Press "Enter" to skip to content

Não sabe como funciona e como se inscrever no INCCEJA? Leia o artigo.

O Encceja é um exame que concede ao cidadão um certificado de conclusão de ensino fundamental ou ensino médio. Por meio dele, as pessoas que não conseguiram passar pela vida escolar, por qualquer motivo que seja, podem testar os seus conhecimentos e receber uma certificação, caso estejam preparados para ela.

São provas aplicadas no mesmo dia, com pontuações mínimas para receber o certificado. Hoje em dia, sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, e a escolaridade é uma das maiores exigências. Por isso, o Encceja melhora a qualidade de vida de milhares de pessoas, que antes dele, poderiam não ter tantas oportunidades.

O que é Encceja?

É o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Ou seja, é uma prova feita para dar aos alunos um certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio, para aqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar. O exame ocorre de forma voluntária e gratuita. Quem pode realizá-lo são os jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, incluindo detentos. As provas sempre são aplicadas no mesmo dia, no período da manhã e da tarde. Quem pode participar dela são os maiores de 15 anos (para o certificado de conclusão do ensino fundamental) ou maiores de 18 anos (para o certificado de conclusão do ensino médio).

Logo Encceja

As pessoas que se inscrevem para a prova podem optar em estudar sozinho ou pelas escolas de supletivo, públicas ou privadas. O exame é promovido pelo Ministério da Educação em todo o território nacional, aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde 2002. Aqui no Brasil, as escolas públicas são utilizadas para as provas, enquanto no exterior, os consulados são os locais escolhidos.

São cobrados, em prova, as competências, habilidade e saberes que o aluno adquiriu no processo escolar e na sua formação, envolvendo a vida familiar, a convivência humana, o trabalha, os movimentos sociais, as organizações da sociedade civil e as manifestações culturais. No Encceja, são quatro provas, onde é necessário obter no mínimo 100 pontos por matéria. São 30 questões por prova, onde cada questão vale 4 pontos. Ou seja, para atingir os 100 pontos, é necessário acertar 10 questões de 30 em cada prova. Também é cobrada uma redação, que deve ter nota igual ou superior a 5.

Para os solicitantes que desejam a certificação de conclusão do ensino médio, é preciso se inscrever todo ano para o Encceja pela internet. Aí é só marcar a opção desejada, mesmo que o cidadão não tenha frequentado a escola.

Ambos os tipos de exames  – seja para ensino fundamental ou para ensino médio – podem ser feitos mais de uma vez, caso o candidato não consiga obter a pontuação mínima. As matérias são cumulativas, por isso ele só precisa refazer as matérias em que foi reprovado, caso necessite.

A partir do momento em que conseguir completar, ao menos, todas as pontuações mínimas, o candidato deverá se dirigir à Secretaria de Educação do seu Estado ou ao consulado brasileiro no país onde estiver. Então, é só solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Em alguns casos, ele é emitido automaticamente e enviado para a Diretoria de Ensino mais próxima.

A estrutura das provas do Encceja funciona da seguinte forma para o Ensino Fundamental:

  • Prova 1: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física;
  • Prova 2: Matemática;
  • Prova 3: História e Geografia;
  • Prova 4: Ciências Naturais;
  • Redação.

Para o Ensino Médio, funciona assim:

  • Prova 1: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Prova 2: Matemática e suas Tecnologias;
  • Prova 3: Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Prova 4: Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Redação.

As áreas são estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, que cumpre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

como funciona encceja

Como funciona?

Ele é aplicado uma vez ao ano, com provas diferentes para cada público e finalidade. Caso os pontos mínimos sejam alcançados, o candidato pode solicitar o diploma do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, conforme a sua necessidades.

Essa possibilidade gera ao candidato uma oportunidade de se desenvolver, correr atrás do seu futuro. Muitos dos trabalhos formai exigem escolaridade básica, e essa é uma forma do cidadão comprová-la mesmo que não tenha tido a oportunidade de estudar dentro do período escolar.

O calendário do Encceja funciona da seguinte forma:

  • Em março, o edital é publicado;
  • Em abril, inicia o período de inscrições;
  • Em julho, são divulgados os locais de prova;
  • Em agosto, são aplicadas as provas. 10 dias úteis após o exame, são divulgados os gabaritos;
  • Em outubro, saem os resultados.

encceja inscrição

Como fazer a inscrição Encceja?

Fazer a inscrição do Encceja é muito fácil e você nem precisa sair de casa. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site oficial do Encceja e faça o cadastro com todos os dados necessários, preenchendo as informações corretamente;
  • Segundo passo: em seguida, você será redirecionado para uma nova página, com dados pessoas já preenchidos. Informe o restante dos dados solicitados, o seu endereço e clique em “Próximo”;
  • Terceiro passo: escolha se será necessário algum atendimento especializado na hora de fazer a prova;
  • Quarto passo: lembre-se de conferir se os seus dados estão corretos;
  • Quinto passo: escolha o local de prova desejado, com cidade, estado e instituição verificadora;
  • Sexto passo: confira novamente aos dados e responda ao questionário socioeconômico. Escolha também uma senha pessoal;
  • Sétimo passo: preencha os telefones e e-mails solicitados e pronto! A sua inscrição estará completa;
  • Oitavo passo: agora é só fazer o login no portal para verificar se está tudo certo.

Vale lembrar que a inscrição para o programa é totalmente gratuita para aqueles que realizarão a prova pela primeira vez. Nenhuma taxa é cobrada para conseguir o exame de certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.

portal inscrição ENCCEJA

Quando abre as inscrições para o Encceja?

As inscrições para o Encceja sempre abrem por volta dos meses de abril ou maio. Para isso, é fundamental se informar com o INEP ou pelo site do exame, conseguindo uma data exata. Atente-se para não perder o período de inscrições, pois se não, o exame só poderá ser feito no ano seguinte.

Quem pode fazer?

Qualquer pessoa com a idade adequada pode fazer o Encceja. No caso da prova para o ensino fundamental, o candidato deve ter, ao menos, 15 anos completos na data. Para a prova do ensino médio, a idade mínima é de 18 anos. As pessoas com 18 anos completos podem realizar a inscrição para as provas de ensino médio mesmo que não tenham a certificação do ensino fundamental.

Quando sai o resultado

O resultado do Encceja sai alguns meses após a aplicação da prova. Para isso, é importante ter paciência, pois a emissão do certificado não é imediata. No entanto, o gabarito já é disponibiliza no décimo dia útil seguinte à prova, que pode ajudar a verificar os resultados preliminares.

É claro que o resultado muitas vezes difere da conferência do candidato, mas o gabarito já dá uma boa base de erros e acertos para quem está atrás de uma certificação de conclusão, seja de ensino fundamental ou ensino médio.



Atualizo
Siga-nos

Be First to Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mission News Theme by Compete Themes.