Aprenda a consultar seu INSS pelo CPF nesse artigo!

O INSS é o Instituto Nacional do Seguro Social é responsabilidade do Governo brasileiro, vinculado ao Ministério da Economia. Ele recebe contribuições para manter o Regime Geral da Previdência Social, que é encarregada de pagar as aposentadorias, o salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e outros benefícios para quem tem direito perante o previsto pela lei.

Ele trabalha junto com a Dataprev, uma empresa de tecnologia que processa todos os dados da Previdência. Além do regime geral previsto pelo instituto, estados e municípios podem instituir os seus regimes próprios, financiado por suas contribuições específicas.

A Previdência Social garante ao cidadão vários direitos. Eles são: aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e invalidez, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade, salário família, reabilitação profissional, 13º salário e muito mais.

O Instituto Nacional de Seguro Social foi criado em 27 de junho de 1990, durante a gestão do presidente Fernando Collor de Melo. Foi por meio do Decreto nº 99.3350 que passou a atuar, a partir da fusão do IAPAS (Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social) com o INPS (Instituto Nacional de Previdência Social. A autarquia era vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência social, hoje Ministério da Previdência Social.

Atualmente, ele opera os direitos do Regime Geral da Previdência Social. Ele tem caráter contribuitivo e filiação obrigatória, onde trabalhadores e empresas contribuem. É uma organização pública, que presta serviços previdenciários para a sociedade brasileira. Por isso, vem buscando melhorias, que se adaptem à condição atual da população. Ele deve atendentes aos anseios dos trabalhadores atuais, pensando sempre no futuro da população e em como garantir esse direito a todos.

Saiba mais sobre o INSS

Em resumo, a Previdência é um seguro, que o cidadão tem direito em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte ou velhice. Hoje, com as mudanças no processo da aposentadoria, muitos estão fazendo o saque do Instituto Nacional de Seguro Social. Para saber mais, é preciso entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.

Nos casos de solicitação de aposentadoria ou outros auxílios, muitos não sabem que é possível realizar o agendamento pela internet. As pessoas ainda têm muitas dúvidas relacionadas à situação de análise, conclusão e deferimento do processo. Por isso, este artigo procura solucionar algumas dessas questões por meio da informação.

Aqui, você vai ver como consultar o INSS pelo CPF, o que quer dizer benefício em análise, o que significa situação cumprida, como efetuar um agendamento, o que significa um benefício concluído e o que é o acórdão em um processo contra o INSS.

inss consulta

Como consultar o INSS pelo CPF?

Precisa consultar o seu INSS ? São três formas diferentes para realizar essa consulta. Esse processo é bem fácil, e você não precisa sair de casa para isso. Veja quais são as formas disponíveis:

  • Pelo número do PIS: para muitos trabalhadores, o número do INSS é igual ao número do PIS/PASEP. Então, é só consultar esse dado na sua carteira de trabalho;
  • Pelo número do CPF: caso você não lembre o número do INSS ou do PIS, consulte utilizando o seu CPF no site do “Meu INSS”. Clique em “Fazer login”, clique em “Cadastre-se”, informo seu CPF e outros dados solicitados e pronto!
  • Pelo telefone: se desejar, também é possível entrar em contato com a Previdência Social pelo número 135. Você será redirecionado pelo atendimento eletrônico primeiramente, depois por um atendente que informará o número do seu INSS.

O que quer dizer benefício em análise?

Uma solicitação do benefício do Instituto Nacional de Seguro Social tem várias etapas. Cada uma delas tem um status, que você pode acompanhar no portal do “Meu INSS”.

Quando o benefício está em análise, significa que o processo ainda está acontecendo. Na hora que o status passar a ser “concluído”, você deve aguardar o resultado, para saber se o benefício foi negado ou deferido. Caso o pedido do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) seja concedido, a carta apontará quando o pagamento estará disponível para saque.

O que significa situação cumprida no INSS?

Quando a situação é cumprida, no caso do Instituto Nacional de Seguro Social, isso significa que um oficial da justiça cumpriu uma determinação judicial na sua íntegra.

Como vimos, uma solicitação de benefício no Instituto Nacional de Seguro Social passa por algumas etapas, e você pode acompanhá-las para saber a que par anda. Fique atento, pois você poderá ser chamado para realizar o saque ou ter a solicitação negada, precisando voltar à Previdência Social para saber mais.

efetuar agendamento inss

Como efetuar um agendamento?

Para agendar, siga o passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site do INSS e, no canto esquerdo, procure pelo menu de serviços. Lá, escolha a opção de agendamento para ser redirecionado;
  • Segundo passo: então, preencha os campos solicitados com os seus dados pessoais. Revise, pois eles devem estar corretos para prosseguir. Depois, clique em “Continuar sem login”;
  • Terceiro passo: na próxima página estarão os seus requerimentos. Essa página pode demorar um pouco para carregar. Na tela, aparecerão todos os agendamentos e pedidos feitos no INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Caso você não tenha feito nenhum, nada aparecerá. Para agendar um novo pedido, clique no ícone “Novo requerimento”, que está no canto inferior direito;
  • Quarto passo: várias opções de atendimento aparecerão na página a seguir. Clique na opção de seu interesse. Então, aparecerão os documentos e requisitos para que você seja atendido.
  • Quinto passo: confira os seus dados de contato e preencha os campos solicitados. clique em “Avançar”;
  • Sexto passo: agora, escolha a agência da Previdência Social mais próxima de você para prosseguir com a solicitação. No site, é possível buscar a agência utilizando o CEP, o município ou a sua localização.

O que significa benefício concluído?

Quando um processo de análise é concluído, isso significa que ele foi encerrado, e pode tomar a ter status de negado ou deferido. Caso o benefício tenha sido concedido, você receberá uma carta de confirmação, que informa quando o pagamento estará disponível para realizar o saque.

No caso dos pedidos que foram negados, você ainda pode entrar em contato para revê-los. O status marcado como “Exigência” mostra que é necessário entrar em contato com o INSS  (Instituto Nacional de Seguro Social), pois estão no aguardo de mais informações. Normalmente, ele ocorre quando faltam documentos para dar seguimento ao processo.

processo inss

O que significa acórdão em um processo contra o INSS?

Um acórdão é uma decisão de um tribunal. No caso do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), ele representa a conclusão que chegou o órgão, de acordo com a apresentação e análise dos dados.

Quando uma pessoa pode solicitar o benefício do INSS?

Um trabalhador pode solicitar o benefício quando não puder mais realizar a sua atividade laboral, seja em caso de doença, invalidez, idade avançada, maternidade, reclusão, morte ou desemprego involuntário.

Quem tem direito ao Instituto Nacional de Seguro Social são os trabalhadores com carteira assinada e outros casos, como os empregados domésticos, trabalhadores avulsos, contribuintes individuais e trabalhadores rurais, contanto que tenha contribuído com uma porcentagem de seus salário por um tempo determinado. Para se filiar no INSS  (Instituto Nacional de Seguro Social), necessário ter no mínimo 16 anos.

SAIBA TUDO SOBRE MEU INSS

Meu INSS é uma ferramenta criada para dar maior facilidade à vida do cidadão. Pode ser acessada pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular.

Há algum tempo o INSS desenvolveu um aplicativo para auxiliar a obtenção de informações por parte dos contribuintes e beneficiários.

É a Agência da Previdência Social na palma da sua mão!

Com a atual situação pandêmica do país e a necessidade de meios virtuais eficazes para dar assistência à população, foi desenvolvida novas funcionalidades ao Meu INSS Gov BR.

A ideia central deste recurso é prestar informações sem a necessidade do usuário sair de casa.

O app está disponível para Android e iPhone (iOS), e também no website.

Neste texto, você vai encontrar todas as funcionalidades do app Meu INSS e como instalá-lo.

Para utilizar esses serviços é necessário se cadastrar e obter senha, no próprio site ou aplicativo.

 

 

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *