Perdeu seu Cartão Cidadão, aprenda a solicitar a 2 via.

Se você é beneficiário do governo, provavelmente já ouviu falar do Cartão do Cidadão, não é mesmo? Esse cartão, criado pelo Governo Federal Brasileiro e emitido pela Caixa Econômica Federal, é responsável por unificar as contas funcionais dos benefícios recebidos, que são direito dos trabalhadores.

cartao cidadao

Por meio dele, é possível realizar saques, consultas e movimentações de quem recebe dinheiro do FGTS, PIS, Bolsa Família, abono salarial e Seguro Desemprego.

O Cartão é obrigatório para quem recebe benefícios trabalhistas ou sociais pela Caixa Econômica Federal. No entanto, ele só é necessário para quem não possui uma conta no banco.

Dessa forma, o cartão facilita o acesso a esses serviços, permitindo o saque e consultas. Ele pode ser utilizado em todos os canais de pagamento da Caixa, tanto nas agências quanto nas lotéricas.

Tem direito a solicitar quem recebe benefícios que disponibilizam saque, como FGTS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e Bolsa Família, por exemplo. Para continuar recebendo sem incômodos, é necessário que dados como o seu endereço e telefone estejam sempre atualizados.

É importante lembrar que, para quem já tem conta na Caixa Econômica Federal, o benefício pode ser creditado diretamente na conta. Ou seja, quem já é cliente do banco com poupança ou conta corrente, não precisa solicitar um Cartão.

Outra observação a ser feita em relação ao cartão é que, se você não possui nenhum benefício disponível, não é apto a emitir ou usar o Cartão do Cidadão.

Muitas pessoas seguem com dúvidas não respondidas sobre esse método de saque. Por isso, neste artigo, tentaremos reunir o máximo de informação possível. Assim, com apenas um clique, você já tem todas as suas questões sanadas, entendendo um pouco mais sobre como funciona o Cartão do Cidadão.

Continue lendo para saber mais, e esqueça o incômodo de passar horas e horas na fila ou no telefone para responder uma simples pergunta.

cartão cidadão 2 via

Como solicitar a 2ª via do Cartão Cidadão?

Como qualquer outro cartão ou documento, acontecem inúmeras situações em que eles podem ser extraviados. Seja por perda, roubo ou quebra, é possível solicitar a emissão de uma segunda via do Cartão do Cidadão.

É importante lembrar que um novo cartão deve ser feito o quanto antes, para evitar problemas e incômodos futuros. Por isso, se você percebeu que está sem ele, não perca tempo para solicitar uma segunda via.

Realizar essa emissão é gratuita, tanto para a primeira quanto para a segunda via. Infelizmente, o processo não pode ser feito online. Veja quais são as duas maneiras disponíveis para solicitar a segunda via do Cartão Cidadão.

Segunda via nas Agências da Caixa

Você precisa comparecer a alguma agência da Caixa Econômica Federal. Assim como a emissão da primeira via, a segunda via também será solicitada no banco. Lembre-se de ter em mãos o seu RG, CPF e a Carteira de Trabalho.

Segunda via pelo telefone

Se você não quer sair de casa para fazer essa solicitação, não precisa. Entre em contato com a Central de Atendimento da Caixa pelo telefone 0800 726 0207 e peça por uma segunda via. Será necessário informar o seu número de PIS/PASEP. Tenha em mãos o seu número de RG e CPF para dar continuidade ao pedido.

A solicitação da segunda via do Cartão do Cidadão pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

cartao cidadao internet

Como fazer o pedido do Cartão pela internet?

Infelizmente, ainda não é possível realizar o pedido do Cartão do Cidadão pela internet. Sabemos que isso facilitaria – e muito – a vida de diversas pessoas, mas essa opção ainda não está disponível.

Para solicitar o seu cartão, vá até a agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de você ou ligue para o telefone 0800 726 0207, pelo Atendimento CAIXA ao Cidadão.

Quanto tempo demora?

Depois de fazer a solicitação do seu Cartão, ele demora cerca de 30 dias corridos para ficar pronto. Se informe na hora do pedido se ele será enviado diretamente para a sua casa ou se será necessário retirá-lo na agência.

Seguido ao recebimento, você deverá fazer uma Senha Cidadão, que habilita o cartão para saques nos caixas eletrônicos da Caixa Econômica Federal, além das lotéricas e correspondentes CAIXA aqui.

Para fazer essa senha, você deverá comparecer a uma lotérica ou agência. Mas antes, ligue para a Central de Atendimento no telefone 0800 726 0207. Tenha em mãos algum dos seguintes documentos na hora de realizar o cadastramento da senha:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – o modelo deve ter foto, pode ser apresentada mesmo que esteja fora do prazo de validade. Também é aceito o modelo digital;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Carteira funcional;
  • Identidade militar;
  • Carteira de identidade de estrangeiros;

Cartão cancelado, como proceder?

Normalmente, o Cartão é cancelado apenas quando você não recebe qualquer benefício. Ou seja, se você deixou de receber o Seguro Desemprego, por exemplo, o cartão será cancelado automaticamente.

Se esse não for o caso e seu cartão foi cancelado indevidamente, entre em contato com a Caixa Econômica Federal para regularizar essa situação.

Como desbloquear o cartão com a senha bloqueada?

Bloquear uma senha não é tão incomum quanto parece. Às vezes, com a pressa ou desatenção, acabamos digitando a senha errada na hora do saque. Isso também acontece quando passamos muito tempo sem utilizá-la. É por isso que esse é um episódio recorrente quando falamos em Cartão.

A boa notícia é que o desbloqueio é muito fácil de fazer. O cartão é bloqueado depois que você tenta digitar a senha errada várias vezes, se enganando nos dígitos na hora do saque. Por isso, acaba resultando em bloqueio no recebimento do benefício.

Mesmo que depois de algumas tentativas você lembre da senha, será necessário realizar o desbloqueio. Para isso, você precisará comparecer a uma agência ou lotérica da Caixa. Esse serviço não está disponível pelo telefone ou online.

Então, tenha em mãos o termo de responsabilidade que foi entregue na hora do cadastro da primeira senha. Leve também o seu documento com foto, CPF e o Cartão. Converse com o atendente e peça pelo desbloqueio imediato.

Se você não lembra da senha de jeito nenhum, perdeu o papel onde tinha anotado ou se descuidou na hora, não precisa se preocupar. O procedimento é o mesmo explicado acima. Recupere a sua senha nas agências ou lotéricas para evitar maiores incômodos, mantendo o saque do seu benefício em dia.

cartao cidadao senha

Quantos números são a senha?

No Cartão, a senha utilizada contém 6 dígitos numéricos. A recomendação é de que ela não seja a sua data de nascimento ou outras sequências que remetam a algum documento pessoal seu.

Com o cartão tem uso esporádico, e só é utilizado no banco ou na agência, é comum que as pessoas acabem perdendo ou esquecendo a senha. Às vezes, não temos nem ideia de quantos dígitos ela deve ter.

Por isso, ao utilizar o seu Cartão do Cidadão, tenha em mente que a chave numérica dele contém 6 números. Isso pode ajudar na hora de evitar o esquecimento quando realizar um saque ou consulta.

Mas lembre-se, para esse problema também há solução. Pode ser um pouco incômodo comparecer a uma agência ou lotérica, mas recuperar a senha é fácil e rápido.

Como recupera senha do cartão cidadão

Com tantas senhas para memorizar, é normal que uma vez ou outra, você esqueça de alguma delas, principalmente quando seu uso não é contínuo. Se você não se recorda da sua senha do Cartão Cidadão, veja neste artigo como recuperá-la.

Se você não se lembra da senha do Cartão Cidadão, não se preocupe, pois o procedimento de recadastramento é bem simples.

Para recuperar a senha do seu Cartão Cidadão, basta se dirigir até uma agência física da Caixa Econômica Federal, com os seguintes documentos em mãos:

  • RG;
  • Cpf;
  • Cartão Cidadão;
  • Termo de Responsabilidade (assinado no ato do cadastramento da sua Senha Cidadão).

Infelizmente, a Caixa ainda não possibilita que este processo seja feito pela internet, por isso, guarde bem a sua nova senha para não precisar recadastrá-la novamente.

Vinícius Cardozo

1 comentário em “Perdeu seu Cartão Cidadão, aprenda a solicitar a 2 via.”

  1. Esse número 0800 que deram no vídeo não deu em nada,liguei pra caixa é não tive solução do meu problema que é receber a segunda via .

    Responder

Deixe um comentário