Encontre vaga de emprego em Belém do Pará com as dicas do Atualizo

Hoje o Atualizo dá prosseguimento a uma série de posts sobre vagas de emprego com foco na cidade de Belém do Pará. Se você está à procura de trabalho na cidade, reunimos aqui ótimas dicas para ajudar você a encontrar a sua vaga.

Como está o mercado de trabalho em Belém

Para falarmos em mercado de trabalho de Belém do Pará, é importante termos ciência de como funciona a economia do Estado.

O setor de Agronegócios representa uma parcela de 12% da economia do Pará, sendo a criação de gado considerada a 5a colocada no país, destinada à exportação.

A indústria Paraense vem apresentando crescente participação na economia, e tem como sua principal matéria-prima o minério de ferro e a extração de materiais metálicos. De acordo com dados do IBGE, em 2018 a indústria foi responsável por R$31,5 bilhões do PIB, e ainda gerou mais de 163 mil empregos aos trabalhadores do Estado.

O setor terciário – comércio e serviços – também representa parcela importante na economia do Pará. Neste setor se inclui também o serviço de turismo, que se movimenta em função de todo o contexto histórico, religioso, cultural e ecológico da região. De acordo com informações do Banco Central, aproximadamente, R$44 bilhões foi o valor referente à parcela deste setor no PIB do Estado em 2017.

Dados mais atuais referentes ao período de pandemia indicam que, entre julho de 2020 a julho de 2021, houve um aumento da empregabilidade na capital do estado, Belém, ficando entre as que mais empregam da região Norte. De acordo com o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômico), apesar de todo o cenário desfavorável, foram criados cerca de 7 mil novos postos de trabalho na capital neste período, deixando a cidade com saldo positivo nas contratações, com o destaque para a construção civil em primeiro lugar.

vagas emprego belem

Como achar vagas de emprego em Belém

Se você está em busca de emprego e quer trabalhar em Belém, a primeira iniciativa se dá na identificação de suas aptidões para o trabalho, no que você sabe fazer. Se sua busca se dá por recolocação profissional, o Portal do Trabalhador é o responsável por todos os serviços do SINE na capital.

Os serviços disponibilizados aos usuários vão desde a captação de currículos e cadastros para vagas de emprego (IMO – Intermediação de mão-de-obra), até encaminhamento de seguro-desemprego, emissão de carteira de trabalho (CTPS) e orientação profissional.

Veja também como achar vagas de empregos em Campo Grande MS.

sine belém

SINE Belém do Pará – Portal do Trabalhador

O Portal do trabalhador é um serviço vinculado à SECON – Secretaria Municipal de Economia.

O endereço para atendimento ao usuário é feito na Av. Cipriano Santos, número 40, São Brás, Belém/PA. CEP 66090-340.

Horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, no período da manhã entre 8h e 12h, e no período da tarde entre 13h e 17h.

O telefone para contato está habilitado apenas para recebimento de mensagens e o número é (91) 984717002.

Outro canal de acesso são os emails: [email protected] ou [email protected] ou [email protected]

O trabalhador que necessitar de atendimento no SINE de Belém/PA deve comparecer ao Portal do Trabalhador com a seguinte documentação:

Para o serviço de Intermediação de Mão-de-Obra:

  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • PIS ou NIT;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Comprovante de endereço.

Para o serviço de Habilitação de Seguro Desemprego (HSD):

  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho (TRCT) – original e cópia;
  • Requerimento de Seguro-Desemprego – original;
  • RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Três últimos contracheques;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Extrato saque do FGTS.

Para o serviço de emissão da carteira de Trabalho (CTPS):

Nos casos previstos em lei nos quais se exige a emissão de carteira de trabalho física, os documentos exigidos são:

  • Carteira de Identidade (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento ou casamento.

Demais casos, a Carteira de Trabalho é emitida de forma digital no aplicativo CTPS Digital, disponível para download nas lojas dos aplicativos Android e iOS.

sine belém

Como se cadastrar no Sine Belém do Pará

Para fazer o cadastro no SINE de Belém do Pará – Portal do Trabalhador, é necessário o comparecimento presencial na agência, com o agendamento do atendimento feito por email, conforme os dias e horários acima descritos.

Todos os serviços são prestados de forma gratuita, sem ônus algum para o trabalhador.

vagas urgente belem

Como achar vagas de emprego em Belém urgente?

As vagas de emprego disponibilizadas no Portal do Trabalhador de Belém do Pará são sempre para preenchimento imediato.

O trabalhador que tem urgência em se recolocar no mercado deve ficar atento aos canais de divulgação de oportunidades da região. Portais como o G1 da região do Pará têm por hábito acompanhar diariamente as vagas ofertadas nos canais oficiais do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém, e fazem ampla divulgação para ajudar a população a encontrar uma vaga de emprego.

Os telejornais transmitidos pela manhã, como o Bom Dia Pará, por exemplo, também divulgam diariamente e de forma atualizada as oportunidades de trabalho do Estado.

Além disso, recomendamos que o profissional que esteja à procura de trabalho, mantenha um perfil atualizado em redes sociais como o LinkedIn, que concentram em um mesmo local pessoas que estão buscando vagas de emprego e também empresas que estão sempre de olho no mercado para selecionar os melhores profissionais, que mais se adaptam ao perfil da vaga que oferecem.

Vagas de Emprego na Prefeitura Municipal de Belém do Pará

A Prefeitura Municipal de Belém do Pará também é importante no papel de absorver a força de trabalho local. Em seu site oficial, que você pode acessar pelo link aqui, existem inúmeros editais de contratação em aberto. São chamadas públicas para contratação de profissionais das áreas mais necessárias à administração municipal, como as áreas da saúde e da educação.

Atualmente, também existem vagas para estágio nos órgãos públicos, nas quais os candidatos devem se inscrever de acordo com as datas previstas e nos locais indicados.

Sites que oferecem empregos em Belém do Pará

A sua busca por uma vaga de emprego deve passar pelos principais sites que mais oferecem vagas em todo o país, e desta vez os que concentraram maior quantidade de oportunidades foram o Indeed e o Catho, com cerca de mil ofertas em cada.

Não fique de fora do mercado de trabalho em Belém e aproveite nossas informações para conseguir a sua vaga de emprego. Existem oportunidades no setor público e privado que aguardam a sua força de trabalho para que sejam ocupadas. Preencha os cadastros no Portal do Trabalhador e nos sites de emprego da região e se candidate agora mesmo!

 

Vinícius Cardozo

Deixe um comentário