inscrevendo pronatec

Se interessou pelo Pronatec? Aprenda como fazer a inscrição.

Hoje, existem muitos programas de facilitam o acesso à educação. O Pronatec é um deles, que une estudantes de escolas públicas aos cursos técnicos ou de qualificação. Dessa forma, aumenta as oportunidades e os conhecimentos dessa parcela da população, que passa a ter acesso a melhores empregos, e conquistar os seus sonhos.

É por meio do programa que muitos conseguem se especializar em uma área, garantindo um emprego de qualidade e uma boa inserção no mercado de trabalho. Esse programa vem ajudando milhões de pessoas, e você também pode ser um deles.

Viabilizado pelo Governo Federal, o programa é uma maneira de incluir aqueles que buscam um futuro melhor nas melhores chances de crescer na vida, por meio de trabalho árduo e especializado.

Quer participar mas ainda tem algumas dúvidas? Isso é normal, e você só precisa de um pouco de informação. Neste artigo, trazemos para você tudo sobre o Pronatec, para que você também possa garantir uma formação de qualidade e o seu espaço no mercado de trabalho.

Veja aqui o que é, como ele funciona, como fazer a inscrição, quais são os cursos oferecidos, quando começam as inscrições e quais são os documentos necessários. Saiba tudo sobre o programa agora.

o que é pronatec

O que é Pronatec?

É o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Ele foi criado com o intuito de dar ao cidadão bolsas de estudo integrais e parciais, nos cursos de grau técnico e formação inicial e continuada, em instituições públicas e privadas. Responsabilidade do Governo Federal brasileiro, ele pretende aumentar e democratizar a oferta de cursos profissionais e tecnológicos.

Além desse objetivo, ele também quer aumentar a rede de atendimento da educação tecnológica, melhorar a qualidade do ensino médio público, promover mais oportunidades ao trabalhadores e apoiar a oferta de cursos.

Ele foi criado por uma iniciativa do Ministério da Educação, visando ligar a oferta de cursos técnicos aos alunos que desejam crescer no mercado de trabalho.

Quem oferta vagas pelo Pronatec são as instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica, instituições estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, instituições de serviços nacionais de aprendizagem e instituições privadas de ensino superior e educação profissional e tecnológica.

As cinco iniciativas do Pronatec são:

  • A expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica;
  • O Programa Brasil Profissionalizado, que se destina à equipe de laboratórios e construção, reforma e ampliação de escolas técnicas estaduais;
  • A rede e-Tec Brasil, por onde são ofertados cursos técnicos e de formação inicial e continuada ou de qualificação profissional à distância;
  • O Acordo de Gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem;
  • A Bolsa-Formação, onde são ofertados cursos técnicos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional.

O público alvo do programa são os estudantes do Ensino Médio da rede pública, trabalhadores, beneficiários dos programas federais (como o Bolsa Família) e estudantes que tenham cursado o Ensino Médio completo e escolas públicas ou em instituições privadas como bolsistas integrais.

Como funciona?

Os cursos técnicos do Pronatec têm duração mínima de 800 horas. Já os de formação inicial e continuada ou cursos de qualificação profissional têm duração mínima de 160 horas.

No caso dos cursos técnicos, eles são ofertados de três formas: concomitante, integrada e subsequente. Cada um é voltado para um público diferente, veja:

  • Forma concomitante: para alunos que estão cursando o ensino médio na rede pública de ensino. São demandados pelas secretarias estaduais de educação;
  • Forma integrada: direcionados a alunos de educação de jovens e adultos (EJA) que são egressos do ensino fundamental, que pretendem unir o ensino médio ao ensino técnico. Nesse caso, o contato também deve ser feito por intermédio da secretaria estadual de educação;
  • Forma subsequente: para alunos que já concluíram o ensino médio.

Por meio do programa, o Pronatec gera milhões de matrículas, dando mais oportunidades para o trabalhador, por meio de cursos técnicos e de formação inicial e continuada.

pronatec inscrição

Como fazer a inscrição do Pronatec?

Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio ou ainda estar cursando em escola pública, receber um valor inferior a dois salários mínimos familiares, participar de programas sociais e ter, no mínimo, 16 anos de idade.

A inscrição é feita pelo site oficial do programa ou nos órgãos sociais e instituições que participam do Pronatec, como as faculdade públicas e privadas, Senac, Senai, Sesi e outras.

As vagas são direcionadas por prioridade, que é para os candidatos de baixa renda. Por isso, é preciso acessar o site do programa e clicar em “Inscrições”, para inserir os dados solicitados. Essas informações são os seus dados pessoais, o curso e a região em que você deseja fazer o curso técnico.

No final da inscrição, aguarde para conferir a lista de cursos disponíveis e verifique quais são as unidades mais próximas, para realizar a sua matrícula. No caso de não houverem mais vagas disponíveis, você pode participar da lista de espera, preenchendo os campos solicitados. Quando novas vagas surgirem, você receberá as informações necessárias por e-mail.

Se preferir, a inscrição pode ser realizada presencialmente no CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) da sua cidade. Efetue o CadÚnico para realizar a inscrição.

Assim que ela for deferida, será necessário ir até a instituição de ensino escolhida para obter mais informações sobre a matrícula.

Lembre-se que para se inscrever, alguns documentos são necessários. Tenha em mãos:

  • RG e CPF originais e cópia;
  • Foto 3 X 4 recente;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência.

cursos pronatec

Quais são os cursos oferecidos?

O programa oferece mais de 640 opções de cursos técnicos e de qualificação. Eles estão distribuídos em todo o território nacional, trazendo milhares de pessoas para a sala de aula. Hoje, os cursos mais procurados são:

  • Técnico em informática;
  • Técnico em segurança do trabalho;
  • Guia de turismo;
  • Técnico em administração;
  • Técnico em enfermagem;
  • Agente comunitário de saúde;
  • Cursos de línguas estrangeiras;
  • Programação.

A maioria desses cursos abre portas em diversos lugares, porque as empresas costumam procurar pessoas qualificadas para exercerem essas funções. Dessa forma, o Pronatec trouxe oportunidade para pessoas que, antes, poderiam não ter acesso à educação de qualidade, inserida diretamente no mercado de trabalho.

quando começa inscrição pronatec

Quando começa a inscrição?

Para saber exatamente quando começam as inscrições do Pronatec você deve entrar em contato com a secretaria estadual da educação na sua localidade. Se preferir, verifique informações no site do programa, que traz todos os processos bem explicitados.

É importante lembrar que não há um período único de inscrição no Pronatec. Cada instituição decide a data para admissão de novos alunos. Assim, é necessário escolher a instituição de ensino desejada antes de fazer a inscrição.

Quais são os documentos para a inscrição?

Na hora da inscrição do Pronatec, você deve informar alguns dados e documentos pessoais. Por isso, lembre-se de ter em mãos as seguintes informações:

  • RG e CPF originais e cópia;
  • Foto 3 X 4 recente;
  • Histórico escolar;
  • Comprovante de residência.

É possível que, na hora da inscrição, sejam solicitados outros documentos além desses. Por isso, se mantenha bem informado para não ser pego desprevenido.

Na hora da matrícula, entre em contato com a instituição de ensino escolhida para saber o que é preciso. Assim, você já apresenta os seus documentos pessoais e sai de lá com a sua vaga garantida!



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário