Aprenda tudo sobre SCORE e descubra como consultar!

Você conhece o score? Essa pontuação é muito importante, e está presente no nosso dia a dia como consumidores. Seja na hora de pagar o seu aluguel, a prestação do carro ou até a parcela do cartão de crédito. Se você é um bom pagador, costuma pagar as contas em dia e não fica com o nome no vermelho, provavelmente possui um saldo do score positivo.

Mas para que isso serve? O score é muito utilizado pelas empresas para saber se podem ou não fazer negócio com você. Por isso, na hora de solicitar crédito ou financiamento, esse número é analisado antes de ser aprovado.

o que é score

O que é Score?

“Score” é uma palavra em inglês que, na tradução literal, significa “pontuação”. Quando falamos em score de crédito, estamos falando sobre a pontuação de cada consumidor, para que ela possa conseguir crédito na praça. Isso pode acontecer em empréstimos, financiamentos e carnê. Resumindo, ele auxilia os consumidores e as empresas a realizarem negócios de crédito com mais segurança, menor custo e mais agilidade.

Para chegar ao número do seu score, é preciso um cálculo que leva em consideração vários fatores, como o histórico de pagamentos, seja das contas do dia a dia até os financiamentos mais longos. A partir dessas informações, os credores podem avaliar se, dentro de suas políticas de crédito, o consumidor poderá receber prazos e taxas adequados ao seu perfil. É importante lembrar que não há regra quando falamos em políticas de crédito, visto que cada empresa estabelece a sua.

Sem o score, usando apenas as informações de dívidas em atraso, todo o processo de concessão se torna menos preciso e seguro. Por isso a grande necessidade dessa ferramenta.

qual score é bom

Qual o score bom?

Como vimos, o score de crédito é o resultado dos hábitos de pagamento e do relacionamento do cidadão com o mercado de crédito. Essa pontuação está disponível para a consulta online, por isso você pode fazer direto da sua casa. Hoje, é possível que o próprio consumidor veja qual é a sua pontuação.

Com essa informação, você consegue até ter um maior controle da sua vida financeira. Já faz um tempo que todos os brasileiros podem consultar o seu score de forma gratuita. A pontuação é o resultado do relacionamento do consumidor com o mercado, com uma tabela que vai de 0 a 1000 pontos. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de vários fatores, como:

  • Pagamento de contas em dia;
  • Histórico de dívidas negativadas;
  • Relacionamento financeiro com empresas;
  • Dados cadastrais atualizados.

O peso de cada uma dessas informações é definido de acordo com um estudo, que leva em conta o comportamento histórico de grupos de indivíduos que não são identificados. Esses grupos são de pessoas que dividem as mesmas características financeiras. Assim, de forma estatística, é possível comprar os resultados que foram obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo, com o cálculo do score. Lembrando que a pontuação pode ir de zero a mil pontos, e o score bom ou ruim é:

  • Score de até 300 pontos, há um risco muito alto de inadimplência;
  • Score entre 300 e 700 pontos, o risco é médio;
  • Score bom, normalmente, são os consumidores que possuem acima de 700 pontos.

CONSULTA score

Como consulta meu score?

A consulta é feita online e de forma gratuita. Ou seja, qualquer pessoa pode saber o seu próprio score. Para isso, você só precisa acessar um dos bureaus de crédito disponíveis online, preencher um cadastro com seu CPF e outras informações pessoais.

Siga o passo a passo que esses portais indicam, e você conseguirá acessar o sua pontuação tranquilamente.

Como aumentar score?

Quer conhecer as melhores dicas para aumentar o seu score? Veja no vídeo abaixo e descubra!

Qual o score ideal para um financiamento?

Sabemos que uma parte muito importante do processo de financiamento envolve a consulta e avaliação do score de crédito do consumidor. Por isso, ter um bom score se torna fundamental para conseguir um bom financiamento.

É o score de crédito que calcula, de forma estatística, qual é a probabilidade de inadimplência do consumidor que solicita o financiamento. Ele funciona como uma espécie de raio X da vida financeira dele, deixando que os bancos e instituições financeiras avaliem os riscos que aquela operação terá.

Essa pontuação é elaborada por duas empresas. Cada uma delas possui um banco de dados próprio, que reúne várias informações em uma algoritmo, que no final irá calcular a nota de cada consumidor.

Como vimos, são muitas informações que são levadas em conta na hora de calcular qual o score de crédito de cada consumidor. No geral, elas são divididas em 3 grandes grupos:

  • Registros públicos, que são informações de ordem públicas. Nessa categoria, se encaixam as pesquisas relacionadas ao mercado de trabalho, índice de inadimplência por região, média de renda e de consumo, etc;
  • Informações do consumidor, que são os dados fornecidos por ele próprio na hora em que solicita o crédito. Nessa categoria, se encaixam o RG, CPF, renda mensal, endereço, escolaridade, profissão, etc;
  • Histórico de crédito, que são os dados que comprovam o comportamento de crédito do usuário. Nessa categoria, se encaixam o limite de crédito, a assiduidade do pagamento, os títulos protestados, as ações judiciais, os credores, etc.

Juntando todas essas informações, o score de crédito é calculado para passar uma avaliação confiável sobre a possibilidade de inadimplência de cada consumidor se encontra. É claro que isso não quer dizer que ele será inadimplente, mas ajuda as empresas a terem uma base dos riscos de liberar um financiamento para ele.

Se você quer consultar o seu próprio score de crédito antes de solicitar um financiamento, só precisa acessar o site de um dos bureaus, se cadastrar e fornecer seu CPF e alguns dados pessoais. Depois disso, selecione a opção de consulta e confira a nota e as explicações obtidas.

Como essa pontuação de crédito é usado como base para aprovar ou não um financiamento de automóvel, independentemente de ser novo ou usado, muita gente acredita que exista uma nota mínima aceitável para que esse crédito seja aprovado. No entanto, isso não é necessariamente uma regra.

Não existe um score mínimo para que a aprovação do financiamento ocorra. Normalmente, a avaliação desse processo envolve vários outros elementos, como a política de oferta de créditos da empresa, o cenário econômico atual, os acordos facilitadores entre empresas e muito mais. Existem mais coisas além da pontuação que responderão se um financiamento pode ou não se aprovado.

No entanto, alguns parâmetros básicos são utilizados como orientação, para que as empresas possam fazer a negociação do financiamento tranquilamente. Um bom ponto de partida para a aprovação do financiamento é a base dos 700 pontos para um financiamento completo. Caso o cliente ofereça uma entrada, a nota pode ser menor.

Se o consumidor que está interessado em financiar um carro possui uma porcentagem do valor para dar entrada, ele pode conseguir um financiamento de carro por um score menor  do que 700 pontos.

De forma geral, na maioria das vezes, os bancos solicitam uma entrada de 20% do valor do financiamento, que acaba permitindo que a pontuação do consumidor seja um pouco menor. Caso a sua pontuação não seja tão positiva assim, ele pode adotar algumas práticas para aumentá-lo e tentar novamente dentro de alguns meses.



Atualizo
Siga-nos

Deixe um comentário