Aprenda a fazer seu Cadastro e Renovar o ID JOVEM

O que é Id Jovem?

O ID Jovem, também chamado de Identidade Jovem, é um documento que dá acesso a alguns benefícios para uma parcela da população. Se incluem nesses benefícios a meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além das vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, como prevê o Decreto nº 8.537/2015.

Milhares de brasileiros entre 15 e 29 anos podem aproveitar esse benefício, tendo mais acesso aos direitos que são garantidos pelo Estatuto da Juventude, previsto na Lei nº 12.852/2013.

id jovem

São vários âmbitos beneficiados pelo ID Jovem, veja:

  • Cultura, Lazer, Shows, Esportes e Teatro: com o documento, fica assegurado que o jovem pague apenas meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, ou seja, 50% do valor cobrado no ingresso ao público geral;
  • Transporte: em cada viagem, são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação de serviço convencional de transporte interestadual de passageiros.

É importante lembrar que a ID Jovem é destinada apenas para as pessoas com idade entre 15 e 29 anos, que sejam pertencentes à famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. Também devem ser inscritos no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico), com informações atualizadas de, pelo menos, os últimos 24 meses.

Algumas condições devem ser preenchidas para conseguir fazer o ID Jovem, confira:

  • É preciso ter entre 15 e 29 anos;
  • O benefício também é válido para os jovens que não são estudantes;
  • É preciso estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). Para incluir ou atualizar dados, você deve procurar o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade;
  • É preciso estar com o cadastro atualizado, que deve estar alterado há pelo menos 24 meses;
  • É preciso ter renda familiar de até dois salários mínimos. É importante lembrar que esse limite não pode ser ultrapassado;
  • É preciso saber o seu número NIS (Número de Identificação Social). Caso não saiba o seu, é só consultar o seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na carteira de trabalho.

id jovem cadastro

Como fazer o cadastro do ID JOVEM?

Para se cadastrar no ID Jovem, caso você tenha direito ao benefício, é só levar os seus documentos pessoais, como RG, CPF, certidão de nascimento, comprovante de residência e CTPS até o CRAS mais próximo.

Vale lembrar que os documentos devem ser de todos os residentes da casa. Uma vez que o cadastro seja feito, você só precisa esperar até que o seu número do NIS (Número de Identificação Social) seja disponibilizado. Isso porque ele é imprescindível para que o cadastro no ID Jovem esteja completo.

ID Jovem cadastro pelo computador

A partir do momento que você já tem o número do NIS e deseja fazer o seu cadastro no ID Jovem, são dois jeitos possíveis para acessar e começar a usar o benefício. Um deles é pelo computador, no seu navegador da web. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site do ID Jovem e clique na opção “Emitir ID Jovem”, que está no campo superior direito da tela;
  • Segundo passo: depois, insira o número do seu NIS, seu nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
  • Terceiro passo: então, é só clicar em “Gerar ID Jovem”, que está abaixo das informações inseridas. Assim, o seu documento será emitido e você já pode utilizá-lo, assim que realizar a impressão.

ID Jovem cadastro pelo celular

Usando o seu smartphone, você também pode realizar o cadastro no ID Jovem, assim que tiver o NIS em mãos. Veja como no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: baixe o app do ID Jovem, que está disponível na Google Play Store;
  • Segundo passo: depois que baixar o app, inicie-o e insira as informações de cadastro solicitadas, como número de NIS, número completo, data de nascimento e nome da mãe.
  • Terceiro passo: no final, depois de preencher, é só tocar em “Acessar”. Então, o QR Code do seu ID Jovem irá aparecer na tela.

renovar id jovem

Como renovar

É importante saber que é necessário renovar o ID Jovem. Isso porque ele tem uma validade de 180 dias depois que for emitido. Assim que essa validade por expirada, você deve renovar, emitindo um novo cartão. Então, são verificados novamente os requisitos para ser beneficiário do ID Jovem.

Para renovar, é só seguir o mesmo passo a passo que você utilizou para solicitar pela primeira vez.

Comprar passagem online

De acordo com o decreto oficial federal, devem ser reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo de viagem, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros. Além disso, também é necessário que se reservem ao jovem duas vagas com desconto de 50% sobre o valor normal das passagens, que devem ser ofertadas depois que as duas vagas gratuitas acabaram. Essa regra é válida para:

I – os serviços de transporte rodoviário interestadual de passageiros, prestado em veículos de características básicas, com ou sem sanitários, nas linhas regulares;

II – os serviços de transporte ferroviário interestadual de passageiros, em linhas regulares;

III – os serviços de transporte aquaviário interestadual, abertos ao público, realizado em rios, lagoas, lagos e baías, que operem em linhas regulares, inclusive travessias.

 

Para comprar a passagem com o ID Jovem, é preciso seguir algumas regras. Na hora de usar as vagas gratuitas ou as com desconto, o jovem precisa solicitar um único bilhete de viagem em um dos pontos de venda da transportadora. Depois isso, é muito importante estar atento à algumas observações:

  • O jovem pode solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno quando quiser, na melhor data para ele;
  • A reserva ou a compra da passagem devem ter uma antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida. O indicado é que seja comprado com mais antecedência, por volta de um mês, para ter certeza de que a passagem estará disponível no horário e no dia desejados;
  • O jovem não pode fazer a reserva em mais de um horário para o mesmo dia e destino. Isso acaba caracterizando como domínio de reserva de lugares, e pode prejudicar os outros beneficiários;
  • Para proteger o direito do jovem, é essencial que o documento ID Jovem seja nominal e intransferível. Então, você precisa ficar atento porque só ele pode comprar pessoalmente, e retirar no guichê a sua passagem com benefício;
  • Ele deve ser apresentado junto de um documento de identidade oficial, no momento da compra e do embarque;
  • Outra coisa muito importante é se ater ao fato de que o jovem deve comparecer ao terminal de embarque até trinta minutos antes da hora marcada para o início da viagem. Caso isso não ocorra, ele pode correr o risco de perder o benefício;
  • O bilhete de viagem do jovem também apenas pode ser utilizado por ele. Lá, também deve constar qual é o benefício que ele está usufruindo, seja a gratuidade ou o desconto na passagem.

vence id jovem

O que fazer quando vence

Quando o ID Jovem passa da data de vencimento, que é de depois de 180 dias, é preciso renovar. Como vimos, a renovação é feita seguindo os mesmos passos da primeira vez que você solicitou o benefício.

Telefone

Não existe um telefone para entrar em contato com o ID Jovem. A única forma de tirar as suas dúvidas é pelo site, preenchendo o formulário.

Atualizo
Siga-nos
Últimos posts por Atualizo (exibir todos)

Deixe um comentário