Mora em São Paulo, aprenda a agendar o poupatempo e fuja da Fila!

Quem mora em São Paulo já sabe que o Poupatempo é uma grande mão na roda. Por meio dele, é possível fazer a emissão de documentos de forma rápida e prática. Hoje, a maioria dos paulistas que utilizam esse serviço estão satisfeitos, visto que ele diminui a burocracia e o tempo para emitir um novo documento.

É possível resolver os mais diversos problemas pelo Poupatempo, referentes à documentos pessoais, habilitação, emprego e trabalho, veículos, moradia, água, esgoto e luz, obras, direitos, impostos e taxas, saúde e vigilância sanitária, educação e muito mais.

Como podemos ver, o ele veio para ajudar na vida das pessoas, oferecendo mais tempo e menos incômodos. Se você já é adepto, sabe que o sistema funciona com algumas regras. Se você precisa utilizá-lo e nunca fez isso antes, será preciso conhecer um pouco mais sobre ele.

Se você tem alguma dúvida em relação ao funcionamento, continue lendo o artigo para saber mais.

poupatempo

O que é Poupatempo?

O Poupatempo foi criado pelo governo do estado de São Paulo, no ano de 1996. A gestão, na época, era de Mário Covas, governador do PSDB. O projeto do Poupatempo, hoje, conta mais de 400 serviços, incluindo a emissão de documento de identidade, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, licenciamento veicular, entre outros.

Atualmente, são encontrada 70 unidades, espalhadas por toda a extensão do estado de São Paulo. Em 2015, foi feita uma pesquisa que comprovou que 97% dos usuários do programa aprovava o atendimento.

Como podemos ver, ele veio com o intuito de facilitar a vida dos paulistas, e vem conseguindo cumprir a promessa.

Na capital, as unidades estão na Cidade Ademar, em Itaquera, em Lapa, Luz, Santo Amaro e Sé. Na Grande São Paulo, o Poupatempo está em Caieiras, em Carapicuíba, Cotia, em Diadema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, Suzano e Taboão da Serra. Já no litoral, as unidades disponíveis estão em Caraguatatuba, no Guarujá, na Praia Grande e em Santos.

No interior, está presente em Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Avaré, Barretos, Bauru, Bebedouro, Birigui, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas Centro, Campinas Shopping, Catanduva, Dracena, Fernandópolis, Franca, Guaratinguetá, Indaiatuba, Itapetininga, Itapeva, Itu, Jacareí, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mogi Guaçu, Ourinhos, Penápolis, Pindamonhangaba, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Tatuí, Taubaté e Votuporanga.

agendamento poupatempo

Como fazer agendamento no Poupatempo?

É importante ter em mente que, para utilizar os serviços do Poupatempo, você deve marcar um horário. Por causa de crescente procura, foi a administração do órgão quem instituiu o sistema de agendamentos. Essa data precisa ser marcada com antecedência, principalmente para quem quer emitir primeira ou segunda via dos seguintes documentos:

  • Cadastro de Emprego;
  • 1ª habilitação, Reabilitação de Permissionário, Adição ou Mudança de Categoria da CNH;
  • 2ª via e troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva;
  • Processo de Suspensão e Cassação da CNH;
  • Renovação da CNH com exame médico fora dele;
  • Renovação da CNH com exame médico;
  • Emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Emissão do Atestado de Antecedentes Criminais (ACC);
  • Emissão do RG, 1ª e 2ª via da carteira de identidade;
  • Entrada no Seguro-Desemprego;
  • Serviços relacionados à veículos.

Para agendar um serviço, é necessário entrar em contato com a Poupatempo em uma das 70 unidades fixas em todo o estado ou através dos canais oficiais.

O agendamento de data, horário e serviços pode ser feito presencialmente, pelo site, pelo app, pelo telefone ou pelas redes sociais. Além do agendamento, essas plataformas também podem ser utilizadas para tirar dúvidas sobre os prazos de entrega, valores das taxas, documentos necessários, endereços e horário de atendimento.

Veja como contatar cada um dos canais de atendimento:

  • Site do Poupatempo;
  • Aplicativo SP Serviços;
  • Telefone Disque Poupatempo, nos números 0800 772 3633 (para telefones fixos) e 11 2930 3650 (para ligações feitas pelo celular);
  • Poupinha, atendente virtual do Poupatempo, que está disponível no site e no Facebook, pelo Messenger;
  • Redes sociais.

Além disso, a empresa conta com painéis de autoatendimento para quem prefere rapidez. Se o seu problema ou solicitação não é tão complexa, experimente resolvê-lo pelos totens, que possuem menos filas e demora.

atendente poupatempo

Como falar com atendente?

Para conversar com um atendente do Poupatempo, é necessário entrar em contato com algum canal da Central de Relacionamento. Veja qual a melhor forma para você e tire todas as suas dúvidas com o atendente qualificado.

O que levar no Poupatempo para renovar CNH?

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser renovada pelo site. No entanto, lembre-se de que o agendamento é necessário. Por isso, entre em contato com a Central de Atendimento para marcar data, horário e serviço.

Na hora de renovar a sua CNH, será preciso portar os seguintes documentos:

  • CNH registrada, devidamente registrada na Capital;
  • RG e CPF, original e cópia;
  • Foto 3X4 colorida e recente, com fundo branco;
  • Comprovante de residência, original e cópia. Deve ter sido emitido até três meses anteriores à data de solicitação da renovação. Pode ser extrato bancário, conta de luz, conta de telefone ou IPTU;

Além desses documentos, são exigidos os exames médicos e psicotécnicos na hora da renovação. Eles podem ser realizados na clínica da sua preferência ou no próprio Poupatempo. Caso os exames sejam feitos por fora, é necessário que a clínica seja credenciada pelo Detran SP, mediante o pagamento das taxas do próprio estabelecimento.

Como saber se o RG ficou pronto?

Para saber se o seu novo documento de identidade ficou pronto para buscar na empresa. O prazo para a emissão da segunda via é de até cinco dias úteis, assim como para a primeira via de solicitantes menores de 18 anos.

No caso da primeira via do RG de maiores de idade, o prazo é de até dez dias úteis, porque é necessária a consulta de eventuais pendências judiciais.

Além dos dias de prazo para a emissão, o solicitante conta com um aviso via SMS. Assim que ele for enviado, isso significa que o documento emitido já está pronto para ser retirado na unidade do Poupatempo em que ele foi solicitado.

serviços poupatempo

Serviços realizados pelo Poupatempo

São vários os serviços que podem ser solicitados. Veja alguns na lista a seguir:

  • Emissão de carteira de identidade (RG) 1ª e 2ª via;
  • Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Adição ou alteração da categoria da carteira de motorista;
  • Reabilitação de permissionário;
  • Consulta de prontuário da CNH;
  • Atestado de antecedentes criminais;
  • Documentos referentes ao Alistamento Militar;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cartão de Transporte;
  • Título de Eleitor;
  • Multa de trânsito;
  • Primeira habilitação (permissão para dirigir);
  • Seguro-desemprego.

E aí, tá esperando o que para se tornar adepto do Poupatempo? Esqueça as filas e a burocracia no hora de emitir ou atualizar documentos. Mas não esqueça de agendar o seu horário para evitar incômodos no futuro.

Se você não é morador de São Paulo e gostaria de um serviço como o Poupatempo, informe-se sobre o sistema disponível no seu estado. Por exemplo, no Rio Grande do Sul existe o Tudo Fácil, em Minas Gerais existem os postos UAI.

Se você precisa de mais informações, olhe esse vídeo que nós da Atualizo fizemos:

Poupa Tempo digital

Desde que iniciou a pandemia, há um ano, o Poupatempo ampliou a quantidade de serviços eletrônicos, em que os cidadãos podem realizar o autoatendimento, com segurança, agilidade e conforto, pelo computador ou celular, sem precisar sair de casa. Para facilitar o acesso de quem tem dúvidas sobre como usar as ferramentas, o programa disponibiliza em seu portal (www.poupatempo.sp.gov.br) cartilhas ilustrativas e vídeos, com o passo a passo dos serviços mais solicitados.

Quem preferir usar o celular para realizar o atendimento, precisa antes de tudo baixar o aplicativo. Para isso, basta entrar na loja de apps do smartphone – Google Play (para Android) ou App Store (para iOS) -, pesquisar por ‘Poupatempo Digital’, e clicar em ‘Instalar’.

O próximo passo para quem irá realizar o primeiro acesso é criar um usuário e senha no LoginSP, que pode ser feito no próprio portal ou aplicativo do programa. Ele permite que o cidadão tenha uma única identidade digital, ou seja, um mesmo usuário e senha para acessar diferentes plataformas de órgãos estaduais pela internet.

O cadastro é simples e rápido. Basta clicar em ‘Cadastre-se aqui’, informar o seu CPF e clicar em ‘Avançar’. Na tela seguinte, o cidadão irá preencher os demais campos cadastrais com os dados pessoais solicitados. Ao termino, se estiver de acordo, deverá clicar em ‘Li e aceito o Termo de Uso e de Privacidade’ e clicar em ‘Avançar’.

Um e-mail de validação será enviado ao endereço informado, para confirmar o cadastro. Para concluir, basta clicar no link enviado para seu e-mail. A partir de então, o cidadão já pode usar o CPF e senha cadastrados para acessar os canais digitais do Poupatempo, tanto no portal quanto no app.

Vinícius Cardozo

Deixe um comentário