Está perdido na sua pontuação da CNH? Calma, aprenda a efetuar a Consulta!

A CNH é a Carteira Nacional de Habilitação, um documento oficial muito importante para os brasileiros. Ele tem o propósito de atestar a aptidão de um motorista, que deve portar o documento na hora de conduzir veículos. É obrigatório levar a CNH em qualquer momento na hora de dirigir.

Esse documento carrega consigo várias informações, como a fotografia do cidadão, números dos seus principais documentos e outras informações relevantes à condução de veículos. Aqui no Brasil, a CNH pode ser utilizada como um documento de identidade, justamente por ter gravado o CPF e RG do portador.

Quem emite a carteira de motorista é o DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). No entanto, é papel do DETRAN (Departamento Estadual de Trânsito) habilitar o candidato a dirigir por meio de exames.

CNH

Para obter a CNH, o cidadão deve:

  • Ser penalmente imputável;
  • Possuir RG e CPF;
  • Saber ler e escrever.

A carteira de motorista é dividida em categorias. Na hora de fazer a sua, o cidadão deve ser submetido a exames de aptidão específicos para a que ele deseja. Veja quais são as diferenças entre elas:

  • Categoria ACC: veículos de duas ou três rodas, com motor de combustão interna onde a cilindrada não excede os 50 cm cúbicos e a velocidade máxima não excede os 50 km por hora;
  • Categoria A: veículos motorizados de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. É o caso das motos e triciclos;
  • Categoria B: veículos motorizados cujo peso total não exceda a 3.500 kg e cuja lotação não exceda a 8 lugares. É o caso dos carros de passeio;
  • Categoria C: veículos motorizados de transporte de carga. É o caso dos caminhões. Para se habilitar nessa categoria, o condutor deve ter a carteira B há pelo menos um ano sem infração grave ou gravíssima;
  • Categoria D: veículos motorizados de transporte de passageiros. É o caso dos ônibus. Para se habilitar nessa categoria, o condutor deve ter 21 anos completos e ter a carteira C há dois anos ou estar na categoria B sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima;
  • Categoria E: veículos com unidade acoplada. É o caso das carretas e ônibus articulados. Para se habilitar nessa categoria, o motorista deve ter 21 anos completos e estar habilitado nas categorias C ou D há pelo menos um ano, sem ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima.

A maioria das carteiras de motoristas são emitidas para condutores entre 18 e 21 anos de idade. No entanto, isso não significa que há uma regra de idade. Qualquer cidadão, a qualquer momento, pode fazer o requerimento do seu documento de habilitação e a renovação dela.

Normalmente, a renovação da carteira exigida é a cada cinco anos. Depois dos 65 anos de idade, essa frequência reduz para três anos.

Ainda tem alguma dúvida sobre a carteira de motorista? Neste artigo, traremos várias informações sobre os pontos, Renach e consulta de carteira cassada. Continue lendo para saber mais.

consulta cnh

Como consultar os pontos da CNH?

O motorista que comete infrações e recebe multas perde pontos na carteira. Você sabe como consultá-los? Esse procedimento é muito fácil, e pode ser feito de várias formas. Veja como:

Consulta presencial

Para essa modalidade, você só preciso ir até a unidade do DETRAN da sua cidade. Lembre-se de ter a carteira de motorista em mãos e peça ao atendente que realize a consulta dos pontos da sua carteira.

Em caso de perda ou furto, apresente o boletim de ocorrência ou a declaração de perda. Se o condutor não puder comparecer ao local, ele pode ser representado por seu cônjuge, pais, filhos ou irmãos com uma cópia simples da CNH e um comprovante original de parentesco.

Consulta pela internet

Consultar os pontos da sua carteira pode ser feito sem precisar sair de casa, pelo site do Detran ou pelo app Autocheck. Esse serviço está disponível para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Bahia e Pernambuco.

O app foi criado para agilizar as consultas e evitar filas. Por meio dele, é possível consultar também placas e multas, a tabela FIPE, cotação de seguro para automóveis e pesquisa de centros automotivos especializados.

Essa consulta pode ser feita pelo chassi, número da placa ou Renavam. O app informa a marca, o modelo e a cor do carro. Ele está disponível para smartphones com sistema Android ou iOS.

Consultando a CNH Cassada

Normalmente, quando uma carteira é cassada ou suspensa, o motorista recebe uma notificação do processo pelos Correios. Por isso é tão importante ter os seus dados atualizados no Detran, incluindo o seu endereço.

No entanto, sabemos que com a correria do dia a dia é possível que você tenha somado os 20 pontos na carteira sem perceber, ou que tenha sido multado e não tenha recebido a notificação.

Mas é preciso ficar atento, visto que a cassação prevê a suspensão automática da sua carteira de motorista, podendo trazer vários prejuízos no futuro.

Caso o seu endereço esteja errado no banco de dados do Detran, a notificação é emitida via Diário Oficial.

É possível verificar a situação da sua carteira pela internet, de um jeito rápido e fácil. Dessa forma, é possível consultar a cassação ou suspensão dela. Para isso, acesse o site do Detran do seu estado e clique em “consulta de CNH”. Então, faça o login com o número da sua CNH e identidade, além do código verificador. Todas as informações estarão lá.

consulta renach

Qual a função do Renach?

O Renach é o Registro Nacional de Condutores Habilitados, um banco de dados que guarda o histórico de todos os motoristas habilitados e registrados no DENATRAN. Nele, é possível encontrar todos os eventos relacionados ao condutor, facilitando o trabalho dos órgãos responsáveis do Sistema Nacional de Trânsito (SNT).

Nele, estão informações sobre infrações, penalidades, vencimento da habilitação, endereço, mudanças de domicílio e todos os exames realizados para a aprovação e renovação da carteira de motorista.

O que é Renach para o Detran?

Como vimos, o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) funciona como um sistema integrado, reunindo todos os dados dos condutores brasileiros habilitados pelos órgãos responsáveis. Ele registra informações desde o início do processo, reunindo mudanças de categoria, multas e penalidades, suspensões, mudança de domicílio e transferência de estado.

O Renach é muito importante para o DETRAN e para o DENATRAN, visto que reúne todas as informações de cada um dos órgãos, permitindo uma base integrada e comunicação constante entre eles.

número renach

Como saber o número do meu Renach?

É possível descobrir o seu número no Renach, mas essa informação não pode ser coletada pela internet. Normalmente, o dado está impresso na CNH, mas isso não é uma regra.

Para verificá-lo, localize a data de emissão do seu documento e perceba que, logo abaixo, está informado o número do Renach, no lado inferior direito. Caso houverem mais números, utilize a sequência que está mais abaixo, que vem acompanhada da sigla do estado onde foi feita a sua CNH.

Caso você ainda não encontre o número do seu Renach, é possível consultá-lo em alguns órgãos, que são obrigados a alimentar o banco de dados. Para isso, dirija-se até a Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetrans), Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ou Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contradife).

Mas lembre-se: as informações não podem ser retiradas do banco de dados. É possível apenas incluir novas mudanças.

CNH digital

De acordo com Alexandre Baldy, Ministro das Cidades, o objetivo da digitalização da CNH é ao longo do tempo tornar “desnecessária à impressão da CNH pelo papel”.

Aqueles que tiraram ou renovaram carteira depois de maio de 2017 já têm a CNH com o QR Code na parte interna do documento em papel. Segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), esse é o caso de cerca de 200 mil motoristas.

No entanto, mesmo quem já está com a carteira com QR Code e não tem um certificado digital, antes de ativar o aplicativo que emite a versão eletrônica, precisa atualizar os dados cadastrais inseridos no Detran.

A CNH digital diminui a possiblidade de fraudes, a atualização tem de ser feita presencialmente em um dos postos de atendimento ou em uma das unidades. Comas informações atualizadas, o passo seguinte é se cadastra no Portal de serviços do departamento Nacional de transito.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *