Chega de Juros Abusivos, Atualize agora seu Boleto Sicredi!

No nosso dia a dia, cheio de contas a pagar, é normal nos depararmos com um boleto do Sicredi. A instituição é uma sociedade cooperativista com grande influência no país, por isso é importante saber como lidar com problemas referentes ao pagamento e emissão de boletos do Sicredi.

Se o seu boleto do Sicredi venceu ou foi extraviado após o dia do pagamento, você vai aprender como emitir uma nova via atualizada no artigo a seguir. O processo é muito fácil, e você não precisa nem sair de casa, visto que a solicitação é feita pelo site.

Aprenda também a emitir e validar boletos do cooperativa, caso a sua empresa conte com os serviços disponibilizados pelo Sicredi Cobrança. Com essas informações, você pode resolver os seus problemas sem precisar se deslocar até uma agência, o que acaba criando atrasos e incômodos. Facilite a sua vida e veja aqui como lidar com diferentes situações geradas pelos boletos do banco.

logo sicredi

O que é o Sicredi?

O Sistema de Crédito Cooperativo, é uma sociedade cooperativista que conta com 114 cooperativas de crédito, com 1707 agências distribuídas em 22 estados brasileiros. Hoje, são mais de 4 milhões de associados que constroem a instituição. A pessoa que faz uma conta no banco não é apenas correntista, porque também participa dos lucros da empresa.

atualiza boleto sicredi

Como atualizar boleto do Sicredi?

Se o seu boleto Sicredi está vencido e você precisa emitir uma segunda via com valor atualizado, não se preocupe: esse processo é muito fácil e pode ser feito rapidamente. Os juros e as multas referentes aos dias de atraso serão somados ao valor total.

Para atualizar, acesse o site do Sicredi. No menu, procure a opção “2ª via de boleto”. É bom lembrar que o banco não emite novas vias de boleto em nenhum outro canal, exceto no seu site.

Assim que clicar em “2ª via de boleto”, você será redirecionado para a página que solicitará os dados do boleto. É importante que você tenha ele em mãos. Preenche o primeiro campo com o CPF ou CNPJ do beneficiário, ou seja, de quem vai receber o dinheiro. Em seguida, preencha o próximo campo com o CPF ou CNPJ do pagador, ou seja, o seu ou de quem estiver pagando pelo serviço ou produto. Por último, informe o “Nosso Número”, dado que também está presente no boleto.

Depois, digite todos os números da “Linha Digitável”, que é o código de barras do boleto. Confirme a solicitação e vá até “Consultar Boleto”. A sua nova via atualizada do banco estará pronta.

boleto sicredi

Como fazer a emissão do boleto ?

Ele oferece um serviço chamado Sicredi Cobrança, que facilita a emissão de boletos da instituição. As taxas são competitivas, com muitas facilidades e modernidades para o seu negócio. O serviço tem a premissa de se adaptar às necessidades do seu negócio, principalmente as que dizem respeito às contas a pagar e a receber.

Dessa forma, os clientes da sua empresa realizarão pagamentos via boleto de cobrança do Sicredi, com mais segurança e agilidade. Os tipos de cobrança oferecidos são:

  • Com registro: os boletos são registrados e você controla sua carteira pelo internet banking ou sistema próprio, em todas as etapas do processo. Com essa modalidade, você tem acesso às instruções cadastrais e comando de negativação ou cartório;
  • Simples: os boletos são emitidos e, quando liquidados, os valores vão diretamente para a conta corrente da sua empresa, de acordo com o prazo da contratação. Com essa modalidade, você pode comandar instruções cadastrais ou cartoriais pela internet;
  • Caucionada: essa modalidade conta com duplicatas, que são utilizadas como garantia na hora de emitir e receber o valor dos boletos. Dessa forma, você consegue amortizar ou substituir por novas duplicatas na hora da liquidação, de acordo com a vigência do contrato;
  • Descontada: modalidade vinculada a uma operação de desconto, onde a instituição vira o credor dos títulos e pode antecipar os valores do pagamento;

O Sicredi Cobrança pode trazer mais segurança para a sua empresa. O seus recebimentos ficam automatizados e o dinheiro entra na sua conta corrente automaticamente. A instituição conta com mais de 1500 pontos de atendimento, presente em 22 estados brasileiros. Operar pela Cobrança pode ser feito nos canais:

  • Internet banking: para emitir e movimentar boletos, administrar a carteira e gerenciar instruções. Por esse meio, é possível também antecipar os valores a receber;
  • Cobrança online: para emitir e movimentar boletos de cobrança pelo site ou sistema próprio, integrando o serviço ao seu e-commerce. Os boletos são registrados automaticamente;
  • Sistema próprio: é possível habilitar o sistema da sua empresa para emitir boletos e controlar a carteira a partir do padrão FEBRABAN;
  • Sistema Sicredi Cobrança Integrada: caso a sua empresa não possua um sistema próprio, o Sicredi oferece um sistema offline para operacionalizar os seus recebimentos.

Como validar o boleto?

Validar um boleto do banco é muito fácil, contando com o sistema que ele oferece. Veja como no passo a passo:

  • Primeiro passo: depois de receber um e-mail com os arquivos, você deve criar uma nova pasta nos Documentos do seu computador com o nome de “sicredi_validador”, com todos os arquivos recebidos, sendo eles email_retorno.htm, Fonte – IOF5.zip, Logos.zip, Manual CNAB240.zip, Manual CNAB400.zip e Sicredi Validador de Arquivos;
  • Segundo passo: depois de criar a pasta e colocar os arquivos recebidos nela, clique no arquivo “Sicredi Validador de Arquivo”, que abrirá uma tela abaixo. Clique em “Impressão Própria – Boleto e remessa” e selecione o tipo de análise que você deseja realizar. Selecione a opção de linha digitável e copie todas as 10 linhas digitáveis dos boletos. Depois de validar as linhas, clique na opção “Código de barras” e realize a leitura deles pelo leitor óptico ou app para Smartphone. Depois desse processo, indique qual a linha do validador a ser validade. Coloque no campo “Boleto que deve ser verificado” o primeiro sequencial a ser validado, de 0 até 9;
  • Terceiro passo: clique em “carregar” para selecionar o boleto a ser validado no primeiro sequencial (que é o 0). Esse boleto servirá para que a equipe de homologação consiga verificar se o boleto está de acordo com os padrões estabelecidos pelo banco. Clique em “Valida Boleto” para verificar se a linha digitável está correta. No campo chamado “Status”, o resultado aparecerá. Se ela for homologada, então está correta. Realize esse procedimento para cada código de barras, informando um 0 no campo “Boleto que deve ser verificado” e clicando em “Valida boleto” sucessivamente, até valdar os 9 sequenciais de análise.

linha digital sicredi

O que é linha digitável do boleto?

A linha digitável é, simplesmente, o código de barras do boleto. É importante sempre atentar-se à autenticidade do boleto, da seguinte forma: todas as linhas digitáveis iniciam com os número 748. Portanto, caso os primeiros números do seu boleto Sicredi não sejam esses, a conta é falsa.

Qual é o 0800 ?

Se você deseja ser atendido com relação a questões como cartões, conta correntes, internet banking e outros produtos, o Sicredi oferece os seguintes números de telefone:

  • Ligue 3003 4770 caso seja morador de capitais ou regiões metropolitanas. Essa ligação tem o custo de uma ligação local;
  • Ligue 0800 724 4770 caso seja morador das demais regiões. Essa ligação é gratuita.

Como abrir uma conta no Banco Sicredi

Você já conhece o Banco Sicredi mas não sabe como abrir uma conta? Muito simples e rápido. Você precisa ir até uma das agências do Sicredi, com seus principais documentos de identificação: identidade com RG e CPF, um comprovante de residência e um comprovante de renda. Como o Sicredi é uma cooperativa, você precisará fazer um pequeno investimento, o que no Sicredi chamamos de capital social. Esse valor é o que o tornará um sócio e também dono do negócio. E pronto. Você já pode movimentar sua conta.

Você terá acesso a ela pelo aplicativo do banco, disponível para Android e IOS, pelo internet banking, agências bancárias espalhadas por todo o Brasil e também um suporte por telefone. Ao abrir uma conta Sicredi você também terá acesso a um cartão, que você poderá escolher entre cartão de débito apenas ou torna-lo um cartão de crédito com as principais bandeiras do mercado.

 

 

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *