Veja como conquistar uma vaga na Vale

Se você está à procura de uma vaga de emprego e quer trabalhar na Vale, veja aqui no Atualizo algumas dicas que pesquisamos para você. A Vale é uma das maiores mineradoras do mundo, atuando também em logística, siderurgia e energia, está presente em aproximadamente 20 países, empregando cerca de 75 mil pessoas e nós queremos te ajudar a garantir a sua vaga de trabalho.

O que é preciso para trabalhar na Vale?

Via de regra, as vagas para profissionais da Vale exigem muitas qualificações de seus profissionais, portanto, se você tem interesse em trabalhar na mineradora, qualifique-se pessoal e profissionalmente.

Por exemplo, em uma vaga oferecida para Analista Operacional, área de Geotecnia, foram feitas as seguintes exigências em qualificação:

  • Formação superior em Geologia ou Engenharia;
  • Geotecnia como área de conhecimento;
  • Conhecimento no Sistema Power BI;
  • Pacote Office avançado (Word, Excel, entre outros).

Estes são os requisitos necessários para apenas um entre as centenas de cargos que a Vale oferece. Acesse o site da empresa e procure por cargos que tenham relação com seu perfil profissional.

A Vale é uma empresa que aposta na diversificação de seus talentos, por isso, busca profissionais de forma inclusiva, com o compromisso de promover um ambiente transparente e respeitoso de trabalho.

No site da Vale, encontramos orientações sobre como funciona o processo de seleção de profissionais e também de estudantes em busca de estágio.

Informação importante

O processo de seleção de pessoal na Vale é divulgado somente no site oficial da empresa, bem como em suas redes sociais e consultores contratados. Este processo é totalmente gratuito, não há cobranças de taxas de qualquer natureza.

Preocupação com a saúde coletiva

Em função do momento sanitário mundial, a Vale solicita aos candidatos às vagas na empresa, bem como a todos os seus funcionários, que se imunizem com as doses de vacina para Covid-19 conforme orientação dos órgãos de saúde do país.

vale vagas

Como achar vagas na Vale?

No site oficial da Vale há uma seção especial para as vagas oferecidas no Brasil, confira aqui.

Se você preferir procurar uma vaga de emprego na Vale em buscadores como o Google, por exemplo, ou em outros sites de recrutamento e seleção de profissionais, como o Indeed, Catho, Infojobs, entre outros, verá que eles informam a vaga existente, mas que eles redirecionam o candidato ao site oficial da Vale, pois é somente por lá que a empresa seleciona e contrata novos profissionais.

O site oficial da Vale funciona da seguinte forma: você acessa o link informado e ele abrirá as vagas disponíveis no momento. Em nossa pesquisa encontramos 147 vagas abertas, mas ao refinarmos nossa busca para vagas no Brasil, foram apresentadas 110 oportunidades de trabalho na Vale.

Veja como cadastrar seu currículo no Trabalhe Conosco da VALE.

Quais profissionais a Vale contrata?

A Vale mantém programas para contratação de diferentes tipos de profissionais, de acordo com a política inclusiva da empresa. Os candidatos podem concorrer a vagas para profissionais, ou ainda, participarem do programa de estágio, formação profissional e jovem aprendiz. Também há vagas disponíveis fora do país.

Além disso, a Vale possui uma especial preocupação com a equidade de gênero, por isso mantém programa de estímulo à contratação de mulheres para seus quadros de funcionários.

Entre os cargos que mais encontramos no site da Vale estão profissionais das diversas Engenharias e áreas de Tecnologia. Para profissionais de nível técnico, os cursos de Eletromecânica, Mecânica e Eletrotécnica estão entre os que mais oferecem vagas na empresa.

Como colocar currículo na Vale?

Para colocar o seu currículo no banco de dados da Vale e participar de seus processos seletivos, acesse o site da empresa em sua área “Vagas na Vale”, neste link.

Se você tiver interesse apenas em vagas no país, refine sua busca selecionando “Brasil” na barra de pesquisa, para abrir somente as vagas disponíveis por aqui.

Ao encontrar uma vaga de seu interesse, clique em “Candidatar-se Agora”.

Será aberto em sua tela uma nova aba, com um botão para selecionar o arquivo em seu dispositivo e fazer sua inscrição no processo seletivo para a vaga.

Também é possível fazer um cadastro no banco de talentos, com o intuito de concorrer a futuras oportunidades, caso não haja nenhuma vaga que se adapte ao seu perfil profissional. Acesse o link para cadastro aqui.

Os dados solicitados aos candidatos neste formulário são apenas os mais essenciais, como nome e sobrenome, email e telefone, sendo estes obrigatórios para o cadastro. Isso porque a Vale utiliza um sistema inteligente em seu site, capaz de fazer a leitura automática dos dados que constam no currículo quando enviado um arquivo em pdf, doc, docx ou txt, completando o cadastro com os dados que constarem no documento.

Depois de realizado o cadastro e o envio do currículo, o candidato recebe um email com a confirmação da inscrição. Essa informação é essencial e deve ser publicada com atenção em função de ser o principal meio de contato entre a empresa e o candidato.

quanto ganha vale

Quanto ganha uma pessoa que trabalha na Vale?

Nenhuma empresa divulga o quanto costuma pagar aos funcionários e a Vale não é diferente neste quesito. Normalmente, as vagas são anunciadas sem apresentarem o salário e somente após algumas etapas é que ele é divulgado ao candidato, até mesmo no momento da entrevista, dependendo do cargo.

Sites como o Glassdoor costumam apresentar alguns valores para alguns cargos de empresas. Esses dados não são totalmente confiáveis, pois são avaliações anônimas, de pessoas que informam cargo, empresa e o seu salário. Com isso, o site faz uma média entre os valores informados.

Encontramos como exemplo o cargo de Operador de Máquinas na Vale. Com base em 19 informações recebidas, chegou-se a uma média salarial mensal de R$2.675,00.

Quais os benefícios da Vale?

A Vale é uma empresa que oferece inúmeros benefícios aos seus empregados. Pegando como exemplo uma vaga de Técnico em Eletroeletrônica, encontramos benefícios como:

  • Previdência Privada;
  • Auxílio creche ou babá;
  • Programa de participação nos lucros;
  • Planos de saúde médico, hospitalar, odontológico, farmacêutico, entre outros;
  • Vales alimentação/refeição;

Entre outros benefícios e atrativos para seus empregados.

processo seletivo vale

Como funciona o processo seletivo da Vale?

O processo seletivo da Vale começa com a inscrição do candidato na plataforma (site) oficial, com a inclusão de seu currículo em uma das vagas.

Logo em seguida, há uma triagem destes currículos para ver quais candidatos se encaixam no perfil de profissional que a empresa necessita.

Em caso de não enquadramento, o candidato recebe por email um agradecimento por se inscrever à vaga, com um comunicado de que não foi selecionado, porém que seu cadastro fica no banco de talentos da Vale para futuras oportunidades.

Em caso de aprovação do perfil, o candidato é comunicado via email e/ou telefone, sobre as próximas etapas da seleção e agendamento de entrevista.

Como são as entrevistas da Vale?

Além dos conhecimentos técnicos e profissionais que são conferidos junto ao candidato durante a entrevista, o perfil psicológico também tem fundamental relevância em um processo seletivo. É preciso verificar se o candidato está apto a desenvolver além de suas atividades laborais, como também conviver em ambientes compartilhados.

Também é importante que o candidato se mostre alinhado às culturas e valores da empresa. Para isso, o próprio site institucional orienta que se busque informações sobre a Vale antes da participação no processo seletivo.

Essas informações foram úteis para você? Compartilhe conosco as suas experiências profissionais e pessoais com a empresa Vale, ajudando para que mais pessoas consigam se sair bem nas seletivas.

Vinícius Cardozo

Deixe um comentário