Dúvidas com a 2 via COMPESA? Relaxe, clique aqui!
Você mora em Pernambuco e perdeu ou extraviou a primeira via da conta de água? Não se preocupe, aqui você aprenderá a emitir a sua segunda via de conta da COMPESA. Hoje, as empresas oferecem serviços online, por atendimento presencial ou por telefone que podem te ajudar a resolver esse problema. Em seguida, veja o que é possível fazer.
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O que é a COMPESA?
A Companhia Pernambucana de Saneamento, é uma empresa de economia mista, vinculada ao Governo do Estado de Pernambuco, na região nordeste do Brasil. É responsável pela distribuição de água e esgotamento sanitário aos moradores do estado.
Fundada em 1971, atualmente abastece quase todos os 184 municípios pernambucanos, incluindo o distrito de Fernando de Noronha.
Na época, a SANER (Saneamento do Recife) e a SANEPE (Saneamento do Interior do Pernambuco) tornaram-se subsidiárias da Compesa, que substituiu o FUNDESPE (Fundo de Saneamento de Pernambuco. Em 1974, as companhias foram extintas e ocorreu a unificação de serviços.
Desde então, a Copesa presta, de forma sustentável, o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos moradores do estado de Pernambuco.
Como emitir sua 2 via de conta da Compesa?
Ela oferece várias maneiras de emitir uma segunda via de conta. Você pode escolher a mais prática e rápida para a sua situação. Conheça quais são as opções:
- Pelo teleatendimento: ligue para o número 0800 081 0195 e solicite uma nova via ao atendente. A nova fatura será entregue no seu e-mail cadastrado;
- Pelo atendimento presencial: vá até uma das Lojas de Atendimento da Compesa e solicite ao atendente a emissão de segunda via. Ela, então, será entregue pelos Correios. Por isso, essa modalidade é cobrada, no valor de R$ 2,98;
- Pelo atendimento online: essa é a forma mais rápida de solicitar uma nova via. Vá até o site da Compesa e logo na página inicial você verá a opção “2ª Via de Conta”. Depois, é só preencher com o número da matrícula do seu imóvel e fazer o download da fatura. Pague pelo internet banking ou imprima para fazer o pagamento na lotérica ou banco mais próximos.
Como encontrar a matrícula do imóvel?
O seu número de matrícula do imóvel é essencial para realizar qualquer ação na Agência Virtual da emrpesa. Além disso, ele te caracteriza como cliente da empresa, identificando o seu imóvel e o serviço prestado.
Para encontrá-lo, pegue qualquer conta antiga e procure por ele.
Como saber as contas atrasadas?
Se você possui alguma conta em aberto com a COMPESA, é possível consultá-la entrando em contato com o atendimento telefônico da empresa, nos números 0800 081 0195 ou 0800 081 0185. Esse serviço também é prestado nas agências de atendimento presencial. Vá até a Loja de Atendimento mais próxima de você com seus documentos pessoais e número da matrícula do imóvel em mãos, para facilitar o atendimento.
Em que momento você será considerado devedor?
Ao passar um dia do vencimento da fatura que não foi paga, o cliente já é considerado devedor.
Com quantos dias você pode ser negativado?
Se as contas junto à Compesa seguem em atraso, o cliente pode ser incluído na lista dos órgãos de Proteção ao Crédito depois de 30 dias do envio da notificação.
Com quantos dias o seu abastecimento pode ser suspenso?
O seu abastecimento de água pode ser suspenso por falta de pagamento. Isso acontece depois do recebimento da notificação de cobrança. A partir de 15 dias de atraso, o cliente recebe a notificação. Dentro de 30 dias depois do seu recebimento, o abastecimento poderá ser suspenso caso a conta não esteja quitada.
Como negociar os débitos?
Ela oferece ao seu cliente a possibilidade de negociação dos débitos. O interessado deve comparecer a uma das Lojas de Atendimento da empresa. Porém, para cada modalidade de cliente, a documentação necessário muda. Veja quais são as especificações para cada caso:
- Para condomínios: o solicitante deve ser síndico ou representante legal do condomínio, e ter 18 anos no mínimo. Os documentos necessários para esse caso são RG, CPF e telefone de contato do síndico, conta de serviços de água e esgoto, cópia do cartão do CNPJ do condomínio (se houver) e cópia da ata de eleição do síndico com registro em cartório ou o Contrato Social da Administradora. As cópias devem ser acompanhados do original, porque serão retidas para arquivo da Compesa. Na hora da solicitação, o Termo de Acordo para Parcelamento de Débito será preenchido e assinado;
- Para residenciais: os documentos necessários são RG, CPF e telefone para contato (em caso de proprietário) ou RG, CPG, telefone para contato e cópia do contrato de locação com firma reconhecida (em caso de inquilino). A quantidade de parcelas vai depender do período de término do contrato de locação;
- Para estabelecimentos comerciais e industriais: nesse caso, os documentos solicitados são um cópia do Contrato Social e a última alteração contratual e cópia do cartão de CNPJ. No momento da solicitação, ocorrerá o preenchimento e a assinatura do termo de acordo.
Onde pagar as suas contas?
Para pagar as suas contas de luz e esgoto, siga as especificações:
- Para valores acima de setecentos reais: esses boletos podem ser pagos nas redes bancárias credenciadas dos bancos Santander, Banco do Nordeste, Caixa Econômico Federal, Bradesco, HSBC, City Bank, Banorte Matriz, Neo Serv, Itaú e Banco do Brasil;
- Para valores iguais ou menores que setecentos reais: além dos bancos credenciados citados acima, esses boletos podem ser pagos também nas casas lotéricas.
Débito automático
O cliente também pode optar pelo débito em conta, um serviço que evita o atraso e esquecimento dos pagamentos. Todo mês, o valor é descontado automaticamente da sua conta corrente. São três maneiras para aderir a esse serviço:
- Leve a fatura da COMPESA e o seu CPF na sua agência bancária;
- Cadastre o código impresso nas contas em um caixa eletrônico;
- No site ou app do seu banco, seja ele Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Santander.
Mais informações
Como ser ressarcido se a fatura foi paga duas vezes?
O sistema realiza a devolução automaticamente. Isso acontece depois que ele identifica o pagamento em duplicidade.
Como alterar o nome do titular da conta?
Para fazer essa alteração, o cliente deve ir até uma Loja de Atendimento presencial com a documentação a seguir:
- Para proprietário: escritura do imóvel, recibo ou promessa de compra e venda ou outro documento comprobatório de propriedade registrado em cartório de imóvel, além de RG e CPF ou CNPJ;
- Para inquilino: contrato de locação, RG e CPF ou CNPJ;
- Para ocupante: CPF e RG.
Como receber a conta em outro endereço?
Se você deseja alterar o seu endereço de entrega da fatura, ligue para o número 0800 081 0195 ou vá até uma das Lojas de Atendimento presenciais da COMPESA. Lembre-se de estar munido do endereço completo do imóvel onde as faturas serão entregues.
Não sou cliente da COMPESA, e agora?
Se você não mora no estado do Pernambuco, é provável que a empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto não seja a Compesa. Para descobrir quem contatar no caso de perda ou extravio de conta, verifique a companhia presente na sua última conta de água e entre em contato através dos telefones disponíveis ou pelo site. Dessa forma, você conseguirá solucionar o problema. Se ainda assim não encontrar a distribuidora, entre em contato com a prefeitura da sua cidade e solicite mais informações.
Atenção! Lembre-se de manter as suas contas sempre em dia, sem maiores atrasos. Isso evita prejuízos e incomodações, como o corte de fornecimento de água ou prestação do serviço de esgoto. Pagar os débitos corretamente também previne multas e juros, além de impedir que seu nome físico ou jurídico seja inserido no SPC.
Como se forma o esgoto?
Você já se perguntou, alguma vez, como se forma um esgoto? Muitas pessoas, quando pensam em um esgoto, só conseguem imaginar algo sujo, com cheiro a podre e que, com certeza, não imaginam meter a mão. Pois bem, vamos explicar como se forma o esgoto para que você conheça de uma vez por todas esse mistério.
Quando abrimos a torneira da pia de nossa casa, ou o chuveiro, ou ainda, acionamos a descarga do vaso sanitário, estamos começando a formação de um esgoto. Dai a necessidade de cada morador pedir a ligação do esgoto de sua residência à rede coletora de esgotos para contribuir com a saúde pública e a recuperação ambiental, protegendo sua saúde e de toda a sua família.
Os esgotos são classificados de três origens: doméstica, que é aquele formado pela utilização da água para fins domésticos, como lavagem de roupa, louças, banho, descarga de vaso sanitário, etc. Origem pluvial, que se origina da água das chuvas e de origem industrial, proveniente de atividades industriais ou comércios de grande porte, como shoppings, matadouros, indústrias têxteis entre outros.
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