Atualize o Boleto do Banrisul em Minutos!

Banrisul é o Banco do Estado do Rio Grande do Sul. É uma instituição de capital aberto, que acaba atuando em múltiplas categorias, nas carteiras comercial, de crédito, financiamentos, investimentos, crédito imobiliário, desenvolvimento e arrendamento mercantil.

Fundado em 1928, tem como perfil de cliente as pessoas físicas e micro, pequenas, médias e grandes empresas. Atualmente, o Banco conta com mais de 10 mil colaboradores. Se você é morador do estado do Rio Grande do Sul, certamente já precisou realizar alguma transação bancária relacionada a esse banco, ou até tem uma conta.

Neste artigo, tentaremos resolver alguns problemas e questões comuns de pagamentos e boletos dessa instituição.

atualizar boleto banrisul

Como atualizar boleto do Banrisul?

Se você é correntista do banco e deseja atualizar um boleto que já passou da data de vencimento, é possível fazer isso de forma fácil e rápida. Com a correria do dia a dia, é comum nos esquecermos de pagar uma das diversas contas que temos. Por isso, ao atualizar boletos, você soma os valores de juros e multas ao valor final e consegue pagá-lo em qualquer banco ou lotérica. Veja como atualizar boleto do Banrisul no passo a passo a seguir:

  • Primeiro passo: acesse o site do Banrisul;
  • Segundo passo: no menu direito, procure a opção “Listagem de A a Z”, que mostrará tudo o que é possível fazer diretamente pelo site do banco;
  • Terceiro passo: na lista, encontre a opção “Emissão de 2ª via de Título” e clique;
  • Quarto passo: uma nova janela pop-up será aberta. Então, preencha os dados nos campos solicitados com o Código do Beneficiário e o Nosso Número. É importante lembrar que, no Banrisul, não é possível atualizar boleto com a linha digitável;
  • Quinto passo: depois de preencher, confira se os dados estão corretos e clique em “Consultar”. Seu boleto atualizado aparecerá na tela com o novo valor e nova data de pagamento;
  • Sexto passo: agora é só imprimir o boleto e pagar no banco ou na lotérica ou copiar os números do código de barras para realizar o pagamento no internet banking.

Lembre-se que todas as informações necessárias para atualizar o seu boleto estão no  próprio boleto em atraso. Caso não as encontre, entre em contato com o banco pelo número 0800 646 1515 e solicite os dados necessários.

Uma dica importante é procurar atualizar o boleto no dia em que for realizar o pagamento, já que as multas e juros são atualizadas diariamente e podem mudar conforme o passar dos dias.

banrisul boleto

Como solicitar boleto do Banco?

Tem uma empresa e deseja emitir um boleto pelo Banrisul? A cobrança de títulos oferecida pelo banco para a sua empresa é um serviço contratado, que precisa do auxílio do programa Cobrança Eletrônica e permite ao prestador que inclua títulos no nome do cliente para pagamento.

Utilizando essa plataforma, veja no passo a passo a seguir como solicitar um boleto do Banrisul:

  1. Para incluir título, clique em “Arquivo” e vá até “Títulos”. Uma nova janela será aberta, então clique na parte vazia com o botão direito do mouse e selecione a opção “Incluir”. Na janela “Modalidade de Cobrança”, escolha entre “Cobrança” ou “Desconto”. Na janela “Impressão Bloqueto”, escolha entre “Banco” ou “Beneficiário”. Na janela “Nosso Número”, escolha entre “Gerado automaticamente” ou “Informado pelo beneficiário”. Quando a opção “Informado pelo beneficiário” for escolhida, o sistema pede pela digitação de 8 dígitos e calcula os dois últimos automaticamente;
  2. Na opção “Beneficiário”, aparecerá a lista completa de códigos de beneficiários previamente cadastrados. Agora, é só escolher entre franquia ou sem franquia. Na primeira, o banco envia o título pelos Correios. Sem franquia, essa ferramenta não é utilizada, tornando-se responsabilidade da agência do cliente;
  3. Em “Carteira”, escolha o tipo de cobrança que será enviada, se será uma cobrança simples ou desconto eletrônico. Em “Documento”, escolha entre duplicata mercantil, duplicata de serviços, letra de câmbio, nota promissória ou título de terceiros;
  4. Então, escolha se o título será único ou parcelado, e já defina a quantidade de parcelas. O programa calculará as datas de vencimento, que serão no mesmo dia em todos os meses;
  5. Depois, preencha o campo “Seu Número”, essencial para identificar o título e o restante dos dados identificadores da sua empresa, além dos dados do pagador (CPF ou CNPJ, nome, endereço, CEP, UF e cidade);
  6. Escolha duas entre as três instituições de pagamento, “Abatimento”, “Descontos” ou “Juros”. Escolha duas entre as três instruções gerais, “Multa”, “Baixa” ou “Protesto”;
  7. Se desejar incluir alguma mensagem, escolha o local. Frente Bloqueto será acima do recibo do pagador, Verso Bloqueto será atrás do recibo pagador e Mensagem Bloqueto será dentro do campo de informações de responsabilidade do beneficiário;
  8. Agora é só enviar para impressão. O programa automaticamente enviará a impressão para a impressora padrão do Windows. Por isso, lembre-se de conferir essa informação antes de abrir o aplicativo.

Se você deseja gerar uma remessa de boletos, o processo é parecido, mas não é o mesmo. Veja como no passo a passo a seguir:

  1. Envie um arquivo para o Banrisul com todos os dados necessários para gerar uma remessa;
  2. Digite os bloquetos e clique em “Ferramentas”, procurando pela opção “Geração arquivo remessa”. Então, selecione os títulos e clique em “Gerar remessa”.

Como pagar boleto do Banrisul em outro estado?

Mesmo que você esteja em outro estado que não seja o Rio Grande do Sul, não é difícil pagar os seus boletos do Banrisul. Pague em qualquer instituição bancária, seja nos caixas, caixas eletrônicos ou internet banking ou em qualquer casa lotérica.

Solicitar Boleto de Quitação

Para solicitar o seu boleto de quitação de empréstimo ou dívida com o Banrisul, compareça à agência mais próxima de você para conversar com um atendente sobre a situação. Caso prefira, entre em contato com o serviço de atendimento ao cliente, pelo número 0800 646 1515.

banrisul 2 via boleto

Atendimento

O banco está disponível para contato em diversas linhas de telefone e atendimento online ou presencial. Caso tenha alguma dúvida, reclamação ou sugestão, as centrais estão abertas para recebê-las, com atendentes especializados em cada área. Veja quais são eles:

  • Banrifone: canal para consultas, transações bancárias e informações. O atendimento é feito 24 horas, com comodidade, segurança e rapidez. Cada região do estado tem uma linha diferente. Para Porto Alegre e região, ligue 51 3210 0122. Para a região de Caxias do Sul, ligue 54 3223 3611. Para a região de Passo Fundo, a linha é 54 3312 2100. Na região de Pelotas, o número é 53 3223 3322. Em Santa Cruz do Sul e arredores, ligue para 51 3715 1122. Na região de Santa Maria, o número disponível é 55 3222 8144. Já para Santo Ângelo, ligue 55 3312 5450. Fora do estado, o número é 0800 541 8855;
  • SAC Banrisul: canal de atendimento com informações sobre os produtos e serviços do banco, além do bloqueio e cancelamentos, reclamações, sugestões e elogios. O SAC está disponível 24 horas pelo número 0800 646 1515. Para a linha de deficientes auditivos ou de fala, disque 0800 648 1907;
  • A Ouvidoria atende aos clientes que não estão satisfeitos com os outros canais de atendimento. Por meio dela, é feita a comunicação e mediação entre banco e clientes, propondo medidas corretivas para os produtos e serviços. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h no número 0800 644 2200. A linha para deficientes auditivos ou de fala é 51 3215 1068.

App Banrisul, como Ativar.

No primeiro acesso, o cliente deverá baixar o aplicativo, acessar a opção Afinidade e solicitar um cartão virtual. Após a solicitação, poderá ativá-lo pelo Home Banking ou em caixa eletrônico Banrisul. Para ativação pelo Home Banking, deverá acessar o menu Cartão > Cartão Virtual > Ativar. Nos caixas eletrônicos, a ativação está disponível pelo menu Serviços > Senhas > Cartão Virtual.

Caso o cliente não tenha como realizar a ativação do cartão virtual Financeiro no momento e já queira acessar o Afinidade para visualizar as informações da sua conta, poderá solicitar um cartão virtual de Consultas. Para utilizar o cartão virtual de Consultas, será solicitada a senha de seis dígitos. A qualquer momento o cartão virtual de Consultas poderá ser transformado em um cartão virtual Financeiro, seguindo as orientações do parágrafo anterior. Após a ativação, estarão liberadas as movimentações financeiras pelo aplicativo.

Clientes Afinidade que já tenha solicitado um Cartão Virtual para acessar o Minha Conta não precisa solicitar outro cartão. No momento que acessarem o Afinidade, os cartões virtuais ativos aparecerão para o cliente.

Vinicius Cardozo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *