Veja como Imprimir seu CPF pela internet! Em 5 minutos.

O CPF, Cadastro de Pessoa Física, é um documento obrigatório, emitido pela Receita Federal. O número, que contém 11 dígitos, serve para identificar os contribuintes inseridos na comunidade social.

A principal função desse documento é controlar quem são os contribuintes do Imposto de Renda. No entanto, ele também é muito importante para cadastros, identificação pessoal, matrículas, contratos, etc.

Portanto, quando uma pessoa tem restrições no seu Cadastro de Pessoa Física, isso significa que ela está com alguma conta em atraso, devendo para alguma casa de crédito ou qualquer outra pendência em seu nome.

Ele pode ser emitido no nome de recém nascidos, e se torna obrigatório a partir dos 12 anos. Pais que declaram o imposto de renda devem constar o Cadastro de Pessoa Física da criança a partir desta idade.

Realmente, é um documento muito importante, não é mesmo? Neste artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre o CPF e como funciona a emissão online e de segunda via, além de aprender a imprimir o Cadastro de Pessoa Física do bebê e como funciona no caso de menores de idade.

imprimir cpf

Como imprimir CPF online?

Se você é do tempo em que o CPF era emitido em um cartãozinho plástico azul para guardar na carteira, esqueça! Hoje em dia, a Receita Federal passou a expedir apenas um comprovante impresso, com o número do documento.

Muitas vezes, esse comprovante nem é necessário, visto que a maioria das pessoas já tem o Cadastro de Pessoa Física incluso no documento de identidade. Se você não é uma dessas pessoas, não se preocupe: é apenas necessário tirar uma segunda via do Cadastro de Pessoa Física. Veja como no tópico a seguir.

Como imprimir a 2ª via?

Para imprimir a segunda via será preciso acessar o site da Receita Federal. Já na página principal, clique na opção “CPF” e depois em “2ª Via CPF”. Depois, é só preencher os dados solicitados com o número do documento, nome, data de nascimento e nome da mãe. Se você tem entre 18 e 70 anos, o número do título de eleitor também é necessário.

Quando completar todos os campos, clique em “Enviar” e lembre-se de digitar os caracteres de verificação no CAPTCHA. Caso você já declare Imposto de Renda, será necessário informar o número do recibo da sua última declaração. Preencha o campo solicitado com os 10 dígitos. Então, é só clicar em “Gerar”.

A segunda via está pronta, e você só precisa mandar imprimir. Não tem problema em realizar a impressão utilizando papel comum, visto que a autenticidade do documento é verificada de forma eletrônica. Lembre-se de plastificar, para aumentar a sua durabilidade. Se você não conseguiu entender, veja nosso artigo sobre 2 via do CPF.

Não sei o número do meu CPF, e agora?

Em caso de perda ou esquecimento do número, não existe a possibilidade de recuperá-lo pelo site da Receita Federal. Por isso, nesse caso, é muito importante que você procure recuperar o número em qualquer estabelecimento, plataforma ou instituição que tenha solicitado o seu Cadastro de Pessoa Física para cadastro. Para isso, provavelmente será necessária a apresentação do seu documento de identidade.

O número do seu CPF também pode constar em outros documentos, como a Carteira de Identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Certidão de Nascimento, a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), a Carteira de Identidade Profissional ou em carteiras funcionais emitidas por órgãos públicos.

Se, ainda assim, você não conseguiu encontrar ele,  procure um cartório de registro civil ou um posto de atendimento da Receita Federal para solicitá-lo. Lembre-se de estar munido com um documento de identificação oficial com foto.

Como imprimir o CPF do bebê?

Recém nascidos já podem fazer o seu Cadastro de Pessoa Física. Nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o número do cadastro já é emitido juntamente à certidão de nascimento. Se você é morador de outros locais, será preciso visitar uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou nos Correios.

Bebês não podem fazer a solicitação de CPF via internet, visto que não possuem número do Título de Eleitor. Nesse caso, os documentos necessários são a certidão de nascimento do bebê e um documento com foto do pai ou da mãe.

O Número do Cadastro de Pessoa Física é gerado na hora, e você consegue fazer a impressão do cartão pela internet, utilizando o site da Receita Federal (como explicado no tópico anterior). É interessante fazer o CPF antes do RG do bebê, para que o número já saia impresso no documento de identidade.

imprimir cpf receita federal

Imprimindo no site da Receita Federal

Como explicamos nos tópicos anteriores, o CPF não é mais emitido em um cartão. Hoje, apenas a folhinha impressa basta para comprovar o documento. Você deve ir até o site da Receita Federal para imprimir o seu.

Se não sabe como, veja o passo a passo no tópico anterior, chamado “Como imprimir a 2ª via”.

Como tirar o CPF de um menor?

O processo para emitir o CPF de menores de idade é um pouco diferente do comum. É importante lembrar que o documento é obrigatório para aqueles com contas abertas em seu nome para investimentos como ações, títulos públicos ou fundos.

A partir de 2018, o documento passou a ser obrigatório também para as crianças e adolescentes a partir dos 8 anos, completados em 2017. Isso para que possam ser incluídos como dependentes na declaração de imposto de renda dos pais.

Os jovens com idade entre 16 e 17 anos podem tirar o Cadastro de Pessoa Física pela internet, desde que tenham o título de eleitor. É só acessar o site da Receita Federal e completar o cadastro com os dados solicitados. Nesse caso, a emissão é gratuita.

Já para os que não possuem título de eleitor, a emissão dele exige que o solicitante compareça presencialmente a uma agência dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Aqui, uma taxa de R$ 7,00 é cobrada para realizar o cadastro e emitir o documento.

documentos cpf

Quais os documentos necessários para fazer o Cadastro de Pessoa Física?

Os documentos exigidos diferem um pouco, de acordo com a idade do solicitante. Veja o que é preciso ter em mãos em cada caso:

Para menores de 16 anos, tutelados, curatelados ou sujeitos à guarda judicial:

  • Certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento de identificação oficial com foto (RG);
  • Documento de identificação oficial com foto do solicitando, seja um dos pais, o tutor, o curador ou a pessoa responsável pela guarda do menor;
  • Documento que comprove a tutela, curatela ou responsabilidade pela guarda.

Para jovens com 16 ou 17 anos de idade:

  • Documento de identificação com foto do menor, comprovando a sua naturalidade, filiação e data de nascimento (RG);
  • Título de eleitor ou documento que comprove alistamento eleitoral (nesse caso, o documento é facultativo);
  • Caso um dos pais seja o solicitante do CPF, é necessário apresentar um documento de identificação com foto. Nesse caso, a identificação do menor pode ser substituída pela sua certidão de nascimento.

Para maiores de 18 anos:

  • Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, ou afins);
  • Certidão de nascimento, no caso do documento de identificação que não apresenta informações de naturalidade, filiação ou data de nascimento;
  • Título de eleitor ou documento que comprove o alistamento eleitoral;
  • No caso de alistamento eleitoral não obrigatório ou não possível, é necessário apresentar a certidão emitida pela Justiça Eleitoral ou qualquer outro documento que comprove a condição.

CPF Digital

O Governo Federal a alguns anos tenta converte alguns documentos que é impresso em papel em documentos digitais, um deles já esta em vigor no ano de 2021 que é a Carteira de trabalho. Outro documento que já pode ser convertido do formato de papel  para a formato digital é o CPF.

Muitas vezes o CPF ou outro documento no formato de papel pode ser extraviado ou simplesmente perde o documento, obtendo o documento no formato digital, diminuirá bastante estes casos de extravio ou perca de documento, além de ser mais seguro em questões de falsificação de documentos.

O Governo Federal lanço o app do CPF digital, para obter seu CPF digital, basta acessar a loja de Apps do seu smartphone, se seu smartphone tem o sistema Android você irá acessar a play Store, mas se seu sistema for IOS você irá acessar a App Store. Basta entra na loja do sistema operacional do seu celular e digitar na pesquisa: CPF Digital e baixar.

 

Vinícius Cardozo

2 comentários em “Veja como Imprimir seu CPF pela internet! Em 5 minutos.”

Deixe um comentário