Inscrição do ENEM

Você quer fazer o Enem e não sabe como fazer a inscrição? Veja como Aqui!

O ENEM é a porta de entrada de milhares de estudantes no ensino superior. Por meio dele, é possível garantir vagas em universidades públicas e bolsas em universidades privadas, dentro e fora do país. Essa prova, que vem mudando o futuro de muita gente, é o foco para quem quer garantir o ensino superior no currículo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre ele, não se preocupe: neste artigo, tentaremos solucionar várias delas por meio da informação. Esteja totalmente preparado para o ENEM e garanta a tão sonhada vaga na faculdade. Veja aqui como funciona, como fazer a inscrição, quem pode fazer e quando saem os resultados.

Logo Enem

O que é Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio. Ele é promovido pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), vinculado ao Ministério da Educação do Brasil. Criado em 1999, hoje é utilizado para avaliar a qualidade do ensino médio do país e como forma de ingresso ao ensino superior em universidade públicas, por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).

Atualmente,  é o maior exame vestibular do país e o segundo maior do mundo, ficando atrás apenas de uma prova de admissão do ensino superior da China. Ele também pode ser utilizado para os alunos que desejam ganhar bolsas integrais ou parciais em universidades particulares, por meio do ProUni (Programa Universidade para Todos) ou do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Em algumas universidades, ele já substitui o vestibular tradicional.

Ela ocorre anualmente, com duração de dois dias. São 180 questões objetivas, divididas em quatro áreas, e uma redação.

Como funciona?

Como vimos, o Enem ocorre em dois dias. Até o ano de 2016, ele era aplicado em um final de semana, onde os candidatos faziam as provas no sábado e no domingo. A partir de 2017, a prova passou a ocorrer em dois domingos consecutivos, com um intervalo de uma semana entre elas. Normalmente, essas datas são entre as últimas semanas de outubro e as primeiras do mês de novembro.

Ele é organizado em quatro áreas do conhecimento. Veja:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias: engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • CIências da Natureza e suas Tecnologias: engloba as disciplinas de Química, Física e Biologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: engloba as disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira e Artes;
  • Matemática e suas Tecnologias.

Cada uma dessas áreas tem uma prova com 45 questões, totalizando 180. Elas são objetivas, e o candidato deve assinalar entre as cinco alternativas, A, B, C, D ou E.

Além das questões, também cobra uma redação, aplicada no primeiro dia de prova. Ela é do tipo dissertativa-argumentativa, onde o participante deve se basear nos textos motivadores. Deve ser de 30 linhas, expressando a sua tese, defendendo a sua opinião por meio de argumentos concretos e apresentando uma solução ao final, que respeite os Direitos Humanos. O tema da redação é revelado apenas no dia da prova e pode trazer situações de cunho social, ambiental, político e econômico.

Em geral, de acordo com o tempo e o número de questões, o participante tem cerca de 3 minutos para responder cada questão objetiva e 1 hora para fazer a redação.

enem inscrição

Como fazer a inscrição do Enem?

Fazer a inscrição é muito fácil, exclusivamente pelo site. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site do Enem;
  • Segundo passo: na tela inicial, informa o seu CPF e data de nascimento. Depois, preencha a ficha solicitada com os seus dados pessoais, número da identidade e endereço;
  • Terceiro passo: crie uma nova senha entre seis e dez caracteres. Lembre-se de anotar em algum lugar, para não ter maiores problemas na hora de consultar os seus resultados e participar dos processos seletivos, para garantir a sua vaga no ensino superior;
  • Quarto passo: depois disso, informe se necessita de algum atendimento especial para fazer a prova;
  • Quinto passo: selecione o idioma que prefere nas questões de língua estrangeira. Os idiomas disponíveis são inglês e espanhol. Depois, escolha a cidade onde deseja realizar a prova;
  • Sexto passo: na etapa a seguir, responda informações que estão relacionadas ao seu ensino médio;
  • Sétimo passo: então, responda a um questionário socioeconômico, que reúne informações sobre a renda e o grupo familiar do candidato;
  • Oitavo passo: depois disso, finalize a sua inscrição do Enem. Lembre-se de imprimir o boleto e realizar o pagamento até a data de vencimento que está marcada no documento. Caso esse pagamento não seja realizado, a inscrição será cancelada imediatamente.

Para os que ainda não sabem, o Enem é pago. Ou seja, você precisa pagar uma taxa para se inscrever. No entanto, é possível se isentar do pagamento em alguns casos. O valor varia de ano por ano, por isso não existe uma informação exata sobre esse dado. Os custos costumam cobrir a produção, a impressão e a aplicação da prova. É muito importante realizar o pagamento da taxa dentro do prazo, para que a inscrição não seja indeferida.

Para obter a isenção dessa taxa, você deve atender a alguns critérios. Veja quais são eles:

  • Isenção automática: garantida para os estudantes de escolas públicas, que irão concluir o ensino médio no ano da prova;
  • Isenção por lei: garantida para os estudantes com famílias que possuem renda igual ou menor do que um salário mínimo por pessoa. Também garantida aos alunos que cursaram todo o ensino médio com bolsa integral em escolas privadas;
  • Isenção por decreto: garantida para candidatos com famílias que possuem renda de até meio salário e estejam inscritas no CadÚnico do Governo Federal

Quando abre as inscrições para o Enem?

As inscrições do Enem estão programadas para abrirem entre os dias 4 e 15 de maio desse ano. No entanto, essa data pode sofrer alterações de acordo com alguns desdobramentos. Por isso, fique atento e não deixe de procurar informações no site oficial do exame.

quem pode fazer enem

Quem pode fazer?

De forma geral, qualquer pessoa pode fazer o Enem e tentar garantir a sua vaga em universidades públicas ou privadas. Lembrando que a prova é a porta de entrada para programas como o ProUni, Sisu e FIES, além de obter o certificado de conclusão do ensino médio por meio dela.

É claro que a pessoa deve estar matriculada no ensino médio, ou já ter concluído essa etapa. Em alguns casos, como pessoas internadas ou presos, podem haver restrições na hora de fazer a prova.

resultado enem

Quando sai o resultado?

Não há uma data específica para a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2020 ainda. Normalmente, esse dado é definido e divulgado após a aplicação das provas. Mas é importante lembrar que, na maioria das vezes, o resultado costuma sair no mês de janeiro, para coincidir com o período de matrícula das universidades.

Apesar do ENEM ser realizado apenas uma vez ao ano, a nota pode ser aproveitada nas duas edições do Sisu, de inverno e de verão. Algumas universidades também aceitam apenas a nota como forma de ingresso. Por isso, se informe com a instituição onde deseja estudar e verifique se é possível eliminar o vestibular e substituí-lo pela prova.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário