Veja como Consultar seu Saldo da Transurc

Procurando saber o seu saldo Transurc? Essa associação atua na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, administrando a venda de passes de transporte público, das diferentes concessionárias disponíveis na cidade. Todos os dias, milhares de pessoas utilizam os serviços da empresa, por isso, é muito importante estar ligado nas novidades da empresa para não ficar para trás.

Atualmente, a empresa oferece diferentes benefícios para os usuários, que podem facilitar as suas vidas. Esse é o caso da compra online de passagens, por exemplo. O Bilhete Único é um modelo muito prático no dia a dia do cidadão, e por isso é tão importante conhecer todos os detalhes desse serviço.

Neste artigo, iremos tratar de todos esses assuntos da Transurc, ajudando você a facilitar a sua vida. Assim, você tira todas as suas dúvidas sem precisar sair de casa e perder tempo em filas. Veja aqui como fazer o cartão, como fazer a recarga online e muito mais.

transurc

O que é Transurc?

´R a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas, uma organização privada, que é responsável pela venda de passes no transporte público da cidade. É uma entidade que reúne cinco concessionárias que operam em Campinas, a VB Transportes e Turismo, a Itajaí Transportes Coletivos, a Onicamp Transporte Coletivo, a Expresso Campibus e a Coletivos Pádova.

O serviço da Transurc, então, consiste em operar o sistema de bilhetagem eletrônica, vendendo passes de ônibus e QR Codes, além de representar as associadas na Comissão de Julgamento de Infrações e Penalidades.

A empresa foi fundada em 25 de agosto de 1987, e desde então, vem realizando constantes investimentos em tecnologia, segurança e no atendimento ao público. Hoje, é referência nacional e internacional no sistema de bilhetagem.

A associação conta com cerca de 325 pontos de recarga para os cartões eletrônicos que oferece, que são o Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Escolar, Universitário, Bilhete 2 Viagens e QR Code.

Como fazer cartão?

O Bilhete Único começou a ser implantado em Campinas em 2006. Com ele, passou a ser possível realizar a integração temporal, utilizando-o por até três vezes no período de duas horas, todos os dias da semana, incluindo feriados. A primeira integração do Bilhete Único Gratuito e do Vale-Transporte é gratuita. Na segunda, o usuário paga 40 centavos. Para os beneficiários do Passe Escolar e Universitário, as integrações são gratuitas no período de duas horas.

O usuário também pode utilizar os ônibus do Sistema InterCamp, passando a escolher os seus itinerários livremente. Com o Bilhete Único, ele conta com muito mais economia. Com ele, também reduz o volume de dinheiro em circulação dentro dos ônibus, diminuindo o risco de assaltos. São sete modalidades de Bilhete Único, veja:

  • Comum – cartão vermelho;
  • Vale-Transporte – cartão verde;
  • Escolar – cartão azul;
  • Gratuito – cartão roxo;
  • Gratuito Idoso – cartão roxo;
  • Especial – cartão laranja;
  • Universitário – cartão cinza.

É importante lembrar que o Bilhete Único é pessoal e intransferível, ou seja, não pode ser utilizado por outras pessoas além do titular.

O primeiro cartão Transurc é gratuito, e não possui um valor mínimo de recarga. É necessário apenas que a primeira carga seja no valor de uma tarifa cheia.

Caso o cartão seja extraviado, roubado, perdido ou tenha sofrido algum dano que o impeça de funcionar, é preciso pagar a segunda via, no valor correspondente de 2 a 8 tarifas vigentes. Por isso é importante que o usuário tome cuidado para evitar danos ou perdas.]

Para fazer o cartão, é preciso ir até um dos postos de atendimento da Transurc. De acordo com o Decreto nº 15.278, publicado em 2005 pela Secretaria Municipal de Transportes (SETRANSP), a validade dos créditos adquiridos pelo usuário é de um ano depois da compra. Caso o usuário não utilize esse crédito no período de um ano, ele perderá a validade e será cancelado.

saldo transurc

Como consultar o saldo Transurc

Consultar o saldo Transurc é muito fácil, e pode ser feito de uma forma prática, sem precisar sair de casa. Os usuários do Bilhete Único podem utilizar o serviço disponibilizado pelo site e pelo aplicativo. O procedimento é bem simples, e muito rápido para ser concluído.

Para realizar a consulta, o usuário deve ter em mãos o número do seu cartão e a data do nascimento. Confira como consultar em cada uma das plataformas a seguir:

Saldo Transurc pelo site

O serviço de consulta de saldo pelo site permite que o usuário da Transurc consiga controlar melhor os seus gastos, e também o ajuda a evitar imprevistos. Você só precisa ter em mãos o número do seu cartão e a sua data de nascimento para consultar o saldo. Siga o passo a passo:

  • Primeiro passo: acesse o site da Transurc e procure pela opção “Consultar saldo”;
  • Segundo passo: então, insira o número do seu cartão e a data de nascimento;
  • Terceiro passo: em seguida, imagens e letras aparecerão no código de segurança;
  • Quarto passo: clique em “Pesquisar” para continuar;
  • Quinto passo: seu saldo disponível será mostrado, bem como as outras informações do bilhete.

Saldo pelo aplicativo

Através do app Transurc Smart, você pode realizar recargas, comprar QR codes e consultar o saldo do bilhete em poucos cliques. O app é gratuito, e está disponível para smartphones com sistema Android ou iOS. Veja como conseguir o seu saldo no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse a loja de aplicativos do seu celular, que pode ser a Google Play Store ou a App Store;
  • Segundo passo: digite as palavras “Transurc Smart” na caixa de busca;
  • Terceiro passo: instale o app no seu aparelho;
  • Quarto passo: abra o aplicativo e informe os dados de acesso solicitados, que são o número do seu cartão e a sua data de nascimento;
  • Quinto passo: para consultar o saldo disponível, clique na opção “Saldo” e pronto! Pelo app, também é possível recarregar o seu bilhete.

Fazer recarga online

Como vimos, o app está disponível para smartphones com sistema Android e iOS, e é através dele que é feita a recarga online. Comprar novas passagens por essa ferramenta só pode ser feito com cartão de crédito. Nos totens de autoatendimento, os usuários podem escolher entre as funções de débito ou de crédito na hora de pagar.

O valor adquirido normalmente é creditado de forma imediata. Mas a recomendação é que você faça a compra com pelo menos 30 minutos de antecedência do uso.

aplicativo transurc

Como funciona o Aplicativo

Os usuários da Transurc contam com a facilidade do aplicativo, que traz mais praticidade na hora de acessar os serviços da associação. Com ele, é possível consultar o saldo ou o número do cartão, solicitar o cancelamento do Bilhete Único, consultar o andamento das solicitações dos cartões escolar ou universitário e ainda fazer o cadastro do cartão do idoso.

Para utilizar o app é só baixar “Transurc Serviços”. Com ele, ainda é possível saber os pontos mais próximos para realizar a recarga, além de fazer o apontamento para o Transurc Smart, na compra de QR Code ou créditos para o Bilhete Único e também para o Cittamobi, que indica os horários dos ônibus em tempo real. O Transurc Serviços está disponível nas plataformas Android ou iOS.

Telefone

Para falar com a empresa, você pode ligar para o Disque Transurc, disponível no telefone 0800 014 0204.

Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário