por dia e serve para a solicitação de serviços que não dependem de documentação ou pagamento de taxas.

O consumidor pode utilizar o formulário de contato do próprio site da CODAU no Fale Conosco, neste link.

E se você precisar de atendimento presencial, poderá fazer o agendamento no site da instituição, para posterior comparecimento no endereço Av. Leopoldino de Oliveira, 4295.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *